Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grochoska, Marcia Andreia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gouveia, Andréa Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180
Resumo: O artigo parte da definição do conceito de valorização docente articulada à qualidade de ensino e à qualidade de vida dos professores. Dedica-se a problematizar, especificamente, a segunda dimensão, tomando a carreira a partir da percepção dos professores acerca da valorização profissional e da qualidade de vida em duas redes municipais de ensino do Estado do Paraná: Piraquara e São José dos Pinhais (PR). Trata-se de estudo de dois casos em municípios com diferentes contextos econômicos, um com maior aporte de recursos para educação e outro com menor. O estudo compõe-se de análise documental dos Planos de Carreira e Remuneração e de um survey a respeito da percepção dos professores acerca das condições de sua carreira e qualidade de vida. Destaca-se que o survey contou com uma amostra estatisticamente significativa de professores em cada rede municipal. Entre as conclusões, confirma-se que a percepção acerca da valorização docente está relacionada a avanços remuneratórios, valorização das titulações, significativo vencimento inicial e condições de trabalho, dando destaque ao número de alunos atendidos. Como elemento novo, evidencia-se a necessidade de a política de valorização sustentar-se em clareza, objetividade e agilidade dos procedimentos de carreira como condições de segurança e previsibilidade para a construção da percepção de condições de qualidade de vida.
id USP-11_5b1a939141b17aa48b3d952c556592d3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/187180
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básicaTeachers and quality of life: reflections on the valuation of teaching in elementary educationPolíticas educacionaisValorização docenteCarreira e Qualidade de vida dos professoresEducation PoliciesTeaching ValuationCareer and teahers’ quality of lifeO artigo parte da definição do conceito de valorização docente articulada à qualidade de ensino e à qualidade de vida dos professores. Dedica-se a problematizar, especificamente, a segunda dimensão, tomando a carreira a partir da percepção dos professores acerca da valorização profissional e da qualidade de vida em duas redes municipais de ensino do Estado do Paraná: Piraquara e São José dos Pinhais (PR). Trata-se de estudo de dois casos em municípios com diferentes contextos econômicos, um com maior aporte de recursos para educação e outro com menor. O estudo compõe-se de análise documental dos Planos de Carreira e Remuneração e de um survey a respeito da percepção dos professores acerca das condições de sua carreira e qualidade de vida. Destaca-se que o survey contou com uma amostra estatisticamente significativa de professores em cada rede municipal. Entre as conclusões, confirma-se que a percepção acerca da valorização docente está relacionada a avanços remuneratórios, valorização das titulações, significativo vencimento inicial e condições de trabalho, dando destaque ao número de alunos atendidos. Como elemento novo, evidencia-se a necessidade de a política de valorização sustentar-se em clareza, objetividade e agilidade dos procedimentos de carreira como condições de segurança e previsibilidade para a construção da percepção de condições de qualidade de vida.The article starts from the definition of the concept of teacher valuation articulated with the quality of teaching and teachers’ quality of life. It problematizes, specifically, the second dimension, analyzing the career from the perspective of teachers’ perception of professional valuation and quality of life in two municipal education systems in the state of Paraná (Brazil): Piraquara and São José dos Pinhais. It is a double case study of two cities with different economic contexts, one with greater resources for education and the other with less. The study consists of a documental analysis of the Planos de Carreira e Remuneração [Career and Remuneration Plans] and a survey on teachers’ perception of the conditions of their career and quality of life. It is noteworthy that the survey had a statistically meaningful sample of teachers from each municipal school system. Among the conclusions, it was confirmed that the perception concerning the valuation of teachers is related to remuneration increase, valuation of qualifications, significant starting salary and work conditions, highlighting the number of students assisted. A new element observed is the need of a valuation policy that has clear objective and agile career procedures as conditions for safety and predictability for building a perception of quality of life conditions.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2020-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionimage/jpegtext/xmlapplication/pdfimage/jpegapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18718010.1590/S1678-4634202046219060Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-23Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-23Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-231678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172973https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172972https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172970https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172974https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172971Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGrochoska, Marcia Andreia Gouveia, Andréa Barbosa 2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/187180Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica
Teachers and quality of life: reflections on the valuation of teaching in elementary education
title Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica
spellingShingle Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica
Grochoska, Marcia Andreia
Políticas educacionais
Valorização docente
Carreira e Qualidade de vida dos professores
Education Policies
Teaching Valuation
Career and teahers’ quality of life
title_short Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica
title_full Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica
title_fullStr Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica
title_full_unstemmed Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica
title_sort Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica
author Grochoska, Marcia Andreia
author_facet Grochoska, Marcia Andreia
Gouveia, Andréa Barbosa
author_role author
author2 Gouveia, Andréa Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grochoska, Marcia Andreia
Gouveia, Andréa Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais
Valorização docente
Carreira e Qualidade de vida dos professores
Education Policies
Teaching Valuation
Career and teahers’ quality of life
topic Políticas educacionais
Valorização docente
Carreira e Qualidade de vida dos professores
Education Policies
Teaching Valuation
Career and teahers’ quality of life
description O artigo parte da definição do conceito de valorização docente articulada à qualidade de ensino e à qualidade de vida dos professores. Dedica-se a problematizar, especificamente, a segunda dimensão, tomando a carreira a partir da percepção dos professores acerca da valorização profissional e da qualidade de vida em duas redes municipais de ensino do Estado do Paraná: Piraquara e São José dos Pinhais (PR). Trata-se de estudo de dois casos em municípios com diferentes contextos econômicos, um com maior aporte de recursos para educação e outro com menor. O estudo compõe-se de análise documental dos Planos de Carreira e Remuneração e de um survey a respeito da percepção dos professores acerca das condições de sua carreira e qualidade de vida. Destaca-se que o survey contou com uma amostra estatisticamente significativa de professores em cada rede municipal. Entre as conclusões, confirma-se que a percepção acerca da valorização docente está relacionada a avanços remuneratórios, valorização das titulações, significativo vencimento inicial e condições de trabalho, dando destaque ao número de alunos atendidos. Como elemento novo, evidencia-se a necessidade de a política de valorização sustentar-se em clareza, objetividade e agilidade dos procedimentos de carreira como condições de segurança e previsibilidade para a construção da percepção de condições de qualidade de vida.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180
10.1590/S1678-4634202046219060
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202046219060
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172973
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172972
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172970
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172974
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187180/172971
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
text/xml
application/pdf
image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-23
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-23
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-23
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713814309896192