Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonello,Valéria Marli
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Oliveira,Maria Amélia de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000500019
Resumo: Trata-se de um estudo qualitativo com o objetivo de descrever a metodologia do processo de construção coletiva de um perfil de competências para a ação educativa da enfermeira. A categoria conceitual utilizada foi a competência, ancorada nas concepções de trabalho em saúde e saber operante. Foram coletados discursos de docentes e estudantes do curso de bacharelado em enfermagem da EEUSP; enfermeiras, gestores e usuários dos serviços de saúde vinculados à Universidade de São Paulo, analisados com a técnica de análise de discurso. Houve similaridades em relação a conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desenvolvimento de práticas educativas mais dialógicas e participativas. Foi possível a construção de um perfil de competências para a ação educativa da enfermeira, numa perspectiva coletiva e das necessidades de saúde.
id USP-24_e9d51c4d61d5d41866333d43ae365c70
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342007000500019
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básicaEducação em enfermagemEducação baseada em competênciasCompetência profissionalCuidados de enfermagemTrata-se de um estudo qualitativo com o objetivo de descrever a metodologia do processo de construção coletiva de um perfil de competências para a ação educativa da enfermeira. A categoria conceitual utilizada foi a competência, ancorada nas concepções de trabalho em saúde e saber operante. Foram coletados discursos de docentes e estudantes do curso de bacharelado em enfermagem da EEUSP; enfermeiras, gestores e usuários dos serviços de saúde vinculados à Universidade de São Paulo, analisados com a técnica de análise de discurso. Houve similaridades em relação a conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desenvolvimento de práticas educativas mais dialógicas e participativas. Foi possível a construção de um perfil de competências para a ação educativa da enfermeira, numa perspectiva coletiva e das necessidades de saúde.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000500019Revista da Escola de Enfermagem da USP v.41 n.spe 2007reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342007000500019info:eu-repo/semantics/openAccessLeonello,Valéria MarliOliveira,Maria Amélia de Campospor2008-08-21T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342007000500019Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-08-21T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica
title Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica
spellingShingle Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica
Leonello,Valéria Marli
Educação em enfermagem
Educação baseada em competências
Competência profissional
Cuidados de enfermagem
title_short Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica
title_full Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica
title_fullStr Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica
title_full_unstemmed Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica
title_sort Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica
author Leonello,Valéria Marli
author_facet Leonello,Valéria Marli
Oliveira,Maria Amélia de Campos
author_role author
author2 Oliveira,Maria Amélia de Campos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonello,Valéria Marli
Oliveira,Maria Amélia de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação baseada em competências
Competência profissional
Cuidados de enfermagem
topic Educação em enfermagem
Educação baseada em competências
Competência profissional
Cuidados de enfermagem
description Trata-se de um estudo qualitativo com o objetivo de descrever a metodologia do processo de construção coletiva de um perfil de competências para a ação educativa da enfermeira. A categoria conceitual utilizada foi a competência, ancorada nas concepções de trabalho em saúde e saber operante. Foram coletados discursos de docentes e estudantes do curso de bacharelado em enfermagem da EEUSP; enfermeiras, gestores e usuários dos serviços de saúde vinculados à Universidade de São Paulo, analisados com a técnica de análise de discurso. Houve similaridades em relação a conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desenvolvimento de práticas educativas mais dialógicas e participativas. Foi possível a construção de um perfil de competências para a ação educativa da enfermeira, numa perspectiva coletiva e das necessidades de saúde.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000500019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000500019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342007000500019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.41 n.spe 2007
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936532424654848