Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Agrícola (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20152 |
Resumo: | A dificuldade de gerenciar recursos e proporcionar melhores condições de ensino para os estudantes são algumas das deficiência das Escolas Técnicas Agrícolas (ETAs) brasileiras, problemas parcialmente superados por algumas escolas que adotaram a chamada Cooperativa-Escola. Neste trabalho, procura-se discutir alguns aspectos filosóficos referentes às ETAs e como a Cooperativa-Escola pode ajudar a solucionar seus principais problemas educativos e administrativos; um estudo de caso utilizando-se a técnica de auditoria administrativa foi desenvolvido numa ETA cuja Cooperativa-Escola é considerada um modelo de bom funcionamento e alguns procedimentos foram descritos, objetivando-se estender a prática de Cooperativa-Escola para outras escolas técnicas agrícolas brasileiras. |
id |
USP-18_ee5d518fb4de8141371b50566b8021e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/20152 |
network_acronym_str |
USP-18 |
network_name_str |
Scientia Agrícola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas Cooperative-school at the Agricultural Technical Schools Escola Técnica AgrícolaCooperativa-EscolaAuditoria AdministrativaAgricultural Technical SchoolCooperative-SchoolManagement Audit A dificuldade de gerenciar recursos e proporcionar melhores condições de ensino para os estudantes são algumas das deficiência das Escolas Técnicas Agrícolas (ETAs) brasileiras, problemas parcialmente superados por algumas escolas que adotaram a chamada Cooperativa-Escola. Neste trabalho, procura-se discutir alguns aspectos filosóficos referentes às ETAs e como a Cooperativa-Escola pode ajudar a solucionar seus principais problemas educativos e administrativos; um estudo de caso utilizando-se a técnica de auditoria administrativa foi desenvolvido numa ETA cuja Cooperativa-Escola é considerada um modelo de bom funcionamento e alguns procedimentos foram descritos, objetivando-se estender a prática de Cooperativa-Escola para outras escolas técnicas agrícolas brasileiras. Some of the problems with the Brazilian public Agricultural Technical School systems (ETAs) are related to resource management and the need to improve teaching and learning conditions. Those deficiencies were partially corrected after setting up Cooperative-Schools that allow the ETAs to raise and to administrate funds. Administrative procedures of the ETAs and how the Cooperative-School could help solving their main educational and adminsitrative problems are discussed in this research. A case study using the management audit technique was developed in one ETA with a well known Cooperative-School. Some observed procedures are described with the intention of extending the practice of Cooperative-Schools to other Brazilian Agricultural Technical Schools. Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz1993-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sa/article/view/2015210.1590/S0103-90161993000300028Scientia Agricola; v. 50 n. 3 (1993); 509-516Scientia Agricola; Vol. 50 Núm. 3 (1993); 509-516Scientia Agricola; Vol. 50 No. 3 (1993); 509-5161678-992X0103-9016reponame:Scientia Agrícola (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20152/22269Copyright (c) 2015 Scientia Agricolainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, P.V.Love, H.G.2015-07-07T11:11:36Zoai:revistas.usp.br:article/20152Revistahttp://revistas.usp.br/sa/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpscientia@usp.br||alleoni@usp.br1678-992X0103-9016opendoar:2015-07-07T11:11:36Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas Cooperative-school at the Agricultural Technical Schools |
title |
Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas |
spellingShingle |
Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas Marques, P.V. Escola Técnica Agrícola Cooperativa-Escola Auditoria Administrativa Agricultural Technical School Cooperative-School Management Audit |
title_short |
Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas |
title_full |
Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas |
title_fullStr |
Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas |
title_full_unstemmed |
Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas |
title_sort |
Cooperativa-escola nas Escolas Técnicas Agrícolas |
author |
Marques, P.V. |
author_facet |
Marques, P.V. Love, H.G. |
author_role |
author |
author2 |
Love, H.G. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, P.V. Love, H.G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Técnica Agrícola Cooperativa-Escola Auditoria Administrativa Agricultural Technical School Cooperative-School Management Audit |
topic |
Escola Técnica Agrícola Cooperativa-Escola Auditoria Administrativa Agricultural Technical School Cooperative-School Management Audit |
description |
A dificuldade de gerenciar recursos e proporcionar melhores condições de ensino para os estudantes são algumas das deficiência das Escolas Técnicas Agrícolas (ETAs) brasileiras, problemas parcialmente superados por algumas escolas que adotaram a chamada Cooperativa-Escola. Neste trabalho, procura-se discutir alguns aspectos filosóficos referentes às ETAs e como a Cooperativa-Escola pode ajudar a solucionar seus principais problemas educativos e administrativos; um estudo de caso utilizando-se a técnica de auditoria administrativa foi desenvolvido numa ETA cuja Cooperativa-Escola é considerada um modelo de bom funcionamento e alguns procedimentos foram descritos, objetivando-se estender a prática de Cooperativa-Escola para outras escolas técnicas agrícolas brasileiras. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20152 10.1590/S0103-90161993000300028 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20152 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-90161993000300028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20152/22269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Scientia Agricola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Scientia Agricola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scientia Agricola; v. 50 n. 3 (1993); 509-516 Scientia Agricola; Vol. 50 Núm. 3 (1993); 509-516 Scientia Agricola; Vol. 50 No. 3 (1993); 509-516 1678-992X 0103-9016 reponame:Scientia Agrícola (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Scientia Agrícola (Online) |
collection |
Scientia Agrícola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scientia@usp.br||alleoni@usp.br |
_version_ |
1800222783441993728 |