Territorial socioeconomic contexts, education, and academic failure in the Coimbra Region Intermunicipal Community (Portugal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cordeiro, António Rochette, Gama, Rui, Alcoforado, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202960
Resumo: Apesar dos indiscutíveis avanços registados no domínio da educação, ao longo das últimas décadas, Portugal regista, ainda, indicadores de insucesso e de abandono escolar precoce consideravelmente elevados, particularmente quando comparados com os dos outros países da União Europeia. A identificação e necessidade de compreensão desse problema tem originado diversos trabalhos de investigação que compreendem desde fatores mais relacionados com o desenvolvimento, até às motivações e aspirações do aluno, às condições socioeconómicas e culturais das famílias, aos aspetos organizacionais da escola e à qualidade do corpo docente, dando muito menos importância às variáveis mais relacionadas com o contexto territorial. Assumindo, conceitualmente, o insucesso escolar como um fenômeno multideterminado, mas com uma relação direta com o espaço geográfico em que se situam as escolas e em que vivem os alunos, este artigo procura identificar e explicar algumas variáveis mais relacionadas com o território, entendido, neste estudo, numa perspectiva inovadora e dinâmica, procurando realizar sua caraterização identitária através de um conjunto articulado e transversal de indicadores. Desenvolvido na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em Portugal, e após análise estatística robusta, que relaciona o desempenho em provas nacionais dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico com as caraterísticas territoriais, este trabalho aponta a existência de influências mútuas destas dimensões, sugerindo a necessidade de um debate participado que suporte intervenções articuladas de combate ao insucesso escolar.
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spelling Territorial socioeconomic contexts, education, and academic failure in the Coimbra Region Intermunicipal Community (Portugal)Contextos socioeconómicos territoriais, educação e insucesso escolar na Comunidade Intermunicipal da Região de CoimbraEducational success in PortugalLocal education policiesEducation and territorySucesso escolar em PortugalPolíticas educativas locaisEducação e territórioApesar dos indiscutíveis avanços registados no domínio da educação, ao longo das últimas décadas, Portugal regista, ainda, indicadores de insucesso e de abandono escolar precoce consideravelmente elevados, particularmente quando comparados com os dos outros países da União Europeia. A identificação e necessidade de compreensão desse problema tem originado diversos trabalhos de investigação que compreendem desde fatores mais relacionados com o desenvolvimento, até às motivações e aspirações do aluno, às condições socioeconómicas e culturais das famílias, aos aspetos organizacionais da escola e à qualidade do corpo docente, dando muito menos importância às variáveis mais relacionadas com o contexto territorial. Assumindo, conceitualmente, o insucesso escolar como um fenômeno multideterminado, mas com uma relação direta com o espaço geográfico em que se situam as escolas e em que vivem os alunos, este artigo procura identificar e explicar algumas variáveis mais relacionadas com o território, entendido, neste estudo, numa perspectiva inovadora e dinâmica, procurando realizar sua caraterização identitária através de um conjunto articulado e transversal de indicadores. Desenvolvido na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em Portugal, e após análise estatística robusta, que relaciona o desempenho em provas nacionais dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico com as caraterísticas territoriais, este trabalho aponta a existência de influências mútuas destas dimensões, sugerindo a necessidade de um debate participado que suporte intervenções articuladas de combate ao insucesso escolar.Despite the indisputable advances in education over the last decades, school failure and early school-leaving indicators in Portugal remain somewhat high, particularly when compared with those of other European Union countries. Once identified, the need to understand this problem have given rise to a number of research studies ranging from factors mostly related to development: students’ motivations and aspirations, families’ socioeconomic and cultural conditions, school organisational aspects and teaching staff quality, which focus less on variables more related to territory. Assuming, conceptually, school failure as a multidetermined phenomenon, yet directly relating it to the geographical space in which schools are located and students live, this study seeks to identify and explain some territory-related variables, viewed in this study from an innovative and dynamic perspective, in an attempt to characterize its identity by a coordinated and cross-cutting series of indicators. This study was developed within the Coimbra Region Intermunicipal Community, in Portugal, and involved a robust statistical analysis relating primary students’ performance (10-year olds) in national exams with territorial characteristics. Thus, it points to the mutual influence of these dimensions and suggests the need for a grass-roots debate, reinforcing actions to prevent and combat school failure and early school leaving.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/20296010.1590/S1678-4634202248231821engEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e231821Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e231821Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2318211678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202960/187007https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202960/187008Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Cristina Cordeiro, António Rochette Gama, Rui Alcoforado, Luís 2022-09-27T18:16:00Zoai:revistas.usp.br:article/202960Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-09-27T18:16Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
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