O testemunho do inimigo: o confronto na elaboração do passado em Rithy Panh

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ito, Tomyo Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147848
Resumo: O artigo analisa o filme Duch, le maître des forges de l’enfer (Duch, o mestre das forjas do inferno, 2012), de Rithy Panh, a partir das considerações sobre o estabelecimento de uma relação com o inimigo formuladas por Comolli em 2008. Dentro das narrativas das catástrofes, em que é preciso dar conta de um passado traumático, o testemunho e o uso de arquivos na produção de espaços de memória são feitos, em sua maioria, sob o ponto de vista das vítimas. O filme traz outra perspectiva ao trabalhar contra o esquecimento por meio da palavra do ditador. Cabe à obra confrontar como Kaing Guek Eav tenta tomar a palavra, usando para isso situações na mise-en-scène e de associações na montagem.
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