Contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem: triangulação de significados atribuídos por docentes*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bruna Sabrina de Almeida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nunes, Benevina Maria Vilar Teixeira, Porto, Fernando Rocha, Nery, Inez Sampaio, Moura, Maria Eliete Batista, Carvalho, Herica Emilia Félix de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/200664
Resumo: Objetivo: Desvelar e discutir os significados atribuídos por docentes à relação entre professor e aluno no contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa, apoiada na teoria representacional do significado, realizada com nove enfermeiros docentes do curso técnico em enfermagem de um colégio técnico vinculado a uma universidade federal da região nordeste do Brasil. Resultados: Foram desvelados os significados: perfil dos alunos; falta de preparo e de recursos financeiros; queda do rendimento e até interrupção da formação; desinteresse e resistência dos alunos; suporte acadêmico e estrutura qualificada; oportunidade de bolsas de auxílio; dedicação e olhar holístico dos docentes; respeito, ética e interatividade; preocupação com o aprendizado e desempenho do estudante, e grupo heterogêneo. Conclusão: Dificuldades sociais, financeiras e o desinteresse estudantil são as limitações que mais dificultam a efetividade do ensino. Por outro lado, o olhar holístico, a dedicação, o apoio dos docentes e a disponibilidade de recursos e suporte acadêmico são as principais características multidimensionais da vivência nesse cenário.
id USP-24_86ccaac18c16f570bbb286691ad603ac
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/200664
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem: triangulação de significados atribuídos por docentes*Contexto multidimensional de la enseñanza técnica en enfermería: triangulación de significados atribuidos por docentes*Multidimensional context of technical nursing education: triangulation of meanings attributed by teachers*Education, NursingFaculty, NursingLicensed Practical NursesSocial SupportStudents; NursingEducação em EnfermagemDocentes de EnfermagemTécnicos de EnfermagemApoio SocialEstudantes de EnfermagemEducación en EnfermeríaDocentes de Enfermería;Enfermeros no DiplomadosApoyo SocialEstudiantes de EnfermeríaObjetivo: Desvelar e discutir os significados atribuídos por docentes à relação entre professor e aluno no contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa, apoiada na teoria representacional do significado, realizada com nove enfermeiros docentes do curso técnico em enfermagem de um colégio técnico vinculado a uma universidade federal da região nordeste do Brasil. Resultados: Foram desvelados os significados: perfil dos alunos; falta de preparo e de recursos financeiros; queda do rendimento e até interrupção da formação; desinteresse e resistência dos alunos; suporte acadêmico e estrutura qualificada; oportunidade de bolsas de auxílio; dedicação e olhar holístico dos docentes; respeito, ética e interatividade; preocupação com o aprendizado e desempenho do estudante, e grupo heterogêneo. Conclusão: Dificuldades sociais, financeiras e o desinteresse estudantil são as limitações que mais dificultam a efetividade do ensino. Por outro lado, o olhar holístico, a dedicação, o apoio dos docentes e a disponibilidade de recursos e suporte acadêmico são as principais características multidimensionais da vivência nesse cenário.Objetivo: Desvelar y discutir los significados atribuidos por docentes sobre la relación entre profesor y alumno en el contexto multidimensional de la enseñanza técnica en enfermería. Método: Investigación cualitativa, apoyada en la teoría representacional del significado, realizada con nueve enfermeros docentes del curso técnico en enfermería de un colegio técnico vinculado a una universidad federal de la región noreste de Brasil. Resultados: Fueron desvelados los significados: perfil de los alumnos; falta de preparación y de recursos financieros; baja del rendimiento e incluso interrupción de la formación; desinterés y resistencia de los alumnos; soporte académico y estructura calificada, oportunidad de becas de auxilio; dedicación y mirada holística de los docentes, respeto, ética e interacción, preocupación por el aprendizaje y desempeño del estudiante y grupo heterogéneo. Conclusión: Dificultades sociales, financieras y el desinterés del alumnado son las limitaciones que más dificultan la efectividad de la enseñanza. Sin embargo, la mirada holística, la dedicación, el apoyo de los docentes y la disponibilidad de recursos y soporte académico, son las principales características multidimensionales de la vivencia en ese escenario.Objective: To unveil and discuss the meanings attributed by teachers to the teacher-student relationship in the multidimensional context of technical nursing education. Method: Qualitative research, supported by the representational theory of meaning, carried out with nine nurses who teach the technical nursing course at a technical school linked to a federal university in the northeastern region of Brazil. Results: The following meanings were revealed: student profile; lack of preparation and financial resources; reduction in performance and even course interruption; students’ disinterest and resistance; academic support and qualified structure; opportunity for grants; teachers’ dedication and holistic view; respect, ethics, and interactivity; concern with student learning and performance, and heterogeneous group. Conclusion: Social and financial difficulties and students’ disinterest are the limitations that most hinder teaching effectiveness. On the other hand, the teachers’ holistic view, dedication, support, and the availability of resources and academic support are the main multidimensional characteristics of living in this scenario.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/20066410.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0513enRevista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210513Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210513Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202105131980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/200664/184946https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/200664/184945http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Bruna Sabrina de AlmeidaNunes, Benevina Maria Vilar TeixeiraPorto, Fernando RochaNery, Inez SampaioMoura, Maria Eliete BatistaCarvalho, Herica Emilia Félix de2022-08-02T16:56:41Zoai:revistas.usp.br:article/200664Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-08-02T16:56:41Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem: triangulação de significados atribuídos por docentes*
Contexto multidimensional de la enseñanza técnica en enfermería: triangulación de significados atribuidos por docentes*
Multidimensional context of technical nursing education: triangulation of meanings attributed by teachers*
title Contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem: triangulação de significados atribuídos por docentes*
spellingShingle Contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem: triangulação de significados atribuídos por docentes*
Sousa, Bruna Sabrina de Almeida
Education, Nursing
Faculty, Nursing
Licensed Practical Nurses
Social Support
Students; Nursing
Educação em Enfermagem
Docentes de Enfermagem
Técnicos de Enfermagem
Apoio Social
Estudantes de Enfermagem
Educación en Enfermería
Docentes de Enfermería;
Enfermeros no Diplomados
Apoyo Social
Estudiantes de Enfermería
title_short Contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem: triangulação de significados atribuídos por docentes*
title_full Contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem: triangulação de significados atribuídos por docentes*
title_fullStr Contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem: triangulação de significados atribuídos por docentes*
title_full_unstemmed Contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem: triangulação de significados atribuídos por docentes*
title_sort Contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem: triangulação de significados atribuídos por docentes*
author Sousa, Bruna Sabrina de Almeida
author_facet Sousa, Bruna Sabrina de Almeida
Nunes, Benevina Maria Vilar Teixeira
Porto, Fernando Rocha
Nery, Inez Sampaio
Moura, Maria Eliete Batista
Carvalho, Herica Emilia Félix de
author_role author
author2 Nunes, Benevina Maria Vilar Teixeira
Porto, Fernando Rocha
Nery, Inez Sampaio
Moura, Maria Eliete Batista
Carvalho, Herica Emilia Félix de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Bruna Sabrina de Almeida
Nunes, Benevina Maria Vilar Teixeira
Porto, Fernando Rocha
Nery, Inez Sampaio
Moura, Maria Eliete Batista
Carvalho, Herica Emilia Félix de
dc.subject.por.fl_str_mv Education, Nursing
Faculty, Nursing
Licensed Practical Nurses
Social Support
Students; Nursing
Educação em Enfermagem
Docentes de Enfermagem
Técnicos de Enfermagem
Apoio Social
Estudantes de Enfermagem
Educación en Enfermería
Docentes de Enfermería;
Enfermeros no Diplomados
Apoyo Social
Estudiantes de Enfermería
topic Education, Nursing
Faculty, Nursing
Licensed Practical Nurses
Social Support
Students; Nursing
Educação em Enfermagem
Docentes de Enfermagem
Técnicos de Enfermagem
Apoio Social
Estudantes de Enfermagem
Educación en Enfermería
Docentes de Enfermería;
Enfermeros no Diplomados
Apoyo Social
Estudiantes de Enfermería
description Objetivo: Desvelar e discutir os significados atribuídos por docentes à relação entre professor e aluno no contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa, apoiada na teoria representacional do significado, realizada com nove enfermeiros docentes do curso técnico em enfermagem de um colégio técnico vinculado a uma universidade federal da região nordeste do Brasil. Resultados: Foram desvelados os significados: perfil dos alunos; falta de preparo e de recursos financeiros; queda do rendimento e até interrupção da formação; desinteresse e resistência dos alunos; suporte acadêmico e estrutura qualificada; oportunidade de bolsas de auxílio; dedicação e olhar holístico dos docentes; respeito, ética e interatividade; preocupação com o aprendizado e desempenho do estudante, e grupo heterogêneo. Conclusão: Dificuldades sociais, financeiras e o desinteresse estudantil são as limitações que mais dificultam a efetividade do ensino. Por outro lado, o olhar holístico, a dedicação, o apoio dos docentes e a disponibilidade de recursos e suporte acadêmico são as principais características multidimensionais da vivência nesse cenário.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/200664
10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0513en
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/200664
identifier_str_mv 10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0513en
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/200664/184946
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/200664/184945
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210513
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210513
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210513
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221749551300608