Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180 |
Resumo: | O artigo parte da definição do conceito de valorização docente articulada à qualidade de ensino e à qualidade de vida dos professores. Dedica-se a problematizar, especificamente, a segunda dimensão, tomando a carreira a partir da percepção dos professores acerca da valorização profissional e da qualidade de vida em duas redes municipais de ensino do Estado do Paraná: Piraquara e São José dos Pinhais (PR). Trata-se de estudo de dois casos em municípios com diferentes contextos econômicos, um com maior aporte de recursos para educação e outro com menor. O estudo compõe-se de análise documental dos Planos de Carreira e Remuneração e de um survey a respeito da percepção dos professores acerca das condições de sua carreira e qualidade de vida. Destaca-se que o survey contou com uma amostra estatisticamente significativa de professores em cada rede municipal. Entre as conclusões, confirma-se que a percepção acerca da valorização docente está relacionada a avanços remuneratórios, valorização das titulações, significativo vencimento inicial e condições de trabalho, dando destaque ao número de alunos atendidos. Como elemento novo, evidencia-se a necessidade de a política de valorização sustentar-se em clareza, objetividade e agilidade dos procedimentos de carreira como condições de segurança e previsibilidade para a construção da percepção de condições de qualidade de vida. |
id |
USP-11_5b1a939141b17aa48b3d952c556592d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/187180 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básicaTeachers and quality of life: reflections on the valuation of teaching in elementary educationPolíticas educacionaisValorização docenteCarreira e Qualidade de vida dos professoresEducation PoliciesTeaching ValuationCareer and teahers’ quality of lifeO artigo parte da definição do conceito de valorização docente articulada à qualidade de ensino e à qualidade de vida dos professores. Dedica-se a problematizar, especificamente, a segunda dimensão, tomando a carreira a partir da percepção dos professores acerca da valorização profissional e da qualidade de vida em duas redes municipais de ensino do Estado do Paraná: Piraquara e São José dos Pinhais (PR). Trata-se de estudo de dois casos em municípios com diferentes contextos econômicos, um com maior aporte de recursos para educação e outro com menor. O estudo compõe-se de análise documental dos Planos de Carreira e Remuneração e de um survey a respeito da percepção dos professores acerca das condições de sua carreira e qualidade de vida. Destaca-se que o survey contou com uma amostra estatisticamente significativa de professores em cada rede municipal. Entre as conclusões, confirma-se que a percepção acerca da valorização docente está relacionada a avanços remuneratórios, valorização das titulações, significativo vencimento inicial e condições de trabalho, dando destaque ao número de alunos atendidos. Como elemento novo, evidencia-se a necessidade de a política de valorização sustentar-se em clareza, objetividade e agilidade dos procedimentos de carreira como condições de segurança e previsibilidade para a construção da percepção de condições de qualidade de vida.The article starts from the definition of the concept of teacher valuation articulated with the quality of teaching and teachers’ quality of life. It problematizes, specifically, the second dimension, analyzing the career from the perspective of teachers’ perception of professional valuation and quality of life in two municipal education systems in the state of Paraná (Brazil): Piraquara and São José dos Pinhais. It is a double case study of two cities with different economic contexts, one with greater resources for education and the other with less. The study consists of a documental analysis of the Planos de Carreira e Remuneração [Career and Remuneration Plans] and a survey on teachers’ perception of the conditions of their career and quality of life. It is noteworthy that the survey had a statistically meaningful sample of teachers from each municipal school system. Among the conclusions, it was confirmed that the perception concerning the valuation of teachers is related to remuneration increase, valuation of qualifications, significant starting salary and work conditions, highlighting the number of students assisted. A new element observed is the need of a valuation policy that has clear objective and agile career procedures as conditions for safety and predictability for building a perception of quality of life conditions.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2020-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionimage/jpegtext/xmlapplication/pdfimage/jpegapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18718010.1590/S1678-4634202046219060Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-23Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-23Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-231678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172973https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172972https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172970https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172974https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172971Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGrochoska, Marcia Andreia Gouveia, Andréa Barbosa 2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/187180Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica Teachers and quality of life: reflections on the valuation of teaching in elementary education |
title |
Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica |
spellingShingle |
Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica Grochoska, Marcia Andreia Políticas educacionais Valorização docente Carreira e Qualidade de vida dos professores Education Policies Teaching Valuation Career and teahers’ quality of life |
title_short |
Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica |
title_full |
Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica |
title_fullStr |
Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica |
title_full_unstemmed |
Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica |
title_sort |
Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica |
author |
Grochoska, Marcia Andreia |
author_facet |
Grochoska, Marcia Andreia Gouveia, Andréa Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Gouveia, Andréa Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grochoska, Marcia Andreia Gouveia, Andréa Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais Valorização docente Carreira e Qualidade de vida dos professores Education Policies Teaching Valuation Career and teahers’ quality of life |
topic |
Políticas educacionais Valorização docente Carreira e Qualidade de vida dos professores Education Policies Teaching Valuation Career and teahers’ quality of life |
description |
O artigo parte da definição do conceito de valorização docente articulada à qualidade de ensino e à qualidade de vida dos professores. Dedica-se a problematizar, especificamente, a segunda dimensão, tomando a carreira a partir da percepção dos professores acerca da valorização profissional e da qualidade de vida em duas redes municipais de ensino do Estado do Paraná: Piraquara e São José dos Pinhais (PR). Trata-se de estudo de dois casos em municípios com diferentes contextos econômicos, um com maior aporte de recursos para educação e outro com menor. O estudo compõe-se de análise documental dos Planos de Carreira e Remuneração e de um survey a respeito da percepção dos professores acerca das condições de sua carreira e qualidade de vida. Destaca-se que o survey contou com uma amostra estatisticamente significativa de professores em cada rede municipal. Entre as conclusões, confirma-se que a percepção acerca da valorização docente está relacionada a avanços remuneratórios, valorização das titulações, significativo vencimento inicial e condições de trabalho, dando destaque ao número de alunos atendidos. Como elemento novo, evidencia-se a necessidade de a política de valorização sustentar-se em clareza, objetividade e agilidade dos procedimentos de carreira como condições de segurança e previsibilidade para a construção da percepção de condições de qualidade de vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180 10.1590/S1678-4634202046219060 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202046219060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172973 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172972 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172970 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172974 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/jpeg text/xml application/pdf image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-23 Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-23 Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-23 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713814309896192 |