Grupos de pais-bebês nas creches como estratégia de promoção da saúde mental na primeira infância
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157510 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar a estratégia do grupo interativo pais-bebês em creches como intervenção psicanalítica possível para a promoção da saúde mental na primeira infância no campo educativo. Trata-se de um desdobramento da pesquisa Metodologia IRDI – uma intervenção com educadores de creche a partir da psicanálise, configurada como pesquisa APCC – acompanhamento pais-crianças em creches. Serão apresentadas três experiências, com diferentes engajamentos, tanto dos pais como das equipes, em Centros de Educação Infantil (CEI), fundamentadas em um dos princípios da educação terapêutica: sustentar nos pais o saber sobre seus filhos, para o fortalecimento do laço pais-bebês e para a constituição psíquica do bebê. Considerou-se, a partir das análises dessas três modalidades, que houve reposicionamento dos discursos dos pais sobre seus filhos como efeito da identificação entre pais e da interação entre eles e os bebês. O resultado foi o deslocamento das dificuldades dos bebês do campo da doença para o das dificuldades do desenvolvimento infantil, no qual os pais se tornam promotores de estratégias educativas para os bebês, apontando para o enlace possível entre psicanálise e educação no campo da saúde mental. |
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Grupos de pais-bebês nas creches como estratégia de promoção da saúde mental na primeira infânciaParent-child groups at day care centers as a strategy for promotion of early childhood mental healthPsychoanalysisPreventionChild EducationEarly InterventionParentsPsicanálisePrevençãoEducação infantilIntervenção precocePaisO presente artigo tem como objetivo apresentar a estratégia do grupo interativo pais-bebês em creches como intervenção psicanalítica possível para a promoção da saúde mental na primeira infância no campo educativo. Trata-se de um desdobramento da pesquisa Metodologia IRDI – uma intervenção com educadores de creche a partir da psicanálise, configurada como pesquisa APCC – acompanhamento pais-crianças em creches. Serão apresentadas três experiências, com diferentes engajamentos, tanto dos pais como das equipes, em Centros de Educação Infantil (CEI), fundamentadas em um dos princípios da educação terapêutica: sustentar nos pais o saber sobre seus filhos, para o fortalecimento do laço pais-bebês e para a constituição psíquica do bebê. Considerou-se, a partir das análises dessas três modalidades, que houve reposicionamento dos discursos dos pais sobre seus filhos como efeito da identificação entre pais e da interação entre eles e os bebês. O resultado foi o deslocamento das dificuldades dos bebês do campo da doença para o das dificuldades do desenvolvimento infantil, no qual os pais se tornam promotores de estratégias educativas para os bebês, apontando para o enlace possível entre psicanálise e educação no campo da saúde mental.This article aims to present the parent-infant interactive group in nurseries as a possible strategy of psychoanalytic intervention regarding the promotion of early childhood mental health in the educational field. This study has developed from the research “IRDI Methodology – an intervention with nursery educators based on psychoanalysis”, structured as an APCC research – parent-child follow-up in day-care centers. Three experiences in Child Education Centers, with different forms of involvement of the day care teams and the parents, will be presented. The research was based on one of the principles of Therapeutic Education: to support parents with their knowledge about their children, contributing to the strengthening of the parent-baby bond and the infant’s psychic constitution. Based on the analysis of the three types of parent-infant interactive groups in nurseries, the repositioning of the parents discourses of their children occurred as an effect of the identification between parents and the interaction between them and their babies. As a result, the difficulties of infants shifted from the field of disease to the field of child development difficulties where parents become promoters of educational strategies for babies, pointing to the possible link between psychoanalysis and education in the field of mental health.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/15751010.1590/s1678-4634201844183424Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e183424Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e183424Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1834241678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157510/152845https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157510/152846Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessPesaro, Maria EugêniaMerletti, Cristina Keiko Inafuku dePellicciari, Fabiana SampaioMoratti, PatríciaPimentel, Cecilia LeachBarreto, Cristiane Palmeira de Oliveira2019-04-29T14:40:44Zoai:revistas.usp.br:article/157510Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2019-04-29T14:40:44Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente artigo tem como objetivo apresentar a estratégia do grupo interativo pais-bebês em creches como intervenção psicanalítica possível para a promoção da saúde mental na primeira infância no campo educativo. Trata-se de um desdobramento da pesquisa Metodologia IRDI – uma intervenção com educadores de creche a partir da psicanálise, configurada como pesquisa APCC – acompanhamento pais-crianças em creches. Serão apresentadas três experiências, com diferentes engajamentos, tanto dos pais como das equipes, em Centros de Educação Infantil (CEI), fundamentadas em um dos princípios da educação terapêutica: sustentar nos pais o saber sobre seus filhos, para o fortalecimento do laço pais-bebês e para a constituição psíquica do bebê. Considerou-se, a partir das análises dessas três modalidades, que houve reposicionamento dos discursos dos pais sobre seus filhos como efeito da identificação entre pais e da interação entre eles e os bebês. O resultado foi o deslocamento das dificuldades dos bebês do campo da doença para o das dificuldades do desenvolvimento infantil, no qual os pais se tornam promotores de estratégias educativas para os bebês, apontando para o enlace possível entre psicanálise e educação no campo da saúde mental. |
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