O testemunho do inimigo: o confronto na elaboração do passado em Rithy Panh
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147848 |
Resumo: | O artigo analisa o filme Duch, le maître des forges de l’enfer (Duch, o mestre das forjas do inferno, 2012), de Rithy Panh, a partir das considerações sobre o estabelecimento de uma relação com o inimigo formuladas por Comolli em 2008. Dentro das narrativas das catástrofes, em que é preciso dar conta de um passado traumático, o testemunho e o uso de arquivos na produção de espaços de memória são feitos, em sua maioria, sob o ponto de vista das vítimas. O filme traz outra perspectiva ao trabalhar contra o esquecimento por meio da palavra do ditador. Cabe à obra confrontar como Kaing Guek Eav tenta tomar a palavra, usando para isso situações na mise-en-scène e de associações na montagem. |
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O testemunho do inimigo: o confronto na elaboração do passado em Rithy PanhThe testimony of the enemy: the confrontation in the elaboration of the past in Rithy PanhdocumentarymemoryaestheticstestimonyarchivedocumentáriotestemunhoestéticaarquivomemóriaO artigo analisa o filme Duch, le maître des forges de l’enfer (Duch, o mestre das forjas do inferno, 2012), de Rithy Panh, a partir das considerações sobre o estabelecimento de uma relação com o inimigo formuladas por Comolli em 2008. Dentro das narrativas das catástrofes, em que é preciso dar conta de um passado traumático, o testemunho e o uso de arquivos na produção de espaços de memória são feitos, em sua maioria, sob o ponto de vista das vítimas. O filme traz outra perspectiva ao trabalhar contra o esquecimento por meio da palavra do ditador. Cabe à obra confrontar como Kaing Guek Eav tenta tomar a palavra, usando para isso situações na mise-en-scène e de associações na montagem.This article analyzes the film Duch, le maître des forges de l’enfer (Duch, the master of the forges of hell, 2012) by Rithy Panh, from the considerations of establishing a relationship with the enemy elaborated by Comolli in 2008. Within the narratives of catastrophes, where a traumatic past must be dealt with, the testimony and the use of archives in the production of historical memories are mostly done from the victims’ point of view. The film brings another perspective when facing oblivion through a dictator’s word. Thus, the film must confront Kaing Guek Eav’s attempts to take the floor by creating situations in the mise-en-scène and associations in its montage.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14784810.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147848Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 51 (2019): Dossiê: História e AudiovisualSignificação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 51 (2019): Dossiê: História e Audiovisual2316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147848/150405https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147848/151542Copyright (c) 2019 Tomyo Costa Itohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessIto, Tomyo Costa2024-03-21T13:28:21Zoai:revistas.usp.br:article/147848Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:21Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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