O saber do espectador e o saber do telespectador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65583 |
Resumo: | O artigo discute questões básicas de narratologia, a partir de uma crítica a posições defendidas por Gérard Genette, mostrando que tal concepção não se ajusta bem aos textos visuais do cinema e da televisão. Começa por estabelecer uma distinção entre ver e saber, imbricadas nas relações narratológicas, que os teóricos desta disciplina costumam utilizar indiferentemente. Convoca, para ilustrar sua proposta, um exemplo heurístico, o atentado de 11 de setembro perpetrado contra o World Trade Center. Mostra, então, que o ver não pode deixar de prescindir do saber - as imagens do atentado, por si mesmas, não são reconhecidas enquanto o telespectador não consegue estabelecer um laço entre elas e uma dimensão do mundo que, em TV, aparece vinculada ao real ou ao fictício ou ao lúdico. A partir da análise do evento, revela que as imagens só podem ser aceitas como violentas quando perpassam pela somatização humana. |
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O saber do espectador e o saber do telespectadorO saber do espectador e o saber do telespectadorNarratologiaVerSaberTelevisãoAtentado de 11 de setembro.NarratologySeeingKnowingTelevisionSeptember 11thO artigo discute questões básicas de narratologia, a partir de uma crítica a posições defendidas por Gérard Genette, mostrando que tal concepção não se ajusta bem aos textos visuais do cinema e da televisão. Começa por estabelecer uma distinção entre ver e saber, imbricadas nas relações narratológicas, que os teóricos desta disciplina costumam utilizar indiferentemente. Convoca, para ilustrar sua proposta, um exemplo heurístico, o atentado de 11 de setembro perpetrado contra o World Trade Center. Mostra, então, que o ver não pode deixar de prescindir do saber - as imagens do atentado, por si mesmas, não são reconhecidas enquanto o telespectador não consegue estabelecer um laço entre elas e uma dimensão do mundo que, em TV, aparece vinculada ao real ou ao fictício ou ao lúdico. A partir da análise do evento, revela que as imagens só podem ser aceitas como violentas quando perpassam pela somatização humana.This article discusses basic questions of narratology, from a criticism to different opinions defended by Gerard Genette, demonstrating that such conceptions does not fit to the visual texts of the cinema and television. It begins by establishing a distinction between seeing and knowing embedded in the narratologic relations, which are indifferently utilized by this discipline theorists. It convokes, in order to illustrate its purpose, a heuristic example: the September 11th attempt, perpetrated against the World Trade Center. This way, it shows that seeing is related to knowing - the images of the attempt, by themselves, are not recognized while the viewer can not establish a link between them and a dimension of the world which, on TV, appears linked to the real, to the fictional or to the ludic. From the analysis of the mentioned event, it reveals that the images just can be accepted as violent when passes through the human somatization.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2004-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6558310.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65583Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 31 No. 21 (2004); 63-84Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 31 n. 21 (2004); 63-842316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65583/68195Copyright (c) 2004 François Josthttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJost, François2019-04-01T20:12:23Zoai:revistas.usp.br:article/65583Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:12:23Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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