Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197056 |
Resumo: | Objetivo: Analisar a retenção do conhecimento e habilidades dos profissionais de enfermagem após treinamento e retreinamento sobre ressuscitação cardiopulmonar. Método: Estudo de intervenção, prospectivo e analítico no qual 56 profissionais de enfermagem receberam treinamento teórico e prático de RCP em serviço. Nove meses após o primeiro treinamento (T1), esses profissionais participaram de um retreinamento (T2). Eles foram acompanhados por 18 meses. A tendência linear do conhecimento e habilidades no período subsequente aos treinamentos foi calculada e aplicou-se o teste de Wilcoxon. Resultados: As intervenções aumentaram significativamente o conhecimento e as habilidades dos profissionais; no entanto, no período subsequente, as competências reduziram. Apesar disso, após um período de nove meses elas ainda se mantiveram superiores àquelas identificadas previamente ao estudo. Houve redução de 18,2% após T1 vs 13,0% após T2 (p < 0,01) do conhecimento no teste teórico e de 7,6% após T1 vs 5,3% após T2 (p < 0,01) das habilidades no teste prático. Conclusáo: Os profissionais de enfermagem conseguiram reter mais conhecimento e habilidades em ressuscitação cardiopulmonar após o retreinamento, o que reforça a importância da regularidade das capacitações e da educação continuada em saúde. |
id |
USP-24_ed27bd4a76b77e766189548e67f0cfa0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/197056 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica*Nursing training and retraining on cardiopulmonary resuscitation: a theoretical-practical intervention*Treinamento e retreinamento sobre ressuscitação cardiopulmonar para enfermagem: uma intervenção teórico-prática*Nurse PractitionersEducation, ContinuingInservice TrainingCardiopulmonary ResuscitationKnowledgeMotor SkillsProfissionais de EnfermagemEducação ContinuadaCapacitação em ServiçoReanimação CardiopulmonarConhecimentoDestreza MotoraEnfermeras PracticantesEducación ContinuaCapacitación en ServicioReanimación CardiopulmonarConocimientoDestreza MotoraObjetivo: Analisar a retenção do conhecimento e habilidades dos profissionais de enfermagem após treinamento e retreinamento sobre ressuscitação cardiopulmonar. Método: Estudo de intervenção, prospectivo e analítico no qual 56 profissionais de enfermagem receberam treinamento teórico e prático de RCP em serviço. Nove meses após o primeiro treinamento (T1), esses profissionais participaram de um retreinamento (T2). Eles foram acompanhados por 18 meses. A tendência linear do conhecimento e habilidades no período subsequente aos treinamentos foi calculada e aplicou-se o teste de Wilcoxon. Resultados: As intervenções aumentaram significativamente o conhecimento e as habilidades dos profissionais; no entanto, no período subsequente, as competências reduziram. Apesar disso, após um período de nove meses elas ainda se mantiveram superiores àquelas identificadas previamente ao estudo. Houve redução de 18,2% após T1 vs 13,0% após T2 (p < 0,01) do conhecimento no teste teórico e de 7,6% após T1 vs 5,3% após T2 (p < 0,01) das habilidades no teste prático. Conclusáo: Os profissionais de enfermagem conseguiram reter mais conhecimento e habilidades em ressuscitação cardiopulmonar após o retreinamento, o que reforça a importância da regularidade das capacitações e da educação continuada em saúde.Objetivo: Analizar la retención del conocimiento y habilidades de los profesionales de enfermería tras entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar (RCP). Método: Estudio de intervención, prospectivo y analítico en el cual 56 profesionales de enfermería recibieron entrenamiento teórico y práctico de RCP en servicio. Nueve meses tras el primer entrenamiento (E1), esos profesionales participaron de un reentrenamiento (E2). Ellos fueron acompanados por 18 meses. La tendencia lineal del conocimiento y habilidades en el período subsecuente a los entrenamientos fue calculada y se aplicó el test de Wilcoxon. Resultados: Las intervenciones aumentaron significativamente el conocimiento y las habilidades de los profesionales, sin embargo, en el periodo subsecuente las competencias se redujeron. A pesar de ello, tras un período de nueve meses ellas todavía se mantuvieron superiores a aquellas identificadas previamente al estudio. Hubo reducción del 18,2% tras E1 contra el 13,0% tras E2 (p < 0,01) del conocimiento en el test teórico y del 7,6% tras E1 contra el 5,3% tras E2 (p < 0,01) de las habilidades en el test práctico. Conclusión: Los profesionales de enfermería lograron retener más conocimiento y habilidades en RCP tras el reentrenamiento, lo que refuerza la importancia de la regularidad de cursos de capacitación y de la educación continua en salud.Objective: To analyze the retention of knowledge and skills of nursing professionals following training and retraining on cardiopulmonary resuscitation. Method: This is an intervention, prospective, and analytical study in which 56 nursing professionals received theoretical and practical training in in-service cardiopulmonary resuscitation. Nine months after the first training (T1), these professionals participated in a retraining (T2). They were followed up for 18 months. The linear trend of knowledge and skills in the period following training was calculated and the Wilcoxon test was applied. Results: Interventions increased the knowledge and skills of professionals significantly; however, in the subsequent period, skills decreased. Despite this, after a period of nine months, they were still higher than those identified before the study. There was a reduction of 18.2% in knowledge in the theoretical test after T1 vs 13.0% after T2 (p < 0.01) and a reduction of 7.6% in skills on the practical test after T1 vs 5.3% after T2 (p < 0.01). Conclusion: Nurses were able to retain more knowledge and skills on cardiopulmonary resuscitation after retraining, which stresses the importance of regular training and continuing education in health.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/19705610.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0521Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210521Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210521Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202105211980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197056/181408https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197056/181407http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Nyagra Ribeiro deAraújo, Raul Amaral deMoretti, Miguel AntonioChagas, Antonio Carlos Palandri2022-04-28T16:25:23Zoai:revistas.usp.br:article/197056Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-04-28T16:25:23Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica* Nursing training and retraining on cardiopulmonary resuscitation: a theoretical-practical intervention* Treinamento e retreinamento sobre ressuscitação cardiopulmonar para enfermagem: uma intervenção teórico-prática* |
title |
Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica* |
spellingShingle |
Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica* Araujo, Nyagra Ribeiro de Nurse Practitioners Education, Continuing Inservice Training Cardiopulmonary Resuscitation Knowledge Motor Skills Profissionais de Enfermagem Educação Continuada Capacitação em Serviço Reanimação Cardiopulmonar Conhecimento Destreza Motora Enfermeras Practicantes Educación Continua Capacitación en Servicio Reanimación Cardiopulmonar Conocimiento Destreza Motora |
title_short |
Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica* |
title_full |
Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica* |
title_fullStr |
Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica* |
title_full_unstemmed |
Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica* |
title_sort |
Entrenamiento y reentrenamiento sobre reanimación cardiopulmonar para enfermería: una intervención teórico-práctica* |
author |
Araujo, Nyagra Ribeiro de |
author_facet |
Araujo, Nyagra Ribeiro de Araújo, Raul Amaral de Moretti, Miguel Antonio Chagas, Antonio Carlos Palandri |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Raul Amaral de Moretti, Miguel Antonio Chagas, Antonio Carlos Palandri |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Nyagra Ribeiro de Araújo, Raul Amaral de Moretti, Miguel Antonio Chagas, Antonio Carlos Palandri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nurse Practitioners Education, Continuing Inservice Training Cardiopulmonary Resuscitation Knowledge Motor Skills Profissionais de Enfermagem Educação Continuada Capacitação em Serviço Reanimação Cardiopulmonar Conhecimento Destreza Motora Enfermeras Practicantes Educación Continua Capacitación en Servicio Reanimación Cardiopulmonar Conocimiento Destreza Motora |
topic |
Nurse Practitioners Education, Continuing Inservice Training Cardiopulmonary Resuscitation Knowledge Motor Skills Profissionais de Enfermagem Educação Continuada Capacitação em Serviço Reanimação Cardiopulmonar Conhecimento Destreza Motora Enfermeras Practicantes Educación Continua Capacitación en Servicio Reanimación Cardiopulmonar Conocimiento Destreza Motora |
description |
Objetivo: Analisar a retenção do conhecimento e habilidades dos profissionais de enfermagem após treinamento e retreinamento sobre ressuscitação cardiopulmonar. Método: Estudo de intervenção, prospectivo e analítico no qual 56 profissionais de enfermagem receberam treinamento teórico e prático de RCP em serviço. Nove meses após o primeiro treinamento (T1), esses profissionais participaram de um retreinamento (T2). Eles foram acompanhados por 18 meses. A tendência linear do conhecimento e habilidades no período subsequente aos treinamentos foi calculada e aplicou-se o teste de Wilcoxon. Resultados: As intervenções aumentaram significativamente o conhecimento e as habilidades dos profissionais; no entanto, no período subsequente, as competências reduziram. Apesar disso, após um período de nove meses elas ainda se mantiveram superiores àquelas identificadas previamente ao estudo. Houve redução de 18,2% após T1 vs 13,0% após T2 (p < 0,01) do conhecimento no teste teórico e de 7,6% após T1 vs 5,3% após T2 (p < 0,01) das habilidades no teste prático. Conclusáo: Os profissionais de enfermagem conseguiram reter mais conhecimento e habilidades em ressuscitação cardiopulmonar após o retreinamento, o que reforça a importância da regularidade das capacitações e da educação continuada em saúde. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197056 10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0521 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197056 |
identifier_str_mv |
10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197056/181408 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197056/181407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210521 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210521 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210521 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221748874969088 |