Analysis of agreement between self-assessment and observed classification of pubertal development among school girls

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Jael de Paula
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Costa Passos, Afonso Dinis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/24278
Resumo: OBJETIVO: Objetivou-se testar a confiabilidade da informação referida acerca do grau de desenvolvimento mamário e dos pêlos pubianos, entre jovens do sexo feminino de diferentes níveis socioeconômicos. MATERIAL E MÉTODO: Foram estudadas 445 escolares matriculadas em três estabelecimentos de ensino da cidade de Ribeirão Preto, SP, Brasil. Após observação de fotos dos diferentes estádios de desenvolvimento, segundo padronização de Tanner, as participantes se autoclassificaram em relação aos mesmos. Essas informações foram comparadas com as obtidas por exame físico, realizado imediatamente após a autoclassificação. RESULTADOS: Os percentuais de concordância entre as informações referidas e observadas acerca do desenvolvimento mamário variaram entre 57,3% e 65,2%. Em relação aos pêlos pubianos, os valores oscilaram entre 65,4% e 73,5%. Quando considerados simultaneamente, os valores não ultrapassaram 50,0%. Percentuais elevados de concordância foram observados em estágios correspondentes a etapas críticas do desenvolvimento pubertário, tais como M2, M4 e P4. CONCLUSÕES: Evidencia-se a possibilidade de detecção de etapas significativas do desenvolvimento, como o início da puberdade, a ocorrência da menarca e a desaceleração do final do crescimento estatural. As baixas concordâncias verificadas na análise simultânea das duas variáveis pesquisadas apontam para a necessidade de se aperfeiçoarem metodologias capazes de substituir, com confiabilidade, o exame físico pela auto-avaliação do desenvolvimento pubertário, na realização de estudos de campo.
id USP-23_f9bb212fe186a6fc27faa2c765182de8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/24278
network_acronym_str USP-23
network_name_str Revista de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Analysis of agreement between self-assessment and observed classification of pubertal development among school girls Análise de concordância entre informações referidas e observadas acerca do estadiamento pubertário entre escolares do sexo feminino PuberdadeMaturidade sexualAdolescênciaPubertySex maturationAdolescence OBJETIVO: Objetivou-se testar a confiabilidade da informação referida acerca do grau de desenvolvimento mamário e dos pêlos pubianos, entre jovens do sexo feminino de diferentes níveis socioeconômicos. MATERIAL E MÉTODO: Foram estudadas 445 escolares matriculadas em três estabelecimentos de ensino da cidade de Ribeirão Preto, SP, Brasil. Após observação de fotos dos diferentes estádios de desenvolvimento, segundo padronização de Tanner, as participantes se autoclassificaram em relação aos mesmos. Essas informações foram comparadas com as obtidas por exame físico, realizado imediatamente após a autoclassificação. RESULTADOS: Os percentuais de concordância entre as informações referidas e observadas acerca do desenvolvimento mamário variaram entre 57,3% e 65,2%. Em relação aos pêlos pubianos, os valores oscilaram entre 65,4% e 73,5%. Quando considerados simultaneamente, os valores não ultrapassaram 50,0%. Percentuais elevados de concordância foram observados em estágios correspondentes a etapas críticas do desenvolvimento pubertário, tais como M2, M4 e P4. CONCLUSÕES: Evidencia-se a possibilidade de detecção de etapas significativas do desenvolvimento, como o início da puberdade, a ocorrência da menarca e a desaceleração do final do crescimento estatural. As baixas concordâncias verificadas na análise simultânea das duas variáveis pesquisadas apontam para a necessidade de se aperfeiçoarem metodologias capazes de substituir, com confiabilidade, o exame físico pela auto-avaliação do desenvolvimento pubertário, na realização de estudos de campo. AIM: To test the reliability of the self-classification concerning levels of breast and pubic hair development among female adolescents of different socioeconomic groups. MATERIAL AND METHOD: A total of 445 female adolescents attending three secondary schools located in Ribeirão Preto, State of S. Paulo, Brazil, were studied. After being familiarised with Tanner´s tables of breast and pubic hair development, the adolescents were asked to self classify themselves according to these variables. The results were compared to those obtained by a physical examination carried out soon after. RESULTS: Agreement rates between referred and observed information on breast development varied from 57.3% to 65.2%. For pubic hair the values varied from 65.4% to 73.5%. Total agreement rates for breast and pubic hair development, when considered simultaneously, reached values below 50.0% in the three schools. However, high agreement rates were observed for some critical degrees, such as B2, B4 and PH4. CONCLUSIONS: Significant events, such as the beginning of pubertal development, the menarche and the showing down of the body's development growth could be determined with acceptable levels of agreement. The low agreement rates observed for the simultaneous analysis of the degree of both breast and pubic hair show the need for the perfecting of methodologies that can replace the physical examination of adolescents, once reliable information about pubertal development is obtained in field studies. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública1997-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/2427810.1590/S0034-89101997000300007Revista de Saúde Pública; Vol. 31 No. 3 (1997); 263-271 Revista de Saúde Pública; Vol. 31 Núm. 3 (1997); 263-271 Revista de Saúde Pública; v. 31 n. 3 (1997); 263-271 1518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/24278/26202Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Jael de PaulaCosta Passos, Afonso Dinis2012-05-29T16:48:24Zoai:revistas.usp.br:article/24278Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2012-05-29T16:48:24Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analysis of agreement between self-assessment and observed classification of pubertal development among school girls
Análise de concordância entre informações referidas e observadas acerca do estadiamento pubertário entre escolares do sexo feminino
title Analysis of agreement between self-assessment and observed classification of pubertal development among school girls
spellingShingle Analysis of agreement between self-assessment and observed classification of pubertal development among school girls
Guimarães, Jael de Paula
Puberdade
Maturidade sexual
Adolescência
Puberty
Sex maturation
Adolescence
title_short Analysis of agreement between self-assessment and observed classification of pubertal development among school girls
title_full Analysis of agreement between self-assessment and observed classification of pubertal development among school girls
title_fullStr Analysis of agreement between self-assessment and observed classification of pubertal development among school girls
title_full_unstemmed Analysis of agreement between self-assessment and observed classification of pubertal development among school girls
title_sort Analysis of agreement between self-assessment and observed classification of pubertal development among school girls
author Guimarães, Jael de Paula
author_facet Guimarães, Jael de Paula
Costa Passos, Afonso Dinis
author_role author
author2 Costa Passos, Afonso Dinis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Jael de Paula
Costa Passos, Afonso Dinis
dc.subject.por.fl_str_mv Puberdade
Maturidade sexual
Adolescência
Puberty
Sex maturation
Adolescence
topic Puberdade
Maturidade sexual
Adolescência
Puberty
Sex maturation
Adolescence
description OBJETIVO: Objetivou-se testar a confiabilidade da informação referida acerca do grau de desenvolvimento mamário e dos pêlos pubianos, entre jovens do sexo feminino de diferentes níveis socioeconômicos. MATERIAL E MÉTODO: Foram estudadas 445 escolares matriculadas em três estabelecimentos de ensino da cidade de Ribeirão Preto, SP, Brasil. Após observação de fotos dos diferentes estádios de desenvolvimento, segundo padronização de Tanner, as participantes se autoclassificaram em relação aos mesmos. Essas informações foram comparadas com as obtidas por exame físico, realizado imediatamente após a autoclassificação. RESULTADOS: Os percentuais de concordância entre as informações referidas e observadas acerca do desenvolvimento mamário variaram entre 57,3% e 65,2%. Em relação aos pêlos pubianos, os valores oscilaram entre 65,4% e 73,5%. Quando considerados simultaneamente, os valores não ultrapassaram 50,0%. Percentuais elevados de concordância foram observados em estágios correspondentes a etapas críticas do desenvolvimento pubertário, tais como M2, M4 e P4. CONCLUSÕES: Evidencia-se a possibilidade de detecção de etapas significativas do desenvolvimento, como o início da puberdade, a ocorrência da menarca e a desaceleração do final do crescimento estatural. As baixas concordâncias verificadas na análise simultânea das duas variáveis pesquisadas apontam para a necessidade de se aperfeiçoarem metodologias capazes de substituir, com confiabilidade, o exame físico pela auto-avaliação do desenvolvimento pubertário, na realização de estudos de campo.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/24278
10.1590/S0034-89101997000300007
url https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/24278
identifier_str_mv 10.1590/S0034-89101997000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/24278/26202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública; Vol. 31 No. 3 (1997); 263-271
Revista de Saúde Pública; Vol. 31 Núm. 3 (1997); 263-271
Revista de Saúde Pública; v. 31 n. 3 (1997); 263-271
1518-8787
0034-8910
reponame:Revista de Saúde Pública
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Saúde Pública
collection Revista de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br
_version_ 1800221777780015104