“Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Luciana Corrêa de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138589
Resumo: Este artigo investiga as atividades no Teatro Santa Helena, em São Paulo, ao longo de 1927, quando esse cineteatro esteve à frente das estratégias de programação empreendidas pelo consórcio firmado entre a Metro-Goldwyn-Mayer e a Empresas Reunidas, principal cadeia exibidora da cidade. São abordados aspectos relacionados às práticas e à recepção cinematográficas, com particular atenção aos programas mistos envolvendo atrações de palco e tela, de maneira a compreender a sala de cinema enquanto espaço privilegiado na articulação de relações intermidiáticas entre cinema, teatro, música e outras práticas artísticas e culturais.
id USP-12_8a725cd420029e140ffaf6b47024e1c9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/138589
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling “Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927)“Cinema as event”: stage and screen attractions at the cineteatro Santa Helena in São Paulo (1927)cinema silenciosoexibição cinematográficaintermidialidadesilent cinemafilm exhibitionintermedialityEste artigo investiga as atividades no Teatro Santa Helena, em São Paulo, ao longo de 1927, quando esse cineteatro esteve à frente das estratégias de programação empreendidas pelo consórcio firmado entre a Metro-Goldwyn-Mayer e a Empresas Reunidas, principal cadeia exibidora da cidade. São abordados aspectos relacionados às práticas e à recepção cinematográficas, com particular atenção aos programas mistos envolvendo atrações de palco e tela, de maneira a compreender a sala de cinema enquanto espaço privilegiado na articulação de relações intermidiáticas entre cinema, teatro, música e outras práticas artísticas e culturais.This article investigates activities at the Teatro Santa Helena, in São Paulo, during 1927, when this cineteatro was at the forefront of the programming strategies undertaken by the consortium of Metro-Goldwyn-Mayer and Empresas Reunidas, the largest exhibition chain in the city. Film practices and film reception are addressed, with special attention to mixed programs involving stage and screen attractions, to understand movie theaters as privileged spaces for intermedial relations between cinema, stage, music, and other artistic and cultural practices.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13858910.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138589Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 19-38Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 19-382316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138589/139607Copyright (c) 2018 Luciana Corrêa de Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Luciana Corrêa de2024-03-21T13:28:44Zoai:revistas.usp.br:article/138589Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:44Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927)
“Cinema as event”: stage and screen attractions at the cineteatro Santa Helena in São Paulo (1927)
title “Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927)
spellingShingle “Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927)
Araújo, Luciana Corrêa de
cinema silencioso
exibição cinematográfica
intermidialidade
silent cinema
film exhibition
intermediality
title_short “Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927)
title_full “Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927)
title_fullStr “Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927)
title_full_unstemmed “Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927)
title_sort “Cinema como evento”: atrações de palco e tela no cineteatro Santa Helena em São Paulo (1927)
author Araújo, Luciana Corrêa de
author_facet Araújo, Luciana Corrêa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Luciana Corrêa de
dc.subject.por.fl_str_mv cinema silencioso
exibição cinematográfica
intermidialidade
silent cinema
film exhibition
intermediality
topic cinema silencioso
exibição cinematográfica
intermidialidade
silent cinema
film exhibition
intermediality
description Este artigo investiga as atividades no Teatro Santa Helena, em São Paulo, ao longo de 1927, quando esse cineteatro esteve à frente das estratégias de programação empreendidas pelo consórcio firmado entre a Metro-Goldwyn-Mayer e a Empresas Reunidas, principal cadeia exibidora da cidade. São abordados aspectos relacionados às práticas e à recepção cinematográficas, com particular atenção aos programas mistos envolvendo atrações de palco e tela, de maneira a compreender a sala de cinema enquanto espaço privilegiado na articulação de relações intermidiáticas entre cinema, teatro, música e outras práticas artísticas e culturais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138589
10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138589
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138589
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138589/139607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Luciana Corrêa de Araújo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Luciana Corrêa de Araújo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 19-38
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 19-38
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526726737920