Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Fernanda Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Campos, Claudinei José Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40938
Resumo: Esta é uma revisão integrativa de literatura cujo objetivo foi identificar e analisar publicações científicas sobre o uso das metodologias ativas no ensino e assistência de enfermagem no Brasil. O levantamento bibliográfico incluiu publicações nacionais, no período de 1999 a 2009. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e a biblioteca eletrônica SciELO. Foram selecionados 28 artigos. Os resultados e a análise mostraram a problematização como a principal metodologia ativa utilizada, a falta de referenciais teóricos para planejar a ação pedagógica e o uso excessivo de técnicas de ensino que nem sempre caracterizam a inovação do método. Conclui-se que a implementação das metodologias inovadoras ainda carece de mais estudos e necessita de maior investimento em pesquisa e divulgação sobre o assunto.
id USP-24_c4af4ee6818d1ec69a45a68ed70497b3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40938
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativaUtilización de metodología activa en la enseñanza y atención de enfermería en la producción nacional: revisión integradoraThe use of active methodology in nursing care and teaching in national productions: an integrative reviewEducationnursingLearningProblem-based learningNursing careEducación en enfermeríaAprendizajeAprendizaje basado en problemasAtención de enfermeríaEducação em enfermagemAprendizagemAprendizagem baseada em problemasCuidados de enfermagemEsta é uma revisão integrativa de literatura cujo objetivo foi identificar e analisar publicações científicas sobre o uso das metodologias ativas no ensino e assistência de enfermagem no Brasil. O levantamento bibliográfico incluiu publicações nacionais, no período de 1999 a 2009. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e a biblioteca eletrônica SciELO. Foram selecionados 28 artigos. Os resultados e a análise mostraram a problematização como a principal metodologia ativa utilizada, a falta de referenciais teóricos para planejar a ação pedagógica e o uso excessivo de técnicas de ensino que nem sempre caracterizam a inovação do método. Conclui-se que a implementação das metodologias inovadoras ainda carece de mais estudos e necessita de maior investimento em pesquisa e divulgação sobre o assunto.Esta es una revisión integradora de literatura, cuyo objetivo fue identificar y analizar publicaciones científicas sobre el uso de las metodologías activas en la enseñanza y atención de enfermería en Brasil. El relevamiento bibliográfico incluyó publicaciones nacionales, en el período de 1999 a 2009. Fueron verificadas las bases de datos LILACS, BDENF, MEDLINE y la biblioteca electrónica SciELO. Fueron seleccionados 28 artículos. Los resultados y análisis mostraron a la problematización como la principal metodología activa utilizada, la falta de referenciales teóricos para planear la acción pedagógica y el uso excesivo de técnicas de enseñanza que no siempre caracterizan la innovación del método. Se concluyó en que la implementación de las metodologías innovadoras aún carece de más estudio y son necesarias mayores inversiones en investigación y divulgación sobre el asunto.The objective of this integrative review was to identify and analyze the scientific publications regarding the use of active methodologies in nursing care and teaching in Brazil. The survey included national publications, from 1999 to 2009, using the following databases: LILACS, BDENF, MEDLINE and SciELO. A total of 28 articles were selected. The results and analysis pointed to problematization as the primary active methodology used, the lack of theoretical frameworks to plan the pedagogical action, and the excessive use of teaching techniques that do not always characterize innovation. In conclusion, the implementation of innovative methodologies requires further studies and more investment in research and dissemination on the subject.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4093810.1590/S0080-62342012000100028Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 208-218Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 208-218Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 208-2181980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40938/44443https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40938/44444http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSobral, Fernanda RibeiroCampos, Claudinei José Gomes2012-08-30T16:27:22Zoai:revistas.usp.br:article/40938Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T16:27:22Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
Utilización de metodología activa en la enseñanza y atención de enfermería en la producción nacional: revisión integradora
The use of active methodology in nursing care and teaching in national productions: an integrative review
title Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
spellingShingle Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
Sobral, Fernanda Ribeiro
Education
nursing
Learning
Problem-based learning
Nursing care
Educación en enfermería
Aprendizaje
Aprendizaje basado en problemas
Atención de enfermería
Educação em enfermagem
Aprendizagem
Aprendizagem baseada em problemas
Cuidados de enfermagem
title_short Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
title_full Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
title_fullStr Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
title_full_unstemmed Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
title_sort Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa
author Sobral, Fernanda Ribeiro
author_facet Sobral, Fernanda Ribeiro
Campos, Claudinei José Gomes
author_role author
author2 Campos, Claudinei José Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral, Fernanda Ribeiro
Campos, Claudinei José Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Education
nursing
Learning
Problem-based learning
Nursing care
Educación en enfermería
Aprendizaje
Aprendizaje basado en problemas
Atención de enfermería
Educação em enfermagem
Aprendizagem
Aprendizagem baseada em problemas
Cuidados de enfermagem
topic Education
nursing
Learning
Problem-based learning
Nursing care
Educación en enfermería
Aprendizaje
Aprendizaje basado en problemas
Atención de enfermería
Educação em enfermagem
Aprendizagem
Aprendizagem baseada em problemas
Cuidados de enfermagem
description Esta é uma revisão integrativa de literatura cujo objetivo foi identificar e analisar publicações científicas sobre o uso das metodologias ativas no ensino e assistência de enfermagem no Brasil. O levantamento bibliográfico incluiu publicações nacionais, no período de 1999 a 2009. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e a biblioteca eletrônica SciELO. Foram selecionados 28 artigos. Os resultados e a análise mostraram a problematização como a principal metodologia ativa utilizada, a falta de referenciais teóricos para planejar a ação pedagógica e o uso excessivo de técnicas de ensino que nem sempre caracterizam a inovação do método. Conclui-se que a implementação das metodologias inovadoras ainda carece de mais estudos e necessita de maior investimento em pesquisa e divulgação sobre o assunto.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40938
10.1590/S0080-62342012000100028
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40938
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342012000100028
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40938/44443
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40938/44444
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 208-218
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 208-218
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 208-218
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1787713275920646144