A semiotic view at the rashomon effect

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aline Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Médola, Ana Silvia Lopes Davi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/167292
Resumo: O efeito rashomon se caracteriza como uma narrativa que apresenta diversos pontos de vista contraditórios sobre um mesmo assunto, que convergem para um final inconclusivo. Esse conceito surgiu baseado no filme Rashomon (1950), de Akira Kurosawa, objeto de estudo deste trabalho. O filme é analisado por meio de conceitos da semiótica discursiva, como as noções de credulidade e credibilidade e os elementos da sintaxe discursiva. As variações nos pontos de vista e perspectivas ao longo da narrativa fílmica corroboram para a construção dos efeitos de sentido de objetividade e subjetividade, que por sua vez configuram os contratos enunciativos.
id USP-12_3b02def06f8dfdd292ed07e7c483346c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/167292
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling A semiotic view at the rashomon effectUm olhar semiótico sobre o efeito rashomonEfeito rashomonSemiótica discursivaEnunciação audiovisualRashomon effectDiscursive semioticsAudiovisual enunciationO efeito rashomon se caracteriza como uma narrativa que apresenta diversos pontos de vista contraditórios sobre um mesmo assunto, que convergem para um final inconclusivo. Esse conceito surgiu baseado no filme Rashomon (1950), de Akira Kurosawa, objeto de estudo deste trabalho. O filme é analisado por meio de conceitos da semiótica discursiva, como as noções de credulidade e credibilidade e os elementos da sintaxe discursiva. As variações nos pontos de vista e perspectivas ao longo da narrativa fílmica corroboram para a construção dos efeitos de sentido de objetividade e subjetividade, que por sua vez configuram os contratos enunciativos.The Rashomon effect is characterized as a narrative that presents several contradictory points of view on the same subject, converging to an inconclusive ending. This concept emerged based on the film Rashomon (1950), by Akira Kurosawa, the object of study in this paper. The film is analyzed through concepts of discursive semiotics. The notions of credulity and credibility and the elements of discursive syntax, as well as the variations in the points of view and perspectives throughout the film narrative, corroborate for the construction of a sense of objectivity and subjectivity, which, in turn, configures the enunciative contracts.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/16729210.11606/issn.2316-7114.sig.2021.167292Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 48 No. 55 (2021); 190-211Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 48 n. 55 (2021); 190-2112316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/167292/168554Copyright (c) 2021 Aline Aparecida Santos, Ana Silvia Lopes Davi Médolahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Aline AparecidaMédola, Ana Silvia Lopes Davi 2021-02-09T13:46:22Zoai:revistas.usp.br:article/167292Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2021-02-09T13:46:22Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A semiotic view at the rashomon effect
Um olhar semiótico sobre o efeito rashomon
title A semiotic view at the rashomon effect
spellingShingle A semiotic view at the rashomon effect
Santos, Aline Aparecida
Efeito rashomon
Semiótica discursiva
Enunciação audiovisual
Rashomon effect
Discursive semiotics
Audiovisual enunciation
title_short A semiotic view at the rashomon effect
title_full A semiotic view at the rashomon effect
title_fullStr A semiotic view at the rashomon effect
title_full_unstemmed A semiotic view at the rashomon effect
title_sort A semiotic view at the rashomon effect
author Santos, Aline Aparecida
author_facet Santos, Aline Aparecida
Médola, Ana Silvia Lopes Davi
author_role author
author2 Médola, Ana Silvia Lopes Davi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Aline Aparecida
Médola, Ana Silvia Lopes Davi
dc.subject.por.fl_str_mv Efeito rashomon
Semiótica discursiva
Enunciação audiovisual
Rashomon effect
Discursive semiotics
Audiovisual enunciation
topic Efeito rashomon
Semiótica discursiva
Enunciação audiovisual
Rashomon effect
Discursive semiotics
Audiovisual enunciation
description O efeito rashomon se caracteriza como uma narrativa que apresenta diversos pontos de vista contraditórios sobre um mesmo assunto, que convergem para um final inconclusivo. Esse conceito surgiu baseado no filme Rashomon (1950), de Akira Kurosawa, objeto de estudo deste trabalho. O filme é analisado por meio de conceitos da semiótica discursiva, como as noções de credulidade e credibilidade e os elementos da sintaxe discursiva. As variações nos pontos de vista e perspectivas ao longo da narrativa fílmica corroboram para a construção dos efeitos de sentido de objetividade e subjetividade, que por sua vez configuram os contratos enunciativos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/167292
10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.167292
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/167292
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.167292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/167292/168554
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Aline Aparecida Santos, Ana Silvia Lopes Davi Médola
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Aline Aparecida Santos, Ana Silvia Lopes Davi Médola
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 48 No. 55 (2021); 190-211
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 48 n. 55 (2021); 190-211
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713788346105856