Child Temperament and Gender Differences
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75804 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi analisar estudos sobre o efeito do temperamento e gênero no desenvolvimento, do nascimento até a idade escolar. Uma revisão sistemática foi realizada nas bases PubMed, PsycInfo, Web of Science, LILACS and SciELO. As palavras-chave temperament e gender ou sex differences foram usadas para identificar estudos empíricos publicados entre 2004 e Abril/2009. Os resultados mostraram que nos estudos sobre amostras de crianças com desenvolvimento típico, meninos apresentaram maiores escores do que as meninas nas dimensões Emocionalidade Negativa, Impulsividade, Atividade e Comportamento de Aproximação, enquanto as meninas tinham maiores escores que os meninos nas dimensões Medo, Cooperação e Humor Positivo. O Controle com Esforço foi estudado em crianças com riscos biológicos e psicossociais, nos quais as meninas mostraram maiores escores do que os meninos. Concluindo, houve diferenças nos traços de temperamento ao longo do desenvolvimento de crianças do nascimento até idade escolar associadas com a variável gênero. |
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Child Temperament and Gender DifferencesTemperamento de Crianças e Diferenças de GêneroTemperamento de Ninos y Diferencias de GeneroO objetivo do presente estudo foi analisar estudos sobre o efeito do temperamento e gênero no desenvolvimento, do nascimento até a idade escolar. Uma revisão sistemática foi realizada nas bases PubMed, PsycInfo, Web of Science, LILACS and SciELO. As palavras-chave temperament e gender ou sex differences foram usadas para identificar estudos empíricos publicados entre 2004 e Abril/2009. Os resultados mostraram que nos estudos sobre amostras de crianças com desenvolvimento típico, meninos apresentaram maiores escores do que as meninas nas dimensões Emocionalidade Negativa, Impulsividade, Atividade e Comportamento de Aproximação, enquanto as meninas tinham maiores escores que os meninos nas dimensões Medo, Cooperação e Humor Positivo. O Controle com Esforço foi estudado em crianças com riscos biológicos e psicossociais, nos quais as meninas mostraram maiores escores do que os meninos. Concluindo, houve diferenças nos traços de temperamento ao longo do desenvolvimento de crianças do nascimento até idade escolar associadas com a variável gênero.El objetivo dese estudio fue analizar el efecto del temperamento y género en el desarrollo, del nacimiento hasta la edad escolar. Fue realizada una revisión sistemática en las bases PubMed, PsycInfo, Web of Science, LILACS y SciELO. Las palabras-clave temperament y gender o sex differences fueron utilizadas para identificar estudios empíricos publicados entre el 2004 y Abril/2009. Los resultados mostraron que, en los estudios sobre muestras de niños con desarrollo típico, los chicos tenían mayores escores que las chicas en las dimensiones Emocionalidad Negativa, Impulsividad, Actividad y Comportamiento de Aproximación, mientras las chicas tenían mayores escores que los chicos en las dimensiones Miedo, Cooperación y Humor Positivo. El control con esfuerzo fue estudiado en niños con riesgos biológicos y psicosociales, en el que las chicas tenían mayores escores que los chicos. La conclusión es que hubo diferencias en los trazos de temperamento a lo largo del desarrollo de niños del nacimiento hasta la edad escolar, asociadas a la variable de género.The aim of this study was to analyze studies about the effect of temperament and gender on child development, from birth to school age. A systematic search was performed through PubMed, PsycInfo, Web of Science, LILACS and SciELO. The keywords temperament and gender or sex differences were used to identify empirical studies published between 2004 and April/ 2009. The results showed that studies about child sample with typical development, boys outperformed girls in the dimensions of Negative Emotionality, Impulsivity, Activity and Approaching Behavior, whereas girls outperformed boys in the dimensions of Fear, Cooperation and Positive Mood. Effortful Control was studied in children at biological and psychosocial risks where the girls outperformed boys. In conclusion, there were differences in temperament traits on developmental pathway of children from birth to school-age associated with gender variable.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/7580410.1590/1982-43272354201308Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 54 (2013); 63-72Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 54 (2013); 63-72Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 54 (2013); 63-721982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75804/79279https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75804/79280Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessCosentino-Rocha, LucianaLinhares, Maria Beatriz Martins2014-03-06T14:38:15Zoai:revistas.usp.br:article/75804Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2014-03-06T14:38:15Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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