Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliani, Jordan Paulesky
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cavaglieri, Marcelo, Machado, Raquel Bernadete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InCID
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/100887
Resumo: Este estudo aborda o uso do design thinking como ferramenta de interação e aproximação entre os colaboradores, comunidade e usuários da Biblioteca da Universidade do Estado de Santa Catarina (BU/UDESC). Essa nova abordagem de inovação, voltada para o design thinking, possibilita agregar valor às propostas a serem implantadas, pois são pensadas e estruturadas de forma participativa. O objetivo do estudo é utilizar as técnicas do design thinking como ferramenta para geração de serviços inovadores na BU/UDESC. A metodologia adotada foi um estudo de caso, com uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados métodos de entrevistas e grupo focal, realizados com a comunidade local, docentes, discentes e bibliotecários da UDESC. Após a conclusão das fases iniciais do design thinking, partiu-se para a fase da Prototipação em que se realizou a tangibilização da ideia principal, ou seja, propor a criação do Espaço Acessível para atender a pessoas com deficiência na BU/UDESC. Entende-se que a ideia é passível de ser colocada em prática, contribuindo para disponibilizar informações de qualidade e promover a acessibilidade informacional no ambiente da biblioteca universitária.
id USP-15_313b3a1e69e021d7f80716bca6f46b01
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/100887
network_acronym_str USP-15
network_name_str InCID
repository_id_str
spelling Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESCDesign thinkingInovaçãoBiblioteca universitáriaAcessibilidade.Este estudo aborda o uso do design thinking como ferramenta de interação e aproximação entre os colaboradores, comunidade e usuários da Biblioteca da Universidade do Estado de Santa Catarina (BU/UDESC). Essa nova abordagem de inovação, voltada para o design thinking, possibilita agregar valor às propostas a serem implantadas, pois são pensadas e estruturadas de forma participativa. O objetivo do estudo é utilizar as técnicas do design thinking como ferramenta para geração de serviços inovadores na BU/UDESC. A metodologia adotada foi um estudo de caso, com uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados métodos de entrevistas e grupo focal, realizados com a comunidade local, docentes, discentes e bibliotecários da UDESC. Após a conclusão das fases iniciais do design thinking, partiu-se para a fase da Prototipação em que se realizou a tangibilização da ideia principal, ou seja, propor a criação do Espaço Acessível para atender a pessoas com deficiência na BU/UDESC. Entende-se que a ideia é passível de ser colocada em prática, contribuindo para disponibilizar informações de qualidade e promover a acessibilidade informacional no ambiente da biblioteca universitária.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2015-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/10088710.11606/issn.2178-2075.v6i2p66-83InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 6 n. 2 (2015); 66-832178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/100887/103945Copyright (c) 2015 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJuliani, Jordan PauleskyCavaglieri, MarceloMachado, Raquel Bernadete2015-10-02T18:38:25ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB
dc.title.none.fl_str_mv Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC
title Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC
spellingShingle Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC
Juliani, Jordan Paulesky
Design thinking
Inovação
Biblioteca universitária
Acessibilidade.
title_short Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC
title_full Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC
title_fullStr Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC
title_full_unstemmed Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC
title_sort Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC
author Juliani, Jordan Paulesky
author_facet Juliani, Jordan Paulesky
Cavaglieri, Marcelo
Machado, Raquel Bernadete
author_role author
author2 Cavaglieri, Marcelo
Machado, Raquel Bernadete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliani, Jordan Paulesky
Cavaglieri, Marcelo
Machado, Raquel Bernadete
dc.subject.por.fl_str_mv Design thinking
Inovação
Biblioteca universitária
Acessibilidade.
topic Design thinking
Inovação
Biblioteca universitária
Acessibilidade.
description Este estudo aborda o uso do design thinking como ferramenta de interação e aproximação entre os colaboradores, comunidade e usuários da Biblioteca da Universidade do Estado de Santa Catarina (BU/UDESC). Essa nova abordagem de inovação, voltada para o design thinking, possibilita agregar valor às propostas a serem implantadas, pois são pensadas e estruturadas de forma participativa. O objetivo do estudo é utilizar as técnicas do design thinking como ferramenta para geração de serviços inovadores na BU/UDESC. A metodologia adotada foi um estudo de caso, com uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados métodos de entrevistas e grupo focal, realizados com a comunidade local, docentes, discentes e bibliotecários da UDESC. Após a conclusão das fases iniciais do design thinking, partiu-se para a fase da Prototipação em que se realizou a tangibilização da ideia principal, ou seja, propor a criação do Espaço Acessível para atender a pessoas com deficiência na BU/UDESC. Entende-se que a ideia é passível de ser colocada em prática, contribuindo para disponibilizar informações de qualidade e promover a acessibilidade informacional no ambiente da biblioteca universitária.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/100887
10.11606/issn.2178-2075.v6i2p66-83
url https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/100887
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p66-83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/100887/103945
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 6 n. 2 (2015); 66-83
2178-2075
reponame:InCID
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str InCID
collection InCID
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1787713839012249600