Negando o conexionismo: Notas Flanantes e Sábado à Noite ou como ficar à altura do risco do real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Migliorin, Cezar
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68094
Resumo: Discuto neste artigo as formas como alguns documentários contemporâneos brasileiros lidam com o que chamamos o risco do real, expressão do teórico e cineasta francês Jean Louis Comolli e largamente utilizada pela crítica para indicar o “lugar” em que o cineasta deveria se encontrar na  sua relação com o real. Estar sob o risco do real aparece como a garantia de uma imagem compartilhada entre os “atores” de um documentário. Estar sob o risco do real é o paradigma do chamado documentário moderno e está incorporado à produção brasileira recente. Uma importante diversidade de formas e estilos, dispositivos e práticas aparecem nesta recente produção. Aqui desenvolvo a questão do risco do real em relação ao papel que o conexionismo passou a ter no capitalismo contemporâneo e o diálogo de dois documentários brasileiros, Sábado à noite (2007), de Ivo Lopes e de Notas Flanantes (2008) de Clarissa Campolina, com seus dispositivos e com os desafios da imagem contemporânea.
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spelling Negando o conexionismo: Notas Flanantes e Sábado à Noite ou como ficar à altura do risco do realNegando o conexionismo: Notas Flanantes e Sábado à Noite ou como ficar à altura do risco do realBrazilian documentaryApparatusContemporary capitalismo.Documentário brasileiroDispositivoCapitalismo contemporâneo.Discuto neste artigo as formas como alguns documentários contemporâneos brasileiros lidam com o que chamamos o risco do real, expressão do teórico e cineasta francês Jean Louis Comolli e largamente utilizada pela crítica para indicar o “lugar” em que o cineasta deveria se encontrar na  sua relação com o real. Estar sob o risco do real aparece como a garantia de uma imagem compartilhada entre os “atores” de um documentário. Estar sob o risco do real é o paradigma do chamado documentário moderno e está incorporado à produção brasileira recente. Uma importante diversidade de formas e estilos, dispositivos e práticas aparecem nesta recente produção. Aqui desenvolvo a questão do risco do real em relação ao papel que o conexionismo passou a ter no capitalismo contemporâneo e o diálogo de dois documentários brasileiros, Sábado à noite (2007), de Ivo Lopes e de Notas Flanantes (2008) de Clarissa Campolina, com seus dispositivos e com os desafios da imagem contemporânea.In this paper I discuss the way in which a selection of contemporary Brazilian documentaries relate themselves to what has been called “the risk of the real”, an expression coined by the French critic and filmmaker Jean Louis Comolli, which has been widely used by scholars to identify the “place” the filmmaker should occupy in relation to the real and to the other. Being at “the risk of the real” evolves as a commitment to a shared image of the self and the other. This concept emerges as something of a paradigm for the so-called modern documentary and it  is widely embraced by contemporary Brazilian production. An importante diversity of forms and styles, mechanisms and procedures take part in this practice. One of my lines of argument is that this tension is part of a distance these films intend to create in relation to contemporary forms of power and contemporary connectionist capitalism, as studied by Boltanski, and Chiapello (The new spirit of the capitalism). I specifically refer to two recent documentaries that in my opinion face this problem and dialogue with the limits of “the risk of the real”; Sábado à noite (2007), by Ivo Lopes and Notas Flanantes (2008) by Clarissa Campolina.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6809410.11606/issn.2316-7114.sig.2009.68094Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 36 No. 32 (2009); 101-116Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 36 n. 32 (2009); 101-1162316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68094/70652Copyright (c) 2009 Cezar Migliorinhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMigliorin, Cezar2019-04-01T19:55:45Zoai:revistas.usp.br:article/68094Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:55:45Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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