Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000500005 |
Resumo: | O estresse tem sido evidenciado de maneira significativa entre os estudantes de Enfermagem. Este artigo descreve uma pesquisa quantitativa, de desenvolvimento metodológico que teve como objetivo construir e validar um instrumento para avaliar os fatores de estresse em estudantes de enfermagem. A construção dos itens baseou-se no modelo de Pasquali e o referencial teórico de estresse foi o de Lazarus e Folkman. O instrumento ficou composto por 30 itens, agrupados em seis domínios: Realização das atividades práticas; Comunicação profissional; Gerenciamento do tempo; Ambiente; Formação profissional; Atividade teórica. A análise fatorial confirmou o modelo conceitual e os domínios propostos. A consistência interna dos domínios estimada pelo alfa de Cronbach variou de 0,71 a 0,87. Foram criados 4 pontos de corte para os escores de cada domínio. O instrumento poderá ser utilizado para avaliar a intensidade dos fatores de estresse entre os estudantes de enfermagem. |
id |
USP-24_669c3817f102c6c2f757d0969537962e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342009000500005 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE)EstresseEstudantes de enfermagemPsicometriaReprodutibilidade dos testesEstudos de validaçãoO estresse tem sido evidenciado de maneira significativa entre os estudantes de Enfermagem. Este artigo descreve uma pesquisa quantitativa, de desenvolvimento metodológico que teve como objetivo construir e validar um instrumento para avaliar os fatores de estresse em estudantes de enfermagem. A construção dos itens baseou-se no modelo de Pasquali e o referencial teórico de estresse foi o de Lazarus e Folkman. O instrumento ficou composto por 30 itens, agrupados em seis domínios: Realização das atividades práticas; Comunicação profissional; Gerenciamento do tempo; Ambiente; Formação profissional; Atividade teórica. A análise fatorial confirmou o modelo conceitual e os domínios propostos. A consistência interna dos domínios estimada pelo alfa de Cronbach variou de 0,71 a 0,87. Foram criados 4 pontos de corte para os escores de cada domínio. O instrumento poderá ser utilizado para avaliar a intensidade dos fatores de estresse entre os estudantes de enfermagem.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000500005Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.spe 2009reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342009000500005info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Ana Lucia SiqueiraPolak,Catarinapor2009-12-18T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342009000500005Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2009-12-18T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) |
title |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) |
spellingShingle |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) Costa,Ana Lucia Siqueira Estresse Estudantes de enfermagem Psicometria Reprodutibilidade dos testes Estudos de validação |
title_short |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) |
title_full |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) |
title_fullStr |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) |
title_sort |
Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) |
author |
Costa,Ana Lucia Siqueira |
author_facet |
Costa,Ana Lucia Siqueira Polak,Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Polak,Catarina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa,Ana Lucia Siqueira Polak,Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estresse Estudantes de enfermagem Psicometria Reprodutibilidade dos testes Estudos de validação |
topic |
Estresse Estudantes de enfermagem Psicometria Reprodutibilidade dos testes Estudos de validação |
description |
O estresse tem sido evidenciado de maneira significativa entre os estudantes de Enfermagem. Este artigo descreve uma pesquisa quantitativa, de desenvolvimento metodológico que teve como objetivo construir e validar um instrumento para avaliar os fatores de estresse em estudantes de enfermagem. A construção dos itens baseou-se no modelo de Pasquali e o referencial teórico de estresse foi o de Lazarus e Folkman. O instrumento ficou composto por 30 itens, agrupados em seis domínios: Realização das atividades práticas; Comunicação profissional; Gerenciamento do tempo; Ambiente; Formação profissional; Atividade teórica. A análise fatorial confirmou o modelo conceitual e os domínios propostos. A consistência interna dos domínios estimada pelo alfa de Cronbach variou de 0,71 a 0,87. Foram criados 4 pontos de corte para os escores de cada domínio. O instrumento poderá ser utilizado para avaliar a intensidade dos fatores de estresse entre os estudantes de enfermagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000500005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000500005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342009000500005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.spe 2009 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936533290778624 |