"Pensamento do fora", conhecimento e pensamento em educação: conversações com Michel Foucault

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cintya Regina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28318
Resumo: O presente trabalho visa problematizar a suposta constituição virtuosa entre educação e conhecimento oriunda de certa herança cultural da modernidade ocidental. A problemática ancora-se na indagação difusa, porém insistente, a ecoar no campo educacional: "o que é o ato do pensar, em educação, na contemporaneidade?". A tomada das condições atuais do pensamento como um problema de pesquisa educacional coloca em questão a histórica articulação entre conhecimento e pensamento reflexivo, obrigando ao confronto de certos amálgamas pedagógicos caros ao campo educacional moderno. Tal enfrentamento se realiza na companhia dos pensadores Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, dada a relevância estratégica de suas produções, particularmente acerca da linguagem, da produção da verdade e de suas implicações nos modos de conhecer e pensar. Busca-se operacionalizar uma crítica da linguagem em direção a uma crítica do pensamento em educação, na chave de uma problematização ético-política. Nesse trabalho, tal plataforma analítica configura-se a partir das discussões de Michel Foucault - tanto em relação à questão do pensamento do fora, tal como elaborada por Maurice Blanchot, como em relação ao pensamento da diferença, tal como formulado por Gilles Deleuze. Sugerimos que a exploração desse debate possa atuar como um exercício de exterioridade ou de pensamento diferencial no jogo com o conhecimento e com o pensamento reflexivo presentes no campo educacional - seja no âmbito dos fazeres pedagógicos cotidianos da escola, seja no campo da produção da pesquisa educacional.
id USP-11_f3738fcb9623f3abdd16ad0415d059cd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/28318
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling "Pensamento do fora", conhecimento e pensamento em educação: conversações com Michel Foucault "Thought of the outside", knowledge and thought in education: conversations with Michel Foucault LinguagemPensamento do foraPensamento reflexivoPensamento da diferençaConhecimento educacionalLanguageThought of the outsideReflective thinkingThought of differenceEducational knowledge O presente trabalho visa problematizar a suposta constituição virtuosa entre educação e conhecimento oriunda de certa herança cultural da modernidade ocidental. A problemática ancora-se na indagação difusa, porém insistente, a ecoar no campo educacional: "o que é o ato do pensar, em educação, na contemporaneidade?". A tomada das condições atuais do pensamento como um problema de pesquisa educacional coloca em questão a histórica articulação entre conhecimento e pensamento reflexivo, obrigando ao confronto de certos amálgamas pedagógicos caros ao campo educacional moderno. Tal enfrentamento se realiza na companhia dos pensadores Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, dada a relevância estratégica de suas produções, particularmente acerca da linguagem, da produção da verdade e de suas implicações nos modos de conhecer e pensar. Busca-se operacionalizar uma crítica da linguagem em direção a uma crítica do pensamento em educação, na chave de uma problematização ético-política. Nesse trabalho, tal plataforma analítica configura-se a partir das discussões de Michel Foucault - tanto em relação à questão do pensamento do fora, tal como elaborada por Maurice Blanchot, como em relação ao pensamento da diferença, tal como formulado por Gilles Deleuze. Sugerimos que a exploração desse debate possa atuar como um exercício de exterioridade ou de pensamento diferencial no jogo com o conhecimento e com o pensamento reflexivo presentes no campo educacional - seja no âmbito dos fazeres pedagógicos cotidianos da escola, seja no campo da produção da pesquisa educacional. This study aims to discuss the supposed virtuous constitution of education and knowledge originated from a certain cultural heritage of Western modernity. The study's problematic is anchored in the diffuse but insistent question which echoes in the educational field: "what is the act of thinking in education in contemporary times?". Studying the current conditions of thought as a problem of educational research calls into question the historical relationship between knowledge and reflective thinking, and it forces the confrontation of certain pedagogical amalgams dear to the modern educational field. Such confrontation takes place in the company of the thinkers Michel Foucault and Friedrich Nietzsche, given the strategic importance of their writings, particularly about language, the production of truth and their implications for the ways of knowing and thinking. I attempt to operate a critique of the language toward a critique of the thought in education, in the key of an ethical and political problematization. In this work, such analytical platform configures itself with Michel Foucault's discussions - both in relation to the matter of the thought of the outside, as developed by Maurice Blanchot, and the thought of difference, as formulated by Gilles Deleuze. I suggest that the exploration of this debate can be an exercise of exteriority or of differential thinking in the game with the knowledge and the reflective thinking present in the educational field - both in the ambit of school everyday pedagogical practices and in the field of the production of educational research. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2831810.1590/S1517-97022011000300011Educação e Pesquisa; v. 37 n. 3 (2011); 613-628Educação e Pesquisa; Vol. 37 No. 3 (2011); 613-628Educação e Pesquisa; Vol. 37 Núm. 3 (2011); 613-6281678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28318/30172https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28318/30173Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Cintya Regina2014-10-24T15:49:54Zoai:revistas.usp.br:article/28318Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:49:54Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Pensamento do fora", conhecimento e pensamento em educação: conversações com Michel Foucault
"Thought of the outside", knowledge and thought in education: conversations with Michel Foucault
title "Pensamento do fora", conhecimento e pensamento em educação: conversações com Michel Foucault
spellingShingle "Pensamento do fora", conhecimento e pensamento em educação: conversações com Michel Foucault
Ribeiro, Cintya Regina
Linguagem
Pensamento do fora
Pensamento reflexivo
Pensamento da diferença
Conhecimento educacional
Language
Thought of the outside
Reflective thinking
Thought of difference
Educational knowledge
title_short "Pensamento do fora", conhecimento e pensamento em educação: conversações com Michel Foucault
title_full "Pensamento do fora", conhecimento e pensamento em educação: conversações com Michel Foucault
title_fullStr "Pensamento do fora", conhecimento e pensamento em educação: conversações com Michel Foucault
title_full_unstemmed "Pensamento do fora", conhecimento e pensamento em educação: conversações com Michel Foucault
title_sort "Pensamento do fora", conhecimento e pensamento em educação: conversações com Michel Foucault
author Ribeiro, Cintya Regina
author_facet Ribeiro, Cintya Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Cintya Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Pensamento do fora
Pensamento reflexivo
Pensamento da diferença
Conhecimento educacional
Language
Thought of the outside
Reflective thinking
Thought of difference
Educational knowledge
topic Linguagem
Pensamento do fora
Pensamento reflexivo
Pensamento da diferença
Conhecimento educacional
Language
Thought of the outside
Reflective thinking
Thought of difference
Educational knowledge
description O presente trabalho visa problematizar a suposta constituição virtuosa entre educação e conhecimento oriunda de certa herança cultural da modernidade ocidental. A problemática ancora-se na indagação difusa, porém insistente, a ecoar no campo educacional: "o que é o ato do pensar, em educação, na contemporaneidade?". A tomada das condições atuais do pensamento como um problema de pesquisa educacional coloca em questão a histórica articulação entre conhecimento e pensamento reflexivo, obrigando ao confronto de certos amálgamas pedagógicos caros ao campo educacional moderno. Tal enfrentamento se realiza na companhia dos pensadores Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, dada a relevância estratégica de suas produções, particularmente acerca da linguagem, da produção da verdade e de suas implicações nos modos de conhecer e pensar. Busca-se operacionalizar uma crítica da linguagem em direção a uma crítica do pensamento em educação, na chave de uma problematização ético-política. Nesse trabalho, tal plataforma analítica configura-se a partir das discussões de Michel Foucault - tanto em relação à questão do pensamento do fora, tal como elaborada por Maurice Blanchot, como em relação ao pensamento da diferença, tal como formulado por Gilles Deleuze. Sugerimos que a exploração desse debate possa atuar como um exercício de exterioridade ou de pensamento diferencial no jogo com o conhecimento e com o pensamento reflexivo presentes no campo educacional - seja no âmbito dos fazeres pedagógicos cotidianos da escola, seja no campo da produção da pesquisa educacional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28318
10.1590/S1517-97022011000300011
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28318
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022011000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28318/30172
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28318/30173
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 37 n. 3 (2011); 613-628
Educação e Pesquisa; Vol. 37 No. 3 (2011); 613-628
Educação e Pesquisa; Vol. 37 Núm. 3 (2011); 613-628
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713808749297664