Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | InCID |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/100887 |
Resumo: | Este estudo aborda o uso do design thinking como ferramenta de interação e aproximação entre os colaboradores, comunidade e usuários da Biblioteca da Universidade do Estado de Santa Catarina (BU/UDESC). Essa nova abordagem de inovação, voltada para o design thinking, possibilita agregar valor às propostas a serem implantadas, pois são pensadas e estruturadas de forma participativa. O objetivo do estudo é utilizar as técnicas do design thinking como ferramenta para geração de serviços inovadores na BU/UDESC. A metodologia adotada foi um estudo de caso, com uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados métodos de entrevistas e grupo focal, realizados com a comunidade local, docentes, discentes e bibliotecários da UDESC. Após a conclusão das fases iniciais do design thinking, partiu-se para a fase da Prototipação em que se realizou a tangibilização da ideia principal, ou seja, propor a criação do Espaço Acessível para atender a pessoas com deficiência na BU/UDESC. Entende-se que a ideia é passível de ser colocada em prática, contribuindo para disponibilizar informações de qualidade e promover a acessibilidade informacional no ambiente da biblioteca universitária. |
id |
USP-15_313b3a1e69e021d7f80716bca6f46b01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/100887 |
network_acronym_str |
USP-15 |
network_name_str |
InCID |
repository_id_str |
|
spelling |
Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESCDesign thinkingInovaçãoBiblioteca universitáriaAcessibilidade.Este estudo aborda o uso do design thinking como ferramenta de interação e aproximação entre os colaboradores, comunidade e usuários da Biblioteca da Universidade do Estado de Santa Catarina (BU/UDESC). Essa nova abordagem de inovação, voltada para o design thinking, possibilita agregar valor às propostas a serem implantadas, pois são pensadas e estruturadas de forma participativa. O objetivo do estudo é utilizar as técnicas do design thinking como ferramenta para geração de serviços inovadores na BU/UDESC. A metodologia adotada foi um estudo de caso, com uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados métodos de entrevistas e grupo focal, realizados com a comunidade local, docentes, discentes e bibliotecários da UDESC. Após a conclusão das fases iniciais do design thinking, partiu-se para a fase da Prototipação em que se realizou a tangibilização da ideia principal, ou seja, propor a criação do Espaço Acessível para atender a pessoas com deficiência na BU/UDESC. Entende-se que a ideia é passível de ser colocada em prática, contribuindo para disponibilizar informações de qualidade e promover a acessibilidade informacional no ambiente da biblioteca universitária.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2015-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/10088710.11606/issn.2178-2075.v6i2p66-83InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 6 n. 2 (2015); 66-832178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/100887/103945Copyright (c) 2015 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJuliani, Jordan PauleskyCavaglieri, MarceloMachado, Raquel Bernadete2015-10-02T18:38:25ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC |
title |
Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC |
spellingShingle |
Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC Juliani, Jordan Paulesky Design thinking Inovação Biblioteca universitária Acessibilidade. |
title_short |
Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC |
title_full |
Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC |
title_fullStr |
Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC |
title_full_unstemmed |
Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC |
title_sort |
Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC |
author |
Juliani, Jordan Paulesky |
author_facet |
Juliani, Jordan Paulesky Cavaglieri, Marcelo Machado, Raquel Bernadete |
author_role |
author |
author2 |
Cavaglieri, Marcelo Machado, Raquel Bernadete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juliani, Jordan Paulesky Cavaglieri, Marcelo Machado, Raquel Bernadete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design thinking Inovação Biblioteca universitária Acessibilidade. |
topic |
Design thinking Inovação Biblioteca universitária Acessibilidade. |
description |
Este estudo aborda o uso do design thinking como ferramenta de interação e aproximação entre os colaboradores, comunidade e usuários da Biblioteca da Universidade do Estado de Santa Catarina (BU/UDESC). Essa nova abordagem de inovação, voltada para o design thinking, possibilita agregar valor às propostas a serem implantadas, pois são pensadas e estruturadas de forma participativa. O objetivo do estudo é utilizar as técnicas do design thinking como ferramenta para geração de serviços inovadores na BU/UDESC. A metodologia adotada foi um estudo de caso, com uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados métodos de entrevistas e grupo focal, realizados com a comunidade local, docentes, discentes e bibliotecários da UDESC. Após a conclusão das fases iniciais do design thinking, partiu-se para a fase da Prototipação em que se realizou a tangibilização da ideia principal, ou seja, propor a criação do Espaço Acessível para atender a pessoas com deficiência na BU/UDESC. Entende-se que a ideia é passível de ser colocada em prática, contribuindo para disponibilizar informações de qualidade e promover a acessibilidade informacional no ambiente da biblioteca universitária. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/100887 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p66-83 |
url |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/100887 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-2075.v6i2p66-83 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/100887/103945 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 6 n. 2 (2015); 66-83 2178-2075 reponame:InCID instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
InCID |
collection |
InCID |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1787713839012249600 |