Singularidades culturais: o acesso do idoso indígena aos serviços públicos de saúde
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103381 |
Resumo: | OBJETIVODescrever como idosos Kaingang e seus cuidadores principais experienciam o acesso aos serviços públicos de saúde.MÉTODOEstudo qualitativo, norteado pela etnografia, realizado com 28 idosos e 19 cuidadores. Os dados foram coletados entre novembro de 2010 e fevereiro de 2013 por intermédio de entrevistas e observação participante, analisados por meio da etnografia.RESULTADOSRevelaram as facilidades e as dificuldades no acesso do idoso aos serviços de saúde. Facilidade para obter recursos de saúde como consultas, medicamentos e procedimentos rotineiros. Dificuldades como falhas nos serviços para a assistência diferenciada e lentidão no processo de encaminhamento entre os serviços de referência.CONCLUSÃOReforça-se a importância de conhecer e compreender as especificidades culturais do grupo, a fim de oferecer maiores oportunidades de acesso do idoso ao serviço de saúde. |
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Singularidades culturais: o acesso do idoso indígena aos serviços públicos de saúdeCultural singularities: indigenous elderly access to Public Health ServiceSingularidades culturales: el acceso del anciano indígena a los servicios públicos de saludOBJETIVODescrever como idosos Kaingang e seus cuidadores principais experienciam o acesso aos serviços públicos de saúde.MÉTODOEstudo qualitativo, norteado pela etnografia, realizado com 28 idosos e 19 cuidadores. Os dados foram coletados entre novembro de 2010 e fevereiro de 2013 por intermédio de entrevistas e observação participante, analisados por meio da etnografia.RESULTADOSRevelaram as facilidades e as dificuldades no acesso do idoso aos serviços de saúde. Facilidade para obter recursos de saúde como consultas, medicamentos e procedimentos rotineiros. Dificuldades como falhas nos serviços para a assistência diferenciada e lentidão no processo de encaminhamento entre os serviços de referência.CONCLUSÃOReforça-se a importância de conhecer e compreender as especificidades culturais do grupo, a fim de oferecer maiores oportunidades de acesso do idoso ao serviço de saúde.OBJETIVODescribir cómo prueban los ancianos Kaingang y sus cuidadores principales el acceso a los servicios públicos de salud.MÉTODOEstudio cualitativo orientado por la etnografía realizado con 28 ancianos y 19 cuidadores. Los datos fueron recogidos entre noviembre de 2010 y febrero de 2013 por medio de entrevistas y observación participante analizados mediante etnografía.RESULTADOSRevelaron las facilidades y las dificultades en el acceso del añoso a los servicios de salud. Facilidad para lograr recursos de salud como consultas fármacos y procedimientos rutineros. Dificultades como fallos en los servicios de asistencia distintiva y lentitud en el proceso de tramitación entre los servicios de referencia.CONCLUSIÓNSe refuerza la importancia de conocer y comprender las especificidades culturales del grupo, a fin de brindar más oportunidades de acceso del anciano al servicio de salud.OBJECTIVEDescribing how Kaingang seniors and their primary caregivers experience access to public health services.METHODA qualitative study guided by ethnography, conducted with 28 elderly and 19 caregivers. Data were collected between November 2010 and February 2013 through interviews and participative observation analyzed by ethnography.RESULTSThe study revealed the benefits and difficulties of the elderly access to health services, the facility to obtain health care resources such as appointments, medications and routine procedures, and the difficulties such as special assistance service problems and delays in the dispatching process between reference services.CONCLUSIONThe importance of knowing and understanding the cultural specificities of the group in order to offer greater opportunities for the elderly access to health services was reinforced.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10338110.1590/S0080-623420150000400008Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 n. 4 (2015); 589-595Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 No. 4 (2015); 589-595Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 Núm. 4 (2015); 589-5951980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103381/101846https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103381/101847http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorghi, Ana CarlaAlvarez, Angela MariaMarcon, Sonia SilvaCarreira, Lígia2015-10-28T10:34:26Zoai:revistas.usp.br:article/103381Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-10-28T10:34:26Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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