Active methodologies as academic and scientific training tools in the teaching of movement sciences
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213789 |
Resumo: | As metodologias ativas configuram-se como rompimento do ensino centrado na transmissão hierárquica do conhecimento do docente ao aluno, colaborando para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem centrado no discente. O objetivo deste estudo foi investigar as contribuições de uma disciplina baseada nas metodologias ativas ao desenvolvimento acadêmico, pessoal, profissional e ao aprendizado significativo de alunos-monitores, tanto em termos de conhecimentos científicos no estudo de temas em Ciências do Movimento quanto de iniciação à pesquisa. A pesquisa da qual deriva esse artigo usou metodologia qualitativa de abordagem narrativa, pela qual investigamos o desenvolvimento de alunos-monitores por meio de relatos de si e da experiência vivida ao participarem de uma disciplina de introdução à metodologia científica e ao estudo das Ciências do Movimento. Assumimos, para a análise dos dados construídos, a Análise Textual Discursiva (ATD), evidenciando pesquisa e reflexão sobre o aprendizado dos alunos-monitores durante a disciplina “Experimentando ciências: o corpo humano em movimento”. Os dados foram coletados por meio de questionário, via Google Forms. Com base na análise textual discursiva, emergiram as seguintes categorias: i) reflexões sobre o desenvolvimento pessoal e acadêmico; ii) construção de conhecimento científico; iii) postura crítica ao aprendizado e conduta/perspectiva profissional. Concluímos que, por meio da estratégia pedagógica utilizada na disciplina, centrada nas metodologias ativas, tendo em vista a iniciação à pesquisa, o grupo de alunos-monitores manifestou desenvolvimento acadêmico e pessoal, construção de conhecimento científico e aprendizado significativo ao orientar, sob supervisão docente, grupos de estudantes em experimentos sobre o corpo humano em movimento. |
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Active methodologies as academic and scientific training tools in the teaching of movement sciencesMetodologias ativas como instrumento de formação acadêmica e científica no ensino em ciências do movimentoMonitoriaMetodologia ativaConhecimento científicoAprendizagem significativaFormação profissionalMonitoringActive methodologyScientific knowledgeMeaningful learningProfessional trainingAs metodologias ativas configuram-se como rompimento do ensino centrado na transmissão hierárquica do conhecimento do docente ao aluno, colaborando para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem centrado no discente. O objetivo deste estudo foi investigar as contribuições de uma disciplina baseada nas metodologias ativas ao desenvolvimento acadêmico, pessoal, profissional e ao aprendizado significativo de alunos-monitores, tanto em termos de conhecimentos científicos no estudo de temas em Ciências do Movimento quanto de iniciação à pesquisa. A pesquisa da qual deriva esse artigo usou metodologia qualitativa de abordagem narrativa, pela qual investigamos o desenvolvimento de alunos-monitores por meio de relatos de si e da experiência vivida ao participarem de uma disciplina de introdução à metodologia científica e ao estudo das Ciências do Movimento. Assumimos, para a análise dos dados construídos, a Análise Textual Discursiva (ATD), evidenciando pesquisa e reflexão sobre o aprendizado dos alunos-monitores durante a disciplina “Experimentando ciências: o corpo humano em movimento”. Os dados foram coletados por meio de questionário, via Google Forms. Com base na análise textual discursiva, emergiram as seguintes categorias: i) reflexões sobre o desenvolvimento pessoal e acadêmico; ii) construção de conhecimento científico; iii) postura crítica ao aprendizado e conduta/perspectiva profissional. Concluímos que, por meio da estratégia pedagógica utilizada na disciplina, centrada nas metodologias ativas, tendo em vista a iniciação à pesquisa, o grupo de alunos-monitores manifestou desenvolvimento acadêmico e pessoal, construção de conhecimento científico e aprendizado significativo ao orientar, sob supervisão docente, grupos de estudantes em experimentos sobre o corpo humano em movimento.Active methodologies break away from the teaching centered on the hierarchical transmission of knowledge from the teachers to the student, helping perfect the teachinglearning process centered on the student. This study aimed to investigate the contributions of a discipline based on active methodologies to the academic, personal, and professional development and to the meaningful learning of the students-monitors, both regarding scientific knowledge in the study of topics of Movement Sciences and regarding the initiation to research. This is a qualitative narrative research, in which we investigate de development of the student-monitors by using reports of the self and of the lived experience as they participated in a discipline of introduction to scientific methodology and the study of Movement Sciences. We assumed, for the analysis of the constructed data, the textual and discursive analysis (TDA), evidencing the research and reflection about the learning of the student-monitors during the discipline “Experimenting sciences: the human body in movement.” The data were collected with a questionary, via Google Forms. Based on textual and discursive analysis, the following categories emerged: i) reflections about the personal and academic development; ii) construction of scientific knowledge; iii) critical posture regarding learning and professional conduct/perspective. We concluded that, with the pedagogical strategy used in the discipline, centered on the active methodologies, aiming at the initiation to research, the group of student-monitors manifested academic and personal development, construction of scientific knowledge, and meaningful learning When orienting, under supervision of the teachers, groups of students in experiments about the human body in movement.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/21378910.1590/S1678-4634202349255299Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e255299Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e255299Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2552991678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213789/195952https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213789/195951Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeabra, Adriene Damasceno SeabraCosta, Victor Oliveira da Bittencourt, Estefanny da Silva Gonçalves, Terezinha Valim Oliver Bento-Torres, JoãoBento-Torres, Natáli Valim Oliver 2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/213789Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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