Educação de educadores: pressuposto psicanalítico ou utopia reichiana?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matthiesen,Sara Quenzer
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642003000200004
Resumo: Mais do que se pensa, as premissas reichianas parecem estar calcadas em proposições freudianas, sobretudo dos primeiros tempos. Assentados em justificativas de diferentes ordens, das quais a mais usual é a de que Reich esteve vinculado oficialmente à Associação Psicanalítica Internacional, alguns autores, entretanto, enaltecem as aproximações clínicas referentes a este "período psicanalítico" próprio das primeiras elaborações reichianas, não mencionando outras aproximações possíveis dentro da polêmica em questão. Não por outro motivo, este texto visa a resgatar algumas das reflexões freudianas acerca da educação, evidenciando a "educação de educadores" - quer como um pressuposto psicanalítico assentado em textos educacionais de Freud, quer como uma utopia tipicamente reichiana, cuja aposta na possibilidade de profilaxia das neuroses estendia-se pelo campo educacional - como um dos pontos comuns entre o discurso educacional de Freud e o de Reich, capaz, portanto, de propiciar ao segundo o desdobramento de pressupostos manifestos na obra do primeiro.
id USP-26_0aadc0a5027fd478968ec6d4045fbed6
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642003000200004
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Educação de educadores: pressuposto psicanalítico ou utopia reichiana?Reich, WilhelmFreud, SigmundPsicanáliseEducaçãoEducadoresMais do que se pensa, as premissas reichianas parecem estar calcadas em proposições freudianas, sobretudo dos primeiros tempos. Assentados em justificativas de diferentes ordens, das quais a mais usual é a de que Reich esteve vinculado oficialmente à Associação Psicanalítica Internacional, alguns autores, entretanto, enaltecem as aproximações clínicas referentes a este "período psicanalítico" próprio das primeiras elaborações reichianas, não mencionando outras aproximações possíveis dentro da polêmica em questão. Não por outro motivo, este texto visa a resgatar algumas das reflexões freudianas acerca da educação, evidenciando a "educação de educadores" - quer como um pressuposto psicanalítico assentado em textos educacionais de Freud, quer como uma utopia tipicamente reichiana, cuja aposta na possibilidade de profilaxia das neuroses estendia-se pelo campo educacional - como um dos pontos comuns entre o discurso educacional de Freud e o de Reich, capaz, portanto, de propiciar ao segundo o desdobramento de pressupostos manifestos na obra do primeiro.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642003000200004Psicologia USP v.14 n.2 2003reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642003000200004info:eu-repo/semantics/openAccessMatthiesen,Sara Quenzerpor2004-06-29T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642003000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2004-06-29T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de educadores: pressuposto psicanalítico ou utopia reichiana?
title Educação de educadores: pressuposto psicanalítico ou utopia reichiana?
spellingShingle Educação de educadores: pressuposto psicanalítico ou utopia reichiana?
Matthiesen,Sara Quenzer
Reich, Wilhelm
Freud, Sigmund
Psicanálise
Educação
Educadores
title_short Educação de educadores: pressuposto psicanalítico ou utopia reichiana?
title_full Educação de educadores: pressuposto psicanalítico ou utopia reichiana?
title_fullStr Educação de educadores: pressuposto psicanalítico ou utopia reichiana?
title_full_unstemmed Educação de educadores: pressuposto psicanalítico ou utopia reichiana?
title_sort Educação de educadores: pressuposto psicanalítico ou utopia reichiana?
author Matthiesen,Sara Quenzer
author_facet Matthiesen,Sara Quenzer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matthiesen,Sara Quenzer
dc.subject.por.fl_str_mv Reich, Wilhelm
Freud, Sigmund
Psicanálise
Educação
Educadores
topic Reich, Wilhelm
Freud, Sigmund
Psicanálise
Educação
Educadores
description Mais do que se pensa, as premissas reichianas parecem estar calcadas em proposições freudianas, sobretudo dos primeiros tempos. Assentados em justificativas de diferentes ordens, das quais a mais usual é a de que Reich esteve vinculado oficialmente à Associação Psicanalítica Internacional, alguns autores, entretanto, enaltecem as aproximações clínicas referentes a este "período psicanalítico" próprio das primeiras elaborações reichianas, não mencionando outras aproximações possíveis dentro da polêmica em questão. Não por outro motivo, este texto visa a resgatar algumas das reflexões freudianas acerca da educação, evidenciando a "educação de educadores" - quer como um pressuposto psicanalítico assentado em textos educacionais de Freud, quer como uma utopia tipicamente reichiana, cuja aposta na possibilidade de profilaxia das neuroses estendia-se pelo campo educacional - como um dos pontos comuns entre o discurso educacional de Freud e o de Reich, capaz, portanto, de propiciar ao segundo o desdobramento de pressupostos manifestos na obra do primeiro.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642003000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642003000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65642003000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.14 n.2 2003
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936706382364672