Uma Revisao Sistematica Sobre o Efeito de Testagem na Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eisenkraemer, Raquel Eloisa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Jaeger, Antonio, Stein, Lilian Milnitsky
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75854
Resumo: Recordar informações previamente memorizadas aumenta a retenção destas informações na memória, um fenômeno chamado “efeito de testagem”. O presente estudo objetivou selecionar e avaliar artigos sobre o efeito de testagem, a fim de verificar a extensão e importância desse fenômeno, trazendo os principais resultados de pesquisas recentes. Para isto, realizou-se uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2006 e 2012, período em que houve um aumento expressivo na quantidade de publicações sobre este tema. A busca dos artigos foi desenvolvida nas bases de dados Web of Science, PubMed e PsycINFO. Os resultados, organizados quanto ao formato de teste (recordação e reconhecimento), indicaram que a realização de testes produz efeitos notavelmente benéficos para a retenção de memórias de longo prazo. Entretanto, uma explanação teórica referente aos processos cognitivos envolvidos neste fenômeno ainda precisa ser desenvolvida e testada uma vez que tal explicação possuiria importantes implicações para o desenvolvimento de práticas educacionais eficazes.
id USP-22_239e7636ca3fc4257175a285a3b11fa2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/75854
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Uma Revisao Sistematica Sobre o Efeito de Testagem na AprendizagemUna Revision Sistematica del Efecto de Prueba en el AprendizajeA Systematic Review of the Testing Effect in LearningRecordar informações previamente memorizadas aumenta a retenção destas informações na memória, um fenômeno chamado “efeito de testagem”. O presente estudo objetivou selecionar e avaliar artigos sobre o efeito de testagem, a fim de verificar a extensão e importância desse fenômeno, trazendo os principais resultados de pesquisas recentes. Para isto, realizou-se uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2006 e 2012, período em que houve um aumento expressivo na quantidade de publicações sobre este tema. A busca dos artigos foi desenvolvida nas bases de dados Web of Science, PubMed e PsycINFO. Os resultados, organizados quanto ao formato de teste (recordação e reconhecimento), indicaram que a realização de testes produz efeitos notavelmente benéficos para a retenção de memórias de longo prazo. Entretanto, uma explanação teórica referente aos processos cognitivos envolvidos neste fenômeno ainda precisa ser desenvolvida e testada uma vez que tal explicação possuiria importantes implicações para o desenvolvimento de práticas educacionais eficazes.Recordar información previamente almacenada aumenta la retención posterior de esta información, un fenómeno llamado de “efecto de prueba”. En el presente estudio se buscó seleccionar y evaluar artículos sobre el efecto de prueba para verificar el alcance y la importancia de este fenómeno, presentando los principales resultados de investigaciones recientes. Para eso, fue llevada a cabo una revisión sistemática de artículos publicados entre 2006 y 2012, periodo en el cual se observó un aumento significativo en el número de publicaciones respecto al tema. La búsqueda de los artículos se realizó en las bases de datos Web of Science, PubMed y PsycINFO. Los resultados, organizados por tipo de prueba (recuerdo y reconocimiento), dan evidencia de que las pruebas producen efectos significativos en beneficio de la retención de información a largo plazo. Por otro lado, una explicación teórica referente a los procesos cognitivos involucrados en este fenómeno tiene que ser desarrollados y evaluados, una vez que se tenga tal explicación se tendrán importantes implicaciones para el desarrollo de prácticas educativas eficientes.The retrieval of a given piece of information from memory increases the long-term retention of that information, a phenomenon often called “testing effect”. The current study aimed to select and review articles on the testing effect to verify the extent and importance of this phenomenon, bringing the main results of recent research. To accomplish this, a systematic review of articles on this subject published between 2006 and 2012 was conducted, a period in which there was an acute increase in the amount of publications on this subject. The articles were searched in the databases Web of Science, PubMed and PsycINFO. The results, which were organized according to test format (recall and recognition tests), demonstrated that tests can be remarkably beneficial to the retention of long-term memories. A theoretical explanation regarding the cognitive processes involved in this phenomenon still needs to be developed and tested. Such explanation would have important implications for the development of efficient educational practices.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/7585410.1590/1982-43272356201314Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 56 (2013); 397-406Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 56 (2013); 397-406Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 56 (2013); 397-4061982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75854/79333Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessEisenkraemer, Raquel EloisaJaeger, Antonio Stein, Lilian Milnitsky2014-03-06T17:25:49Zoai:revistas.usp.br:article/75854Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2014-03-06T17:25:49Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Revisao Sistematica Sobre o Efeito de Testagem na Aprendizagem
Una Revision Sistematica del Efecto de Prueba en el Aprendizaje
A Systematic Review of the Testing Effect in Learning
title Uma Revisao Sistematica Sobre o Efeito de Testagem na Aprendizagem
spellingShingle Uma Revisao Sistematica Sobre o Efeito de Testagem na Aprendizagem
Eisenkraemer, Raquel Eloisa
title_short Uma Revisao Sistematica Sobre o Efeito de Testagem na Aprendizagem
title_full Uma Revisao Sistematica Sobre o Efeito de Testagem na Aprendizagem
title_fullStr Uma Revisao Sistematica Sobre o Efeito de Testagem na Aprendizagem
title_full_unstemmed Uma Revisao Sistematica Sobre o Efeito de Testagem na Aprendizagem
title_sort Uma Revisao Sistematica Sobre o Efeito de Testagem na Aprendizagem
author Eisenkraemer, Raquel Eloisa
author_facet Eisenkraemer, Raquel Eloisa
Jaeger, Antonio
Stein, Lilian Milnitsky
author_role author
author2 Jaeger, Antonio
Stein, Lilian Milnitsky
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eisenkraemer, Raquel Eloisa
Jaeger, Antonio
Stein, Lilian Milnitsky
description Recordar informações previamente memorizadas aumenta a retenção destas informações na memória, um fenômeno chamado “efeito de testagem”. O presente estudo objetivou selecionar e avaliar artigos sobre o efeito de testagem, a fim de verificar a extensão e importância desse fenômeno, trazendo os principais resultados de pesquisas recentes. Para isto, realizou-se uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2006 e 2012, período em que houve um aumento expressivo na quantidade de publicações sobre este tema. A busca dos artigos foi desenvolvida nas bases de dados Web of Science, PubMed e PsycINFO. Os resultados, organizados quanto ao formato de teste (recordação e reconhecimento), indicaram que a realização de testes produz efeitos notavelmente benéficos para a retenção de memórias de longo prazo. Entretanto, uma explanação teórica referente aos processos cognitivos envolvidos neste fenômeno ainda precisa ser desenvolvida e testada uma vez que tal explicação possuiria importantes implicações para o desenvolvimento de práticas educacionais eficazes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75854
10.1590/1982-43272356201314
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75854
identifier_str_mv 10.1590/1982-43272356201314
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75854/79333
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 56 (2013); 397-406
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 56 (2013); 397-406
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 56 (2013); 397-406
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221834208083968