Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103398 |
Resumo: | OBJETIVOIdentificar associações entre o uso da simulação eletrocardiográfica na internet e os estilos e estratégias de aprendizagem dos estudantes de graduação em enfermagem.MÉTODODesenho descritivo-correlacional com avaliação pré e pós-teste num único grupo. A amostra do estudo incluiu 246 estudantes que frequentavam a disciplina de Suporte Básico e Avançado de Vida.RESULTADOSNão foram encontradas diferenças significativas entre gêneros em qualquer das dimensões dos estilos e estratégias de aprendizagem. Após introdução da simulação eletrocardiográfica recorrendo à internet, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas em algumas das pontuações dos itens dos estilos de aprendizagem teórico (p |
id |
USP-24_ecdcd881ea03b8b8ee954fbd1a40b1ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/103398 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje Effects of web-based electrocardiography simulation on strategies and learning styles Efeitos da simulação etletrocardiográfica en ambiente web sobre as estratégias e estilos de aprendizagem OBJETIVOIdentificar associações entre o uso da simulação eletrocardiográfica na internet e os estilos e estratégias de aprendizagem dos estudantes de graduação em enfermagem.MÉTODODesenho descritivo-correlacional com avaliação pré e pós-teste num único grupo. A amostra do estudo incluiu 246 estudantes que frequentavam a disciplina de Suporte Básico e Avançado de Vida.RESULTADOSNão foram encontradas diferenças significativas entre gêneros em qualquer das dimensões dos estilos e estratégias de aprendizagem. Após introdução da simulação eletrocardiográfica recorrendo à internet, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas em algumas das pontuações dos itens dos estilos de aprendizagem teórico (p OBJETIVOIdentificar asociaciones entre el uso de la simulación electrocardiográfica en la internet y los estilos y estrategias de aprendizaje de los estudiantes de graduación en enfermería.MÉTODODiseño descriptivo-correlacional con evaluación pré y post prueba en un solo grupo. La muestra del estudio incluyó a 246 estudiantes que acudían a la asignatura de Soporte Básico y Avanzado de Vida.RESULTADOSNo fueron encontradas diferencias significativas entre géneros en cualquiera de las dimensiones de los estilos y estrategias de aprendizaje. Después de la introducción de la simulación electrocardiográfica recurriendo a la web, fueron encontradas diferencias estadísticamente significativas en algunas de las puntuaciones de los ítems de los estilos de aprendizaje teórico (p OBJECTIVETo identify the association between the use of web simulation electrocardiography and the learning approaches, strategies and styles of nursing degree students.METHODA descriptive and correlational design with a one-group pretest-posttest measurement was used. The study sample included 246 students in a Basic and Advanced Cardiac Life Support nursing class of nursing degree.RESULTSNo significant differences between genders were found in any dimension of learning styles and approaches to learning. After the introduction of web simulation electrocardiography, significant differences were found in some item scores of learning styles: theorist (p < 0.040), pragmatic (p < 0.010) and approaches to learning.CONCLUSIONThe use of a web electrocardiogram (ECG) simulation is associated with the development of active and reflexive learning styles, improving motivation and a deep approach in nursing students. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10339810.1590/S0080-623420150000400016Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 n. 4 (2015); 650-656Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 No. 4 (2015); 650-656Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 Núm. 4 (2015); 650-6561980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103398/101871http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGranero-Molina, JoséFernández-Sola, CayetanoLópez-Domene, EsperanzaHernández-Padilla, José ManuelPreto, Leonel São RomãoCastro-Sánchez, Adelaida María2015-10-28T10:34:25Zoai:revistas.usp.br:article/103398Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-10-28T10:34:25Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje Effects of web-based electrocardiography simulation on strategies and learning styles Efeitos da simulação etletrocardiográfica en ambiente web sobre as estratégias e estilos de aprendizagem |
title |
Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje |
spellingShingle |
Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje Granero-Molina, José |
title_short |
Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje |
title_full |
Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje |
title_fullStr |
Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje |
title_full_unstemmed |
Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje |
title_sort |
Efectos de la simulación electrocardiográfica en ambiente web acerca de las estrategias y estilos de aprendizaje |
author |
Granero-Molina, José |
author_facet |
Granero-Molina, José Fernández-Sola, Cayetano López-Domene, Esperanza Hernández-Padilla, José Manuel Preto, Leonel São Romão Castro-Sánchez, Adelaida María |
author_role |
author |
author2 |
Fernández-Sola, Cayetano López-Domene, Esperanza Hernández-Padilla, José Manuel Preto, Leonel São Romão Castro-Sánchez, Adelaida María |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Granero-Molina, José Fernández-Sola, Cayetano López-Domene, Esperanza Hernández-Padilla, José Manuel Preto, Leonel São Romão Castro-Sánchez, Adelaida María |
description |
OBJETIVOIdentificar associações entre o uso da simulação eletrocardiográfica na internet e os estilos e estratégias de aprendizagem dos estudantes de graduação em enfermagem.MÉTODODesenho descritivo-correlacional com avaliação pré e pós-teste num único grupo. A amostra do estudo incluiu 246 estudantes que frequentavam a disciplina de Suporte Básico e Avançado de Vida.RESULTADOSNão foram encontradas diferenças significativas entre gêneros em qualquer das dimensões dos estilos e estratégias de aprendizagem. Após introdução da simulação eletrocardiográfica recorrendo à internet, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas em algumas das pontuações dos itens dos estilos de aprendizagem teórico (p |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103398 10.1590/S0080-623420150000400016 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103398 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-623420150000400016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103398/101871 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 n. 4 (2015); 650-656 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 No. 4 (2015); 650-656 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 Núm. 4 (2015); 650-656 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221738462609408 |