The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6115 |
Resumo: | O tema das possíveis relações entre as práticas educativas parentais, o desenvolvimento de traços de personalidade e a emergência de perturbações psicopatológicas tem sido alvo de grande interesse por parte de investigadores e clínicos; porém, muitos aspectos acerca das suas possíveis consequências ainda não são suficientemente conhecidos. Neste estudo comparam-se duas amostras - adultos com e sem diagnóstico de depressão - em termos de suas memórias das práticas educativas dos pais na infância e adolescência. Apesar de se tratar de um estudo exploratório, os resultados obtidos indicam uma relação significativa entre determinadas atitudes dos pais (sobreprotecção, rejeição e suporte emocional) e o posterior ajustamento ou perturbação emocional do adulto. |
id |
USP-22_672fc75a9f36b7b65f895150e29eee14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/6115 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances Percepção dos estilos educativos parentais e ajustamento psicológico do adulto: comparação entre indivíduos com e sem perturbações depressivas Estilos educativos parentaisajustamento psicológicoParental educational stylespsychological adjustment O tema das possíveis relações entre as práticas educativas parentais, o desenvolvimento de traços de personalidade e a emergência de perturbações psicopatológicas tem sido alvo de grande interesse por parte de investigadores e clínicos; porém, muitos aspectos acerca das suas possíveis consequências ainda não são suficientemente conhecidos. Neste estudo comparam-se duas amostras - adultos com e sem diagnóstico de depressão - em termos de suas memórias das práticas educativas dos pais na infância e adolescência. Apesar de se tratar de um estudo exploratório, os resultados obtidos indicam uma relação significativa entre determinadas atitudes dos pais (sobreprotecção, rejeição e suporte emocional) e o posterior ajustamento ou perturbação emocional do adulto. The issue of possible relationships between perceived parental rearing styles, the development of personality characteristics and psychopathological disorders is a topic of great interest, as many of its aspects remain insufficiently known. In this study we've compared two samples - depressed versus non-depressed adult subjects - assessing their memories of parental rearing styles in childhood and adolescence. Although this is an exploratory research, the results obtained indicate a significant relationship between a number of parental attitudes (overprotection, rejection and emotional support) and adult adjustment or disturbance. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/611510.1590/S0103-863X2002000300010Paidéia (Ribeirão Preto); v. 12 n. 24 (2002); 215-227 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 No. 24 (2002); 215-227 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 Núm. 24 (2002); 215-227 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6115/7646Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Anabela Fernandes2012-05-01T01:55:23Zoai:revistas.usp.br:article/6115Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-05-01T01:55:23Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances Percepção dos estilos educativos parentais e ajustamento psicológico do adulto: comparação entre indivíduos com e sem perturbações depressivas |
title |
The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances |
spellingShingle |
The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances Araújo, Anabela Fernandes Estilos educativos parentais ajustamento psicológico Parental educational styles psychological adjustment |
title_short |
The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances |
title_full |
The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances |
title_fullStr |
The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances |
title_full_unstemmed |
The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances |
title_sort |
The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances |
author |
Araújo, Anabela Fernandes |
author_facet |
Araújo, Anabela Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Anabela Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilos educativos parentais ajustamento psicológico Parental educational styles psychological adjustment |
topic |
Estilos educativos parentais ajustamento psicológico Parental educational styles psychological adjustment |
description |
O tema das possíveis relações entre as práticas educativas parentais, o desenvolvimento de traços de personalidade e a emergência de perturbações psicopatológicas tem sido alvo de grande interesse por parte de investigadores e clínicos; porém, muitos aspectos acerca das suas possíveis consequências ainda não são suficientemente conhecidos. Neste estudo comparam-se duas amostras - adultos com e sem diagnóstico de depressão - em termos de suas memórias das práticas educativas dos pais na infância e adolescência. Apesar de se tratar de um estudo exploratório, os resultados obtidos indicam uma relação significativa entre determinadas atitudes dos pais (sobreprotecção, rejeição e suporte emocional) e o posterior ajustamento ou perturbação emocional do adulto. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6115 10.1590/S0103-863X2002000300010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6115 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-863X2002000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6115/7646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 12 n. 24 (2002); 215-227 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 No. 24 (2002); 215-227 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 Núm. 24 (2002); 215-227 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221830565330944 |