O processo de transição saúde/doença em pacientes renais crônicos: contribuições para assistência de enfermagem
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182422 |
Resumo: | Objetivo: Identificar os condicionantes facilitadores e dificultadores do processo de transição saúde/doença num grupo de pacientes com Doença Renal Crônica em tratamento hemodialítico sustentado no aporte teórico da Teoria das Transições. Método: Estudo descritivo de abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas no período de março e abril de 2018. Para análise e discussão, utilizou-se da Técnica de Análise de Conteúdo como referencial metodológico e o modelo explicativo da Teoria das Transições como referencial teórico. Resultados: Participaram da pesquisa 25 pacientes. Foram identificados os fatores condicionantes do processo de transição, esses foram organizados em três categorias temáticas: Condicionantes pessoais no processo de transição; Condicionantes comunitários no processo de transição; Condicionantes sociais no processo de transição. Conclusão: Foi evidenciada uma predominância de condicionantes dificultadores na dimensão pessoal, facilitadores com relação à dimensão comunitária e, no que tange à dimensão social, os condicionantes foram equânimes. |
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O processo de transição saúde/doença em pacientes renais crônicos: contribuições para assistência de enfermagemThe health/disease transition process in chronic kidney disease patients: Contributions to nursing careEl proceso de transición salud/enfermedad en pacientes renales crónicos: contribuciones para la asistencia de enfermeiraInsuficiencia Renal CrónicaAtención de EnfermeríaTeoria de EnfermeriaCuidado de TransiciónDiálisis RenalInsuficiência Renal CrônicaCuidados de EnfermagemTeoria de EnfermagemCuidado TransicionalDiálise RenalRenal Insufficiency, ChronicNursing CareNursing TheoryTransitional CareRenal DialysisObjetivo: Identificar os condicionantes facilitadores e dificultadores do processo de transição saúde/doença num grupo de pacientes com Doença Renal Crônica em tratamento hemodialítico sustentado no aporte teórico da Teoria das Transições. Método: Estudo descritivo de abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas no período de março e abril de 2018. Para análise e discussão, utilizou-se da Técnica de Análise de Conteúdo como referencial metodológico e o modelo explicativo da Teoria das Transições como referencial teórico. Resultados: Participaram da pesquisa 25 pacientes. Foram identificados os fatores condicionantes do processo de transição, esses foram organizados em três categorias temáticas: Condicionantes pessoais no processo de transição; Condicionantes comunitários no processo de transição; Condicionantes sociais no processo de transição. Conclusão: Foi evidenciada uma predominância de condicionantes dificultadores na dimensão pessoal, facilitadores com relação à dimensão comunitária e, no que tange à dimensão social, os condicionantes foram equânimes.Objetivo: Identificar los condicionantes facilitadores y dificultadores del proceso de transición salud/enfermedad en un grupo de pacientes con Enfermedad Renal Crónica en tratamiento hemodialítico sostenido en el aporte teórico de la Teoría de las Transiciones. Método: Estudio descriptivo de abordaje cualitativo. La recolección de datos ocurrió mediante entrevistas semiestructuradas realizadas en el período de marzo a abril de 2018. Para análisis y discusión, se utilizó la Técnica de Análisis de Contenido como marco de referencia metodológico y el modelo explicativo de la Teoría de las Transiciones como marco de referencia teórico. Resultados: Participaron en la investigación 25 pacientes. Fueron identificados los factores condicionantes del proceso de transición, y esos fueron organizados en tres categorías temáticas: Condicionantes personales en el proceso de transición; Condicionantes comunitarios en el proceso de transición; Condicionantes sociales en el proceso de transición. Conclusión: Fue evidenciada una predominancia de condicionantes dificultadores en la dimensión personal, facilitadores con relación a la dimensión comunitaria y, en lo que se refiere a la dimensión social, los condicionantes fueron ecuánimes.Objective: To identify the facilitating and hindering conditions of the health/disease transition process in a group of patients with Chronic Kidney Disease undergoing hemodialysis treatment based on the theoretical framework of the Transition Theory. Method: A descriptive study implementing a qualitative approach. Data collection occurred through semi-structured interviews conducted between March and April 2018. The Content Analysis Technique was used for analysis and discussion as a methodological framework and the explanatory model of the Transition Theory as a theoretical framework. Results: Twenty-five (25) patients participated in the study. The conditioning factors of the transition process were identified and organized into three thematic categories: Personal conditioning factors in the transition process; Community conditioning factors in the transition process; and Social conditioning factors in the transition process. Conclusion: A predominance of hindering conditioning factors was evidenced in the personal dimension, while facilitating conditioning factors were shown in relation to the community dimension, and finally the conditioning factors were equal regarding the social dimension.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18242210.1590/s1980-220x2018049203581Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 54 (2020); e03581Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e03581Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e035811980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182422/169238https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182422/169237https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.eninfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Francieli Aparecida de Almeida, Ana Raquel Lima Peralva deMota, Thaciane Alves Costa, Joice Requião Andrade, Magna Santos Silva, Rudval Souza da 2021-02-24T15:01:04Zoai:revistas.usp.br:article/182422Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-02-24T15:01:04Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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