A cultura ensaística entre a fabulação e o ensaísmo acadêmico: uma leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198867
Resumo: Este ensaio almeja pensar os elementos constitutivos da cultura ensaística surgida nos séculos XVI e XVII, e de que maneira essa cultura vem sendo recuperada nos meios universitários contemporâneos. Apropriada tanto pelos adeptos de um ensaísmo acadêmico — autores interessados em combater a sanha produtivista que tomou de assalto a pesquisa acadêmica — quanto pela produção educacional inspirada no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari, interessada em erigir uma poética do pesquisar de tom mais fabulatório. O ensaio seguirá o seguinte excurso argumentativo: em primeiro lugar, apresentaremos a emergência de uma cultura ensaística na Europa ao longo dos séculos XVI e XVII, atentando para o fato de que o ensaio não surge apenas da pena de um ou outro renomado autor — Michel de Montaigne ou Francis Bacon; antes, configura-se como um modo de pensamento preocupado em apreender e experienciar a crise de consciência europeia de uma maneira distinta daquela buscada pelo racionalismo. Em seguida, procuraremos compreender como essa cultura ensaística resgata certa ideia de fabulação que, de algum modo, ressoará no pensamento de Gilles Deleuze como uma crença no mundo; por fim, finalizaremos com alguns breves apontamentos sobre como essa cultura ensaística ressoa nas discussões promovidas tanto pelos adeptos do ensaísmo acadêmico, em sua luta contra o produtivismo, quanto pela produção educacional deleuziana e deleuzo-guattariana recente.
id USP-11_b00fec8261db073c6016474b7826d1ed
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/198867
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling A cultura ensaística entre a fabulação e o ensaísmo acadêmico: uma leituraThe essayistic culture between fabulation and academic essayish: some notesEssayAcademic ResearchFabulationPoeticsEnsaioPesquisa acadêmicaFabulaçãoPoéticaEste ensaio almeja pensar os elementos constitutivos da cultura ensaística surgida nos séculos XVI e XVII, e de que maneira essa cultura vem sendo recuperada nos meios universitários contemporâneos. Apropriada tanto pelos adeptos de um ensaísmo acadêmico — autores interessados em combater a sanha produtivista que tomou de assalto a pesquisa acadêmica — quanto pela produção educacional inspirada no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari, interessada em erigir uma poética do pesquisar de tom mais fabulatório. O ensaio seguirá o seguinte excurso argumentativo: em primeiro lugar, apresentaremos a emergência de uma cultura ensaística na Europa ao longo dos séculos XVI e XVII, atentando para o fato de que o ensaio não surge apenas da pena de um ou outro renomado autor — Michel de Montaigne ou Francis Bacon; antes, configura-se como um modo de pensamento preocupado em apreender e experienciar a crise de consciência europeia de uma maneira distinta daquela buscada pelo racionalismo. Em seguida, procuraremos compreender como essa cultura ensaística resgata certa ideia de fabulação que, de algum modo, ressoará no pensamento de Gilles Deleuze como uma crença no mundo; por fim, finalizaremos com alguns breves apontamentos sobre como essa cultura ensaística ressoa nas discussões promovidas tanto pelos adeptos do ensaísmo acadêmico, em sua luta contra o produtivismo, quanto pela produção educacional deleuziana e deleuzo-guattariana recente.The purpose of this paper is to discuss the constitutive elements of the essayistic culture that emerged in the 16th and 17th centuries, and how this culture has been retrieved in contemporary university environments. Appropriated both by the supporters of academic essayish — authors interested in fighting the productivism rage that took over academic research — and by the educational production inspired by the thinking of Gilles Deleuze and Félix Guattari, interested in building a poetics of research with a more fabulatory tone. The argumentation of this essay will proceed as follows: first, we will present the emergence of an essayistic culture in Europe throughout the 16th and 17th centuries, paying attention to the fact that the essay does not arise only from the pen of some renowned authors, from Michel de Montaigne to Francis Bacon; rather, it is configured as a way of thinking concerned with apprehending and experiencing the European crisis of conscience in a different way from that pursued by rationalism. Next, we will try to understand how this essayistic culture recovers a certain idea of fabulation that, in some way, will resonate in Gilles Deleuze’s thought as a belief in the world. Finally, we will conclude with some brief notes on how this essayistic culture echoes in the discussions promoted both by the adepts of academic essayish, in their struggle against productivism, and by the recent deleuzian and deleuzo-guattarian educational production.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2020-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/19886710.1590/S1678-4634202248243164porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e243164Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e243164Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2431641678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198867/183017https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198867/183016Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães 2022-06-10T20:33:07Zoai:revistas.usp.br:article/198867Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-06-10T20:33:07Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura ensaística entre a fabulação e o ensaísmo acadêmico: uma leitura
The essayistic culture between fabulation and academic essayish: some notes
title A cultura ensaística entre a fabulação e o ensaísmo acadêmico: uma leitura
spellingShingle A cultura ensaística entre a fabulação e o ensaísmo acadêmico: uma leitura
Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
Essay
Academic Research
Fabulation
Poetics
Ensaio
Pesquisa acadêmica
Fabulação
Poética
title_short A cultura ensaística entre a fabulação e o ensaísmo acadêmico: uma leitura
title_full A cultura ensaística entre a fabulação e o ensaísmo acadêmico: uma leitura
title_fullStr A cultura ensaística entre a fabulação e o ensaísmo acadêmico: uma leitura
title_full_unstemmed A cultura ensaística entre a fabulação e o ensaísmo acadêmico: uma leitura
title_sort A cultura ensaística entre a fabulação e o ensaísmo acadêmico: uma leitura
author Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
author_facet Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Essay
Academic Research
Fabulation
Poetics
Ensaio
Pesquisa acadêmica
Fabulação
Poética
topic Essay
Academic Research
Fabulation
Poetics
Ensaio
Pesquisa acadêmica
Fabulação
Poética
description Este ensaio almeja pensar os elementos constitutivos da cultura ensaística surgida nos séculos XVI e XVII, e de que maneira essa cultura vem sendo recuperada nos meios universitários contemporâneos. Apropriada tanto pelos adeptos de um ensaísmo acadêmico — autores interessados em combater a sanha produtivista que tomou de assalto a pesquisa acadêmica — quanto pela produção educacional inspirada no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari, interessada em erigir uma poética do pesquisar de tom mais fabulatório. O ensaio seguirá o seguinte excurso argumentativo: em primeiro lugar, apresentaremos a emergência de uma cultura ensaística na Europa ao longo dos séculos XVI e XVII, atentando para o fato de que o ensaio não surge apenas da pena de um ou outro renomado autor — Michel de Montaigne ou Francis Bacon; antes, configura-se como um modo de pensamento preocupado em apreender e experienciar a crise de consciência europeia de uma maneira distinta daquela buscada pelo racionalismo. Em seguida, procuraremos compreender como essa cultura ensaística resgata certa ideia de fabulação que, de algum modo, ressoará no pensamento de Gilles Deleuze como uma crença no mundo; por fim, finalizaremos com alguns breves apontamentos sobre como essa cultura ensaística ressoa nas discussões promovidas tanto pelos adeptos do ensaísmo acadêmico, em sua luta contra o produtivismo, quanto pela produção educacional deleuziana e deleuzo-guattariana recente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198867
10.1590/S1678-4634202248243164por
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198867
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202248243164por
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198867/183017
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198867/183016
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e243164
Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e243164
Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e243164
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713814913875968