Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sabrina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Karpinski, Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InCID
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731
Resumo: A pesquisa aborda o tema da Interdisciplinaridade no escopo do ensino de graduação. O tema foi desenvolvido a partir de análise comparativa entre os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Buscando fazer a aproximação de duas formações distintas, se questionou se existem evidências de interfaces referentes à formação em Biblioteconomia e Sistemas de Informação, uma vez que ambos apresentam ênfase em conteúdos relacionados à informação e à tecnologia. Como objetivo, o presente trabalho buscou analisar aspectos interdisciplinares presentes nos projetos pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, de abordagem qualiquantitativa, com procedimentos técnicos de revisão bibliográfica e análise documental. Como resultados apresenta-se um panorama da formação profissional a partir dos objetivos gerais, específicos e do perfil do egresso constantes nos referidos projetos pedagógicos dos cursos. Os resultados apontam que a interface interdisciplinar dos cursos se dá nos aspectos da gestão da informação, do tratamento da informação e em projetos de sistemas de informação. Conclui-se que os dois cursos podem buscar apoio/cooperação um do outro, tanto na automatização de sistemas, dado pelo profissional de Sistemas de Informação, quanto na organização/gestão das demandas por Tecnologias de Informação e Comunicação, expertise que faz parte do perfil profissional do bibliotecário.
id USP-15_8305eafb33f7933c309cf3742d869410
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/190731
network_acronym_str USP-15
network_name_str InCID
repository_id_str
spelling Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa CatarinaFormação profissional em Biblioteconomia e Sistemas de Informação: as interfaces dos cursos da Universidade Federal de Santa CatarinaInterdisciplinarityProfessional QualificationCourse Pedagogical ProjectLibrary ScienceInformation SystemsInterdisciplinaridadeFormação ProfissionalProjeto Pedagógico do CursoBiblioteconomiaSistemas de InformaçãoA pesquisa aborda o tema da Interdisciplinaridade no escopo do ensino de graduação. O tema foi desenvolvido a partir de análise comparativa entre os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Buscando fazer a aproximação de duas formações distintas, se questionou se existem evidências de interfaces referentes à formação em Biblioteconomia e Sistemas de Informação, uma vez que ambos apresentam ênfase em conteúdos relacionados à informação e à tecnologia. Como objetivo, o presente trabalho buscou analisar aspectos interdisciplinares presentes nos projetos pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, de abordagem qualiquantitativa, com procedimentos técnicos de revisão bibliográfica e análise documental. Como resultados apresenta-se um panorama da formação profissional a partir dos objetivos gerais, específicos e do perfil do egresso constantes nos referidos projetos pedagógicos dos cursos. Os resultados apontam que a interface interdisciplinar dos cursos se dá nos aspectos da gestão da informação, do tratamento da informação e em projetos de sistemas de informação. Conclui-se que os dois cursos podem buscar apoio/cooperação um do outro, tanto na automatização de sistemas, dado pelo profissional de Sistemas de Informação, quanto na organização/gestão das demandas por Tecnologias de Informação e Comunicação, expertise que faz parte do perfil profissional do bibliotecário.The research addresses the theme of Interdisciplinarity in the scope of Professional Training. The theme was developed from a comparative analysis between the pedagogical projects of the Library Science and Information Science courses at the Federal University of Santa Catarina. Seeking to make an approximation of two distinct formations, questioning whether there is interfaces evidence related to Library Science and Information Science as both contents are related with information and technology. As an objective, the present work sought to analyze interdisciplinary aspects present in the Library Science and Information Science pedagogical projects. This is an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach and technical bibliographic review procedures and document analysis. As a result, a professional formation overview built with the general and specific objectives and the profile of the graduate of the pedagogical projects. The results also show that an interdisciplinary interface of the courses takes place in the aspects of information management, information treatment and information systems projects. It is concluded that both courses can seek support/formation from each other, in the systems automation, given by the Information Science professional, and in the organization / management of Information and Communication Technologies demands, expertise that is part of the librarian's professional profile.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/19073110.11606/issn.2178-2075.v13i1p301-325InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 301-3252178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731/183734Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, SabrinaKarpinski, Cezar2022-07-01T18:48:56ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB
dc.title.none.fl_str_mv Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina
Formação profissional em Biblioteconomia e Sistemas de Informação: as interfaces dos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina
title Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina
spellingShingle Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina
Martins, Sabrina
Interdisciplinarity
Professional Qualification
Course Pedagogical Project
Library Science
Information Systems
Interdisciplinaridade
Formação Profissional
Projeto Pedagógico do Curso
Biblioteconomia
Sistemas de Informação
title_short Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina
title_full Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina
title_fullStr Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina
title_full_unstemmed Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina
title_sort Professional training in Library Science and Information Systems: the interfaces of the courses at the Federal University of Santa Catarina
author Martins, Sabrina
author_facet Martins, Sabrina
Karpinski, Cezar
author_role author
author2 Karpinski, Cezar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sabrina
Karpinski, Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinarity
Professional Qualification
Course Pedagogical Project
Library Science
Information Systems
Interdisciplinaridade
Formação Profissional
Projeto Pedagógico do Curso
Biblioteconomia
Sistemas de Informação
topic Interdisciplinarity
Professional Qualification
Course Pedagogical Project
Library Science
Information Systems
Interdisciplinaridade
Formação Profissional
Projeto Pedagógico do Curso
Biblioteconomia
Sistemas de Informação
description A pesquisa aborda o tema da Interdisciplinaridade no escopo do ensino de graduação. O tema foi desenvolvido a partir de análise comparativa entre os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Buscando fazer a aproximação de duas formações distintas, se questionou se existem evidências de interfaces referentes à formação em Biblioteconomia e Sistemas de Informação, uma vez que ambos apresentam ênfase em conteúdos relacionados à informação e à tecnologia. Como objetivo, o presente trabalho buscou analisar aspectos interdisciplinares presentes nos projetos pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, de abordagem qualiquantitativa, com procedimentos técnicos de revisão bibliográfica e análise documental. Como resultados apresenta-se um panorama da formação profissional a partir dos objetivos gerais, específicos e do perfil do egresso constantes nos referidos projetos pedagógicos dos cursos. Os resultados apontam que a interface interdisciplinar dos cursos se dá nos aspectos da gestão da informação, do tratamento da informação e em projetos de sistemas de informação. Conclui-se que os dois cursos podem buscar apoio/cooperação um do outro, tanto na automatização de sistemas, dado pelo profissional de Sistemas de Informação, quanto na organização/gestão das demandas por Tecnologias de Informação e Comunicação, expertise que faz parte do perfil profissional do bibliotecário.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731
10.11606/issn.2178-2075.v13i1p301-325
url https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p301-325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731/183734
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 301-325
2178-2075
reponame:InCID
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str InCID
collection InCID
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1787713838142980096