Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Carmem Cemires Cavalcante
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bezerra Filho,José Gomes, Machado,Márcia Maria Tavares, Machado,Maria de Fátima Antero Sousa, Jorge,Antônia Cristina, Castro,Tânia Maria Saunders de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000300004
Resumo: Este estudo objetivou analisar o curso Técnico em Enfermagem do PROFAE, sob a perspectiva dos egressos, vislumbrando o reconhecimento dos pontos fortes e as dificuldades decorrentes do desenvolvimento do curso. Estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, desenvolvido com os egressos da Escola de Saúde Pública do Ceará. Foram realizados dois grupos focais, com 21 egressos, em maio e junho de 2007. Utilizou-se a análise de conteúdo para a compreensão das falas. Evidenciou-se que o curso proporcionou aquisição de conhecimentos, transformando a vida dos participantes, passando a ser agente de mudança no contexto de trabalho. Foram analisados a qualidade do currículo, a metodologia, o material didático disponibilizado pela instituição, bem como a atuação do corpo docente. Como pontos frágeis citaram-se a limitação do campo de estágio, duração do curso e gerenciamento de ajuda de custo. Entende-se que a avaliação representa um aspecto importante para o curso, ensejando o aperfeiçoamento da proposta.
id USP-24_9c256efa0a44abc7c479dc2c60d580b2
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342009000300004
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressosEducação Técnica em EnfermagemEducação em enfermagemAvaliação educacionalEste estudo objetivou analisar o curso Técnico em Enfermagem do PROFAE, sob a perspectiva dos egressos, vislumbrando o reconhecimento dos pontos fortes e as dificuldades decorrentes do desenvolvimento do curso. Estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, desenvolvido com os egressos da Escola de Saúde Pública do Ceará. Foram realizados dois grupos focais, com 21 egressos, em maio e junho de 2007. Utilizou-se a análise de conteúdo para a compreensão das falas. Evidenciou-se que o curso proporcionou aquisição de conhecimentos, transformando a vida dos participantes, passando a ser agente de mudança no contexto de trabalho. Foram analisados a qualidade do currículo, a metodologia, o material didático disponibilizado pela instituição, bem como a atuação do corpo docente. Como pontos frágeis citaram-se a limitação do campo de estágio, duração do curso e gerenciamento de ajuda de custo. Entende-se que a avaliação representa um aspecto importante para o curso, ensejando o aperfeiçoamento da proposta.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000300004Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.3 2009reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342009000300004info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Carmem Cemires CavalcanteBezerra Filho,José GomesMachado,Márcia Maria TavaresMachado,Maria de Fátima Antero SousaJorge,Antônia CristinaCastro,Tânia Maria Saunders depor2009-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342009000300004Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2009-09-22T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressos
title Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressos
spellingShingle Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressos
Costa,Carmem Cemires Cavalcante
Educação Técnica em Enfermagem
Educação em enfermagem
Avaliação educacional
title_short Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressos
title_full Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressos
title_fullStr Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressos
title_full_unstemmed Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressos
title_sort Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressos
author Costa,Carmem Cemires Cavalcante
author_facet Costa,Carmem Cemires Cavalcante
Bezerra Filho,José Gomes
Machado,Márcia Maria Tavares
Machado,Maria de Fátima Antero Sousa
Jorge,Antônia Cristina
Castro,Tânia Maria Saunders de
author_role author
author2 Bezerra Filho,José Gomes
Machado,Márcia Maria Tavares
Machado,Maria de Fátima Antero Sousa
Jorge,Antônia Cristina
Castro,Tânia Maria Saunders de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Carmem Cemires Cavalcante
Bezerra Filho,José Gomes
Machado,Márcia Maria Tavares
Machado,Maria de Fátima Antero Sousa
Jorge,Antônia Cristina
Castro,Tânia Maria Saunders de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Técnica em Enfermagem
Educação em enfermagem
Avaliação educacional
topic Educação Técnica em Enfermagem
Educação em enfermagem
Avaliação educacional
description Este estudo objetivou analisar o curso Técnico em Enfermagem do PROFAE, sob a perspectiva dos egressos, vislumbrando o reconhecimento dos pontos fortes e as dificuldades decorrentes do desenvolvimento do curso. Estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, desenvolvido com os egressos da Escola de Saúde Pública do Ceará. Foram realizados dois grupos focais, com 21 egressos, em maio e junho de 2007. Utilizou-se a análise de conteúdo para a compreensão das falas. Evidenciou-se que o curso proporcionou aquisição de conhecimentos, transformando a vida dos participantes, passando a ser agente de mudança no contexto de trabalho. Foram analisados a qualidade do currículo, a metodologia, o material didático disponibilizado pela instituição, bem como a atuação do corpo docente. Como pontos frágeis citaram-se a limitação do campo de estágio, duração do curso e gerenciamento de ajuda de custo. Entende-se que a avaliação representa um aspecto importante para o curso, ensejando o aperfeiçoamento da proposta.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342009000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.3 2009
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936532933214208