Early childhood education in São Paulo state:conditions of care and profile of children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Fabiana Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Domingues, Juliana dos Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/128199
Resumo: O objetivo do texto é traçar um perfil da educação infantil no estado de São Paulo. Aborda o atendimento educacional de crianças de zero a três anos e quatro e cinco anos, por meio de uma pesquisa de natureza descritiva e explicativa sobre cobertura em educação infantil e o perfil socioeconômico das crianças de zero a três anos que frequentam e que não frequentam instituições de educação infantil. O procedimento utilizado foi o levantamento de dados para o estado de São Paulo nas seguintes bases de dados: IBGE (Censo Demográfico de 2010); Inep (Censo Escolar de 2008 a 2013); Fundação Seade (2012) e Ministério da Saúde (Datasus, 2000 a 2012). Foram abordadas as informações sobre as creches e pré-escolas e a população nas faixas etárias correspondentes à idade escolar na educação infantil: zero a três anos (faixa etária correspondente à creche); quatro a cinco anos (pré-escola). Os resultados indicam que, apesar da expansão da educação infantil, há uma demanda de setecentas mil crianças para pré-escola, e menos de 40% das crianças de zero a três anos estão matriculadas em instituições de educação infantil. Constatou-se também que as crianças de zero a três anos provenientes de domicílios com renda per capita inferior a um salário mínimo são as mais prejudicadas em termos de acesso à educação infantil.
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spelling Early childhood education in São Paulo state:conditions of care and profile of childrenEducação infantil no estado de São Paulo: condições de atendimento e perfil das criançasO objetivo do texto é traçar um perfil da educação infantil no estado de São Paulo. Aborda o atendimento educacional de crianças de zero a três anos e quatro e cinco anos, por meio de uma pesquisa de natureza descritiva e explicativa sobre cobertura em educação infantil e o perfil socioeconômico das crianças de zero a três anos que frequentam e que não frequentam instituições de educação infantil. O procedimento utilizado foi o levantamento de dados para o estado de São Paulo nas seguintes bases de dados: IBGE (Censo Demográfico de 2010); Inep (Censo Escolar de 2008 a 2013); Fundação Seade (2012) e Ministério da Saúde (Datasus, 2000 a 2012). Foram abordadas as informações sobre as creches e pré-escolas e a população nas faixas etárias correspondentes à idade escolar na educação infantil: zero a três anos (faixa etária correspondente à creche); quatro a cinco anos (pré-escola). Os resultados indicam que, apesar da expansão da educação infantil, há uma demanda de setecentas mil crianças para pré-escola, e menos de 40% das crianças de zero a três anos estão matriculadas em instituições de educação infantil. Constatou-se também que as crianças de zero a três anos provenientes de domicílios com renda per capita inferior a um salário mínimo são as mais prejudicadas em termos de acesso à educação infantil.This article aims to outline a profile of early childhood education in São Paulo state. It addresses the educational service provided to children aged zero to three years and four to five years, through a research of descriptive and explanatory nature on the coverage of early childhood education and on the socioeconomic profile of children aged zero to three years who attend and do not attend children’s education institutions. To this end, we collected data on São Paulo state from the following databases: IBGE (Demographic Census of 2010), Inep (School Census from 2008 to 2013), Fundação Seade (2012), and the Ministry of Health (Datasus, 2000 a 2012). We analyzed information on day-care centers and pre-schools and on the population age groups corresponding to early childhood education: Zero to three years (age group corresponding to day-care); four to five years (preschool). Findings indicate that, despite the expansion of early childhood education, there is a demand for preschool for seven hundred thousand children, and that less than 40% of the children aged zero to three years are enrolled in institutions of early childhood education. It was also found that children from zero to three years coming from households with a per capita income lower than a minimum wage are the most disadvantaged in terms of access to early childhood education.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/12819910.1590/s1517-9702201701155227Educação e Pesquisa; v. 43 n. 1 (2017); 145-160Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 1 (2017); 145-160Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 1 (2017); 145-1601678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/128199/125118https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/128199/125119Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Fabiana SilvaDomingues, Juliana dos Reis2017-03-16T17:10:39Zoai:revistas.usp.br:article/128199Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2017-03-16T17:10:39Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
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