A formação da enfermeira na perspectiva da educação: reflexões e desafios para o futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino,Regina Lúcia Herculano
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Egry,Emiko Yoshikawa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342002000400006
Resumo: O presente artigo se propõe a apresentar uma reflexão sobre a formação da enfermeira na ótica de educadores, filósofos e estudiosos contemporâneos. Foram utilizados os referenciais de Moacir Gadotti, Edgar Morin e Philippe Perrenoud, bem como os quatro pilares da educação contemporânea, apresentados no Relatório Delors. A adoção de ferramentas como, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, bem como a abordagem por competências, são instrumentos indispensáveis à formação do profissional do mundo moderno. Acredita-se que ao serem incorporadas estas novas dimensões à formação da enfermeira, se desvelarão os nós a serem superados na conformação de um profissional de Enfermagem crítico, competente e agente de transformação social.
id USP-24_728e8d0a9072a0c3f3530c3b24d8f4d6
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342002000400006
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling A formação da enfermeira na perspectiva da educação: reflexões e desafios para o futuroEnfermagemEducação em enfermagemEducação baseada em competênciasO presente artigo se propõe a apresentar uma reflexão sobre a formação da enfermeira na ótica de educadores, filósofos e estudiosos contemporâneos. Foram utilizados os referenciais de Moacir Gadotti, Edgar Morin e Philippe Perrenoud, bem como os quatro pilares da educação contemporânea, apresentados no Relatório Delors. A adoção de ferramentas como, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, bem como a abordagem por competências, são instrumentos indispensáveis à formação do profissional do mundo moderno. Acredita-se que ao serem incorporadas estas novas dimensões à formação da enfermeira, se desvelarão os nós a serem superados na conformação de um profissional de Enfermagem crítico, competente e agente de transformação social.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342002000400006Revista da Escola de Enfermagem da USP v.36 n.4 2002reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342002000400006info:eu-repo/semantics/openAccessFaustino,Regina Lúcia HerculanoEgry,Emiko Yoshikawapor2008-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342002000400006Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-12-16T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação da enfermeira na perspectiva da educação: reflexões e desafios para o futuro
title A formação da enfermeira na perspectiva da educação: reflexões e desafios para o futuro
spellingShingle A formação da enfermeira na perspectiva da educação: reflexões e desafios para o futuro
Faustino,Regina Lúcia Herculano
Enfermagem
Educação em enfermagem
Educação baseada em competências
title_short A formação da enfermeira na perspectiva da educação: reflexões e desafios para o futuro
title_full A formação da enfermeira na perspectiva da educação: reflexões e desafios para o futuro
title_fullStr A formação da enfermeira na perspectiva da educação: reflexões e desafios para o futuro
title_full_unstemmed A formação da enfermeira na perspectiva da educação: reflexões e desafios para o futuro
title_sort A formação da enfermeira na perspectiva da educação: reflexões e desafios para o futuro
author Faustino,Regina Lúcia Herculano
author_facet Faustino,Regina Lúcia Herculano
Egry,Emiko Yoshikawa
author_role author
author2 Egry,Emiko Yoshikawa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faustino,Regina Lúcia Herculano
Egry,Emiko Yoshikawa
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em enfermagem
Educação baseada em competências
topic Enfermagem
Educação em enfermagem
Educação baseada em competências
description O presente artigo se propõe a apresentar uma reflexão sobre a formação da enfermeira na ótica de educadores, filósofos e estudiosos contemporâneos. Foram utilizados os referenciais de Moacir Gadotti, Edgar Morin e Philippe Perrenoud, bem como os quatro pilares da educação contemporânea, apresentados no Relatório Delors. A adoção de ferramentas como, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, bem como a abordagem por competências, são instrumentos indispensáveis à formação do profissional do mundo moderno. Acredita-se que ao serem incorporadas estas novas dimensões à formação da enfermeira, se desvelarão os nós a serem superados na conformação de um profissional de Enfermagem crítico, competente e agente de transformação social.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342002000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342002000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342002000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.36 n.4 2002
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936530973425664