Reflexões sobre competência docente no ensino de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinhel, Inahiá
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Kurcgant, Paulina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41675
Resumo: Este estudo teórico-analítico tem como objetivo discutir os conceitos de competências docentes no ensino de enfermagem no Brasil, partindo do resgate, deste conceito, no mundo do trabalho. O ensino de enfermagem realizado em um ambiente específico, efetiva os fenômenos pedagógicos em meio a relações complexas, que ocorrem entre professor, aluno, paciente e família. Assim, o docente e o enfermeiro-educador vivenciam as atividades de ensino-aprendizagem em enfermagem, nos processos de trabalho educacional, assistencial e gerencial. Para esta nova conformação do processo de ensino-aprendizagem, é necessário que não só os novos enfermeiros, mas também os atuais e futuros enfermeiros-professores, desenvolvam competências que os possibilitem a pensar e agir com ética e ousadia.
id USP-24_05bf1ccec7bfe2dc9abc4b6e9289745e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41675
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre competência docente no ensino de enfermagemReflexiones sobre competencia docente en la enseñanza de enfermeríaThoughts on teaching competences in nursingCompetency-based educationEducationnursingFacultyEducación basada en competenciasEducación en enfermeríaDocente de enfermeríaEducação baseada em competênciasEducação em enfermagemDocente de enfermagemEste estudo teórico-analítico tem como objetivo discutir os conceitos de competências docentes no ensino de enfermagem no Brasil, partindo do resgate, deste conceito, no mundo do trabalho. O ensino de enfermagem realizado em um ambiente específico, efetiva os fenômenos pedagógicos em meio a relações complexas, que ocorrem entre professor, aluno, paciente e família. Assim, o docente e o enfermeiro-educador vivenciam as atividades de ensino-aprendizagem em enfermagem, nos processos de trabalho educacional, assistencial e gerencial. Para esta nova conformação do processo de ensino-aprendizagem, é necessário que não só os novos enfermeiros, mas também os atuais e futuros enfermeiros-professores, desenvolvam competências que os possibilitem a pensar e agir com ética e ousadia.Este estudio teórico-analítico tiene como objetivo discutir los conceptos de competencias docentes en la enseñanza de enfermería en Brasil, partiendo del rescate, desde el concepto, en el mundo del trabajo. La enseñanza de enfermería realizada en un ambiente específico, efectiva los fenómenos pedagógicos por medio de relaciones complejas, que ocurren entre profesor, alumno, paciente y familia. Así, el docente y el enfermero-educador vivencian las actividades de enseñanza-aprendizaje en enfermería, en los procesos de trabajo educacional, asistencial y gerencial. Para esta nueva conformación del proceso de enseñanza-aprendizaje, es necesario que no solo los nuevos enfermeros, pero también los actuales y futuros enfer-meros-profesores, desarrollen competencias que los posibiliten a pensar y actuar con étnica y osadía.This theoretical-analytical study is aimed at discussing the concepts of teaching competences in Nursing courses in Brazil, with the starting point being the transfer of this concept from the professional practice. Nursing education takes place in a specific environment and puts into effect the pedagogical phenomena among the complex relations that occur between instructor, pupil, patient and family. Therefore, instructors and nurse-educators experience the activities of teaching-learning in Nursing in the processes of educational, caring and management work. For such new conformation of the teaching-learning process it is necessary not only that the new nurses, but the current and future nurse-instructors as well, develop abilities that make possible for them to think and act with ethics and boldness.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4167510.1590/S0080-62342007000400024Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 41 n. 4 (2007); 711-716Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 No. 4 (2007); 711-716Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 Núm. 4 (2007); 711-7161980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41675/45284http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinhel, InahiáKurcgant, Paulina2012-09-03T17:37:53Zoai:revistas.usp.br:article/41675Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:37:53Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre competência docente no ensino de enfermagem
Reflexiones sobre competencia docente en la enseñanza de enfermería
Thoughts on teaching competences in nursing
title Reflexões sobre competência docente no ensino de enfermagem
spellingShingle Reflexões sobre competência docente no ensino de enfermagem
Pinhel, Inahiá
Competency-based education
Education
nursing
Faculty
Educación basada en competencias
Educación en enfermería
Docente de enfermería
Educação baseada em competências
Educação em enfermagem
Docente de enfermagem
title_short Reflexões sobre competência docente no ensino de enfermagem
title_full Reflexões sobre competência docente no ensino de enfermagem
title_fullStr Reflexões sobre competência docente no ensino de enfermagem
title_full_unstemmed Reflexões sobre competência docente no ensino de enfermagem
title_sort Reflexões sobre competência docente no ensino de enfermagem
author Pinhel, Inahiá
author_facet Pinhel, Inahiá
Kurcgant, Paulina
author_role author
author2 Kurcgant, Paulina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinhel, Inahiá
Kurcgant, Paulina
dc.subject.por.fl_str_mv Competency-based education
Education
nursing
Faculty
Educación basada en competencias
Educación en enfermería
Docente de enfermería
Educação baseada em competências
Educação em enfermagem
Docente de enfermagem
topic Competency-based education
Education
nursing
Faculty
Educación basada en competencias
Educación en enfermería
Docente de enfermería
Educação baseada em competências
Educação em enfermagem
Docente de enfermagem
description Este estudo teórico-analítico tem como objetivo discutir os conceitos de competências docentes no ensino de enfermagem no Brasil, partindo do resgate, deste conceito, no mundo do trabalho. O ensino de enfermagem realizado em um ambiente específico, efetiva os fenômenos pedagógicos em meio a relações complexas, que ocorrem entre professor, aluno, paciente e família. Assim, o docente e o enfermeiro-educador vivenciam as atividades de ensino-aprendizagem em enfermagem, nos processos de trabalho educacional, assistencial e gerencial. Para esta nova conformação do processo de ensino-aprendizagem, é necessário que não só os novos enfermeiros, mas também os atuais e futuros enfermeiros-professores, desenvolvam competências que os possibilitem a pensar e agir com ética e ousadia.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41675
10.1590/S0080-62342007000400024
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41675
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342007000400024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41675/45284
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 41 n. 4 (2007); 711-716
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 No. 4 (2007); 711-716
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 Núm. 4 (2007); 711-716
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221733991481344