Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, P.V.
Data de Publicação: 1993
Outros Autores: Love, H.G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Agrícola (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20152
Resumo: A dificuldade de gerenciar recursos e proporcionar melhores condições de ensino para os estudantes são algumas das deficiência das Escolas Técnicas Agrícolas (ETAs) brasileiras, problemas parcialmente superados por algumas escolas que adotaram a chamada Cooperativa-Escola. Neste trabalho, procura-se discutir alguns aspectos filosóficos referentes às ETAs e como a Cooperativa-Escola pode ajudar a solucionar seus principais problemas educativos e administrativos; um estudo de caso utilizando-se a técnica de auditoria administrativa foi desenvolvido numa ETA cuja Cooperativa-Escola é considerada um modelo de bom funcionamento e alguns procedimentos foram descritos, objetivando-se estender a prática de Cooperativa-Escola para outras escolas técnicas agrícolas brasileiras.
id USP-18_ee5d518fb4de8141371b50566b8021e3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/20152
network_acronym_str USP-18
network_name_str Scientia Agrícola (Online)
repository_id_str
spelling Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas Cooperative-school at the Agricultural Technical Schools Escola Técnica AgrícolaCooperativa-EscolaAuditoria AdministrativaAgricultural Technical SchoolCooperative-SchoolManagement Audit A dificuldade de gerenciar recursos e proporcionar melhores condições de ensino para os estudantes são algumas das deficiência das Escolas Técnicas Agrícolas (ETAs) brasileiras, problemas parcialmente superados por algumas escolas que adotaram a chamada Cooperativa-Escola. Neste trabalho, procura-se discutir alguns aspectos filosóficos referentes às ETAs e como a Cooperativa-Escola pode ajudar a solucionar seus principais problemas educativos e administrativos; um estudo de caso utilizando-se a técnica de auditoria administrativa foi desenvolvido numa ETA cuja Cooperativa-Escola é considerada um modelo de bom funcionamento e alguns procedimentos foram descritos, objetivando-se estender a prática de Cooperativa-Escola para outras escolas técnicas agrícolas brasileiras. Some of the problems with the Brazilian public Agricultural Technical School systems (ETAs) are related to resource management and the need to improve teaching and learning conditions. Those deficiencies were partially corrected after setting up Cooperative-Schools that allow the ETAs to raise and to administrate funds. Administrative procedures of the ETAs and how the Cooperative-School could help solving their main educational and adminsitrative problems are discussed in this research. A case study using the management audit technique was developed in one ETA with a well known Cooperative-School. Some observed procedures are described with the intention of extending the practice of Cooperative-Schools to other Brazilian Agricultural Technical Schools. Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz1993-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sa/article/view/2015210.1590/S0103-90161993000300028Scientia Agricola; v. 50 n. 3 (1993); 509-516Scientia Agricola; Vol. 50 Núm. 3 (1993); 509-516Scientia Agricola; Vol. 50 No. 3 (1993); 509-5161678-992X0103-9016reponame:Scientia Agrícola (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20152/22269Copyright (c) 2015 Scientia Agricolainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, P.V.Love, H.G.2015-07-07T11:11:36Zoai:revistas.usp.br:article/20152Revistahttp://revistas.usp.br/sa/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpscientia@usp.br||alleoni@usp.br1678-992X0103-9016opendoar:2015-07-07T11:11:36Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas
Cooperative-school at the Agricultural Technical Schools
title Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas
spellingShingle Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas
Marques, P.V.
Escola Técnica Agrícola
Cooperativa-Escola
Auditoria Administrativa
Agricultural Technical School
Cooperative-School
Management Audit
title_short Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas
title_full Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas
title_fullStr Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas
title_full_unstemmed Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas
title_sort Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas
author Marques, P.V.
author_facet Marques, P.V.
Love, H.G.
author_role author
author2 Love, H.G.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, P.V.
Love, H.G.
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Técnica Agrícola
Cooperativa-Escola
Auditoria Administrativa
Agricultural Technical School
Cooperative-School
Management Audit
topic Escola Técnica Agrícola
Cooperativa-Escola
Auditoria Administrativa
Agricultural Technical School
Cooperative-School
Management Audit
description A dificuldade de gerenciar recursos e proporcionar melhores condições de ensino para os estudantes são algumas das deficiência das Escolas Técnicas Agrícolas (ETAs) brasileiras, problemas parcialmente superados por algumas escolas que adotaram a chamada Cooperativa-Escola. Neste trabalho, procura-se discutir alguns aspectos filosóficos referentes às ETAs e como a Cooperativa-Escola pode ajudar a solucionar seus principais problemas educativos e administrativos; um estudo de caso utilizando-se a técnica de auditoria administrativa foi desenvolvido numa ETA cuja Cooperativa-Escola é considerada um modelo de bom funcionamento e alguns procedimentos foram descritos, objetivando-se estender a prática de Cooperativa-Escola para outras escolas técnicas agrícolas brasileiras.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20152
10.1590/S0103-90161993000300028
url https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20152
identifier_str_mv 10.1590/S0103-90161993000300028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20152/22269
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Scientia Agricola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Scientia Agricola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Agricola; v. 50 n. 3 (1993); 509-516
Scientia Agricola; Vol. 50 Núm. 3 (1993); 509-516
Scientia Agricola; Vol. 50 No. 3 (1993); 509-516
1678-992X
0103-9016
reponame:Scientia Agrícola (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Scientia Agrícola (Online)
collection Scientia Agrícola (Online)
repository.name.fl_str_mv Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv scientia@usp.br||alleoni@usp.br
_version_ 1800222783441993728