The research and association between teaching and care in the consolidation of the Brazilian National Health System

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortuna, Cinira Magali
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mishima, Silvana Martins, Matumoto, Silvia, Pereira, Maria José Bistafa, Ogata, Marcia Niituma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40890
Resumo: Esse texto se constitui de reflexões teóricas e vivenciais das autoras acerca da articulação entre pesquisa, ensino e serviços de saúde para a consolidação do Sistema Único de Saúde. As pesquisas de enfermagem na saúde coletiva possuem como desafio romper com as formas tradicionais em que se separa quem pesquisa, aprende, ensina e cuida. É da produção investigativa e reflexiva que se processa o movimento de transformação do processo de cuidar e de ensinar. Assim, as pesquisas para a consolidação do Sistema Único de Saúde clamam por uma intensa articulação entre o ensino-serviço e a produção de conhecimento. Desafia-nos a constituir projetos de pesquisa junto com os trabalhadores e isso implica em avançar da coleta de dados para a produção de dados, do levar estudantes para atividades e estágio para parceria e co-responsabilização pelas ações. Propomos assunção do não saber para criarmos práticas instituintes.
id USP-24_2c2b54ebbc5ab56f9aebc14d3deec380
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40890
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling The research and association between teaching and care in the consolidation of the Brazilian National Health SystemA pesquisa e a articulação ensino-serviço na consolidação do Sistema Único de SaúdeLa investigación y la articulación enseñanza-servicio en la consolidación del Sistema Único de SaludEnfermería en salud comunitáriaEducación en enfermeríaInvestigación en enfermeríaSistema Único de SaludEnfermagem em saúde comunitáriaEducação em enfermagemPesquisa em enfermagemSistema Único de SaúdeCommunity health nursingEducationnursingNursing researchUnified Health SystemEsse texto se constitui de reflexões teóricas e vivenciais das autoras acerca da articulação entre pesquisa, ensino e serviços de saúde para a consolidação do Sistema Único de Saúde. As pesquisas de enfermagem na saúde coletiva possuem como desafio romper com as formas tradicionais em que se separa quem pesquisa, aprende, ensina e cuida. É da produção investigativa e reflexiva que se processa o movimento de transformação do processo de cuidar e de ensinar. Assim, as pesquisas para a consolidação do Sistema Único de Saúde clamam por uma intensa articulação entre o ensino-serviço e a produção de conhecimento. Desafia-nos a constituir projetos de pesquisa junto com os trabalhadores e isso implica em avançar da coleta de dados para a produção de dados, do levar estudantes para atividades e estágio para parceria e co-responsabilização pelas ações. Propomos assunção do não saber para criarmos práticas instituintes.Este texto se constituye de reflexiones teóricas y vivenciales de las autoras acerca de la articulación entre investigación, enseñanza y servicios de salud para la consolidación del Sistema Único de Salud. Las investigaciones de enfermería en salud colectiva tienen como desafío romper con las formas tradicionales de separar investigación, aprendizaje, enseñanza y cuidados. La transformación del proceso de cuidar y enseñar se procesa a partir de la producción investigativa y reflexiva. Así, las investigaciones para la consolidación del Sistema Único de Salud claman por una intensa articulación entre enseñanza-servicio y la producción cognoscitiva. Nos desafía a instituir proyectos de investigación conjuntamente con los trabajadores, lo que implica avanzar de la recolección de datos hacia su producción, del llevar estudiantes para actividades y pasantías a la asociación y co-responsabilización por las acciones. Proponemos asumir el desconocimiento para crear prácticas instituyentes.This article comprises the authors' reflections about theory and experiences about the connection between research, teaching and health care services for the consolidation of the Brazilian National Health System (SUS - Sistema Único de Saúde). The research in collective health nursing face the challenge of breaking with the traditional forms that separate those who research, teach, learn and provide care. The movement for changing the process of caring and teaching occurs through an investigative and reflexive production. Therefore, the studies for the consolidation of the SUS call for an intense connection between teaching-service and knowledge production. It challenges us to create research projects together with the workers, which implies advancing the data collection to data production, and taking students to the activities and internship for the alliance and co-responsibilization of actions. We propose assuming the lack of knowledge to create instituting practices.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4089010.1590/S0080-62342011000800010Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 (2011): Número Especial 2; 1696-1700Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 (2011): special issue 2; 1696-1700Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 (2011): Número especial 2; 1696-17001980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40890/44347https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40890/44348http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFortuna, Cinira MagaliMishima, Silvana MartinsMatumoto, SilviaPereira, Maria José BistafaOgata, Marcia Niituma2012-08-30T15:03:35Zoai:revistas.usp.br:article/40890Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T15:03:35Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The research and association between teaching and care in the consolidation of the Brazilian National Health System
A pesquisa e a articulação ensino-serviço na consolidação do Sistema Único de Saúde
La investigación y la articulación enseñanza-servicio en la consolidación del Sistema Único de Salud
title The research and association between teaching and care in the consolidation of the Brazilian National Health System
spellingShingle The research and association between teaching and care in the consolidation of the Brazilian National Health System
Fortuna, Cinira Magali
Enfermería en salud comunitária
Educación en enfermería
Investigación en enfermería
Sistema Único de Salud
Enfermagem em saúde comunitária
Educação em enfermagem
Pesquisa em enfermagem
Sistema Único de Saúde
Community health nursing
Education
nursing
Nursing research
Unified Health System
title_short The research and association between teaching and care in the consolidation of the Brazilian National Health System
title_full The research and association between teaching and care in the consolidation of the Brazilian National Health System
title_fullStr The research and association between teaching and care in the consolidation of the Brazilian National Health System
title_full_unstemmed The research and association between teaching and care in the consolidation of the Brazilian National Health System
title_sort The research and association between teaching and care in the consolidation of the Brazilian National Health System
author Fortuna, Cinira Magali
author_facet Fortuna, Cinira Magali
Mishima, Silvana Martins
Matumoto, Silvia
Pereira, Maria José Bistafa
Ogata, Marcia Niituma
author_role author
author2 Mishima, Silvana Martins
Matumoto, Silvia
Pereira, Maria José Bistafa
Ogata, Marcia Niituma
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortuna, Cinira Magali
Mishima, Silvana Martins
Matumoto, Silvia
Pereira, Maria José Bistafa
Ogata, Marcia Niituma
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermería en salud comunitária
Educación en enfermería
Investigación en enfermería
Sistema Único de Salud
Enfermagem em saúde comunitária
Educação em enfermagem
Pesquisa em enfermagem
Sistema Único de Saúde
Community health nursing
Education
nursing
Nursing research
Unified Health System
topic Enfermería en salud comunitária
Educación en enfermería
Investigación en enfermería
Sistema Único de Salud
Enfermagem em saúde comunitária
Educação em enfermagem
Pesquisa em enfermagem
Sistema Único de Saúde
Community health nursing
Education
nursing
Nursing research
Unified Health System
description Esse texto se constitui de reflexões teóricas e vivenciais das autoras acerca da articulação entre pesquisa, ensino e serviços de saúde para a consolidação do Sistema Único de Saúde. As pesquisas de enfermagem na saúde coletiva possuem como desafio romper com as formas tradicionais em que se separa quem pesquisa, aprende, ensina e cuida. É da produção investigativa e reflexiva que se processa o movimento de transformação do processo de cuidar e de ensinar. Assim, as pesquisas para a consolidação do Sistema Único de Saúde clamam por uma intensa articulação entre o ensino-serviço e a produção de conhecimento. Desafia-nos a constituir projetos de pesquisa junto com os trabalhadores e isso implica em avançar da coleta de dados para a produção de dados, do levar estudantes para atividades e estágio para parceria e co-responsabilização pelas ações. Propomos assunção do não saber para criarmos práticas instituintes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40890
10.1590/S0080-62342011000800010
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40890
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342011000800010
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40890/44347
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40890/44348
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 (2011): Número Especial 2; 1696-1700
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 (2011): special issue 2; 1696-1700
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 (2011): Número especial 2; 1696-1700
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221729551810560