Indicativos da integralidade na relação pedagógica: um design a ser construído na formação do enfermeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342017000100452 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: Analisar como os indicativos da integralidade se traduzem no processo de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em enfermagem. Método: Estudo de caso qualitativo realizado com docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem. Coleta de dados realizada através de análise documental, observação não participante e entrevistas individuais. Análise de dados guiada a partir de uma matriz analítica seguindo os passos da proposta operativa. Resultados: Participaram do estudo oito docentes. Alguns indicativos da integralidade, como diálogo, escuta, respeito mútuo, vínculo e acolhimento estão presentes no cotidiano de alguns docentes. Os indicativos da integralidade são aplicados por alguns docentes na relação pedagógica. Os resultados remetem ao ensino-aprendizagem da integralidade em um modelo de circuito único e de circuito duplo, e neste professor e estudante assumem uma postura aberta para as novas possibilidades do processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: A integralidade, ao ser reconhecida como princípio pedagógico, possibilita o rompimento de um ensino centrado no docente e avança para uma aprendizagem coletiva, possibilitando que docente e estudante criem seu próprio design ancorado num processo reflexivo sobre suas práticas e na realidade encontrada nos serviços de saúde. |
id |
USP-24_a5587122a80bc16eb00c5d4336187dd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342017000100452 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Indicativos da integralidade na relação pedagógica: um design a ser construído na formação do enfermeiroEducação SuperiorEducação em EnfermagemDocentes de EnfermagemIntegralidade em SaúdeRESUMO Objetivo: Analisar como os indicativos da integralidade se traduzem no processo de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em enfermagem. Método: Estudo de caso qualitativo realizado com docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem. Coleta de dados realizada através de análise documental, observação não participante e entrevistas individuais. Análise de dados guiada a partir de uma matriz analítica seguindo os passos da proposta operativa. Resultados: Participaram do estudo oito docentes. Alguns indicativos da integralidade, como diálogo, escuta, respeito mútuo, vínculo e acolhimento estão presentes no cotidiano de alguns docentes. Os indicativos da integralidade são aplicados por alguns docentes na relação pedagógica. Os resultados remetem ao ensino-aprendizagem da integralidade em um modelo de circuito único e de circuito duplo, e neste professor e estudante assumem uma postura aberta para as novas possibilidades do processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: A integralidade, ao ser reconhecida como princípio pedagógico, possibilita o rompimento de um ensino centrado no docente e avança para uma aprendizagem coletiva, possibilitando que docente e estudante criem seu próprio design ancorado num processo reflexivo sobre suas práticas e na realidade encontrada nos serviços de saúde.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342017000100452Revista da Escola de Enfermagem da USP v.51 2017reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/s1980-220x2016049003277info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Margarete Maria deReibnitz,Kenya SchmidtKloh,DaianaMartini,Jussara GueBackes,Vania Marli Schubertpor2017-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342017000100452Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-11-22T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicativos da integralidade na relação pedagógica: um design a ser construído na formação do enfermeiro |
title |
Indicativos da integralidade na relação pedagógica: um design a ser construído na formação do enfermeiro |
spellingShingle |
Indicativos da integralidade na relação pedagógica: um design a ser construído na formação do enfermeiro Lima,Margarete Maria de Educação Superior Educação em Enfermagem Docentes de Enfermagem Integralidade em Saúde |
title_short |
Indicativos da integralidade na relação pedagógica: um design a ser construído na formação do enfermeiro |
title_full |
Indicativos da integralidade na relação pedagógica: um design a ser construído na formação do enfermeiro |
title_fullStr |
Indicativos da integralidade na relação pedagógica: um design a ser construído na formação do enfermeiro |
title_full_unstemmed |
Indicativos da integralidade na relação pedagógica: um design a ser construído na formação do enfermeiro |
title_sort |
Indicativos da integralidade na relação pedagógica: um design a ser construído na formação do enfermeiro |
author |
Lima,Margarete Maria de |
author_facet |
Lima,Margarete Maria de Reibnitz,Kenya Schmidt Kloh,Daiana Martini,Jussara Gue Backes,Vania Marli Schubert |
author_role |
author |
author2 |
Reibnitz,Kenya Schmidt Kloh,Daiana Martini,Jussara Gue Backes,Vania Marli Schubert |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Margarete Maria de Reibnitz,Kenya Schmidt Kloh,Daiana Martini,Jussara Gue Backes,Vania Marli Schubert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Educação em Enfermagem Docentes de Enfermagem Integralidade em Saúde |
topic |
Educação Superior Educação em Enfermagem Docentes de Enfermagem Integralidade em Saúde |
description |
RESUMO Objetivo: Analisar como os indicativos da integralidade se traduzem no processo de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em enfermagem. Método: Estudo de caso qualitativo realizado com docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem. Coleta de dados realizada através de análise documental, observação não participante e entrevistas individuais. Análise de dados guiada a partir de uma matriz analítica seguindo os passos da proposta operativa. Resultados: Participaram do estudo oito docentes. Alguns indicativos da integralidade, como diálogo, escuta, respeito mútuo, vínculo e acolhimento estão presentes no cotidiano de alguns docentes. Os indicativos da integralidade são aplicados por alguns docentes na relação pedagógica. Os resultados remetem ao ensino-aprendizagem da integralidade em um modelo de circuito único e de circuito duplo, e neste professor e estudante assumem uma postura aberta para as novas possibilidades do processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: A integralidade, ao ser reconhecida como princípio pedagógico, possibilita o rompimento de um ensino centrado no docente e avança para uma aprendizagem coletiva, possibilitando que docente e estudante criem seu próprio design ancorado num processo reflexivo sobre suas práticas e na realidade encontrada nos serviços de saúde. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342017000100452 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342017000100452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1980-220x2016049003277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.51 2017 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936539130298368 |