(Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400011 |
Resumo: | A Psicologia Escolar preocupa-se com todos os elementos que influenciam o desenvolvimento do educando, considerando os aspectos cognitivos, motores, sociais, emocionais e escolares, entre outros. A partir disso, o psicólogo escolar tem sido convocado a aprofundar seus conhecimentos em termos teóricos e práticos, visando atender a essa demanda de atuação sistêmica e interdisciplinar. Deste modo, este estudo objetiva analisar as expectativas e opiniões de professores acerca da inserção e papel da Psicologia na escola, possibilitando entender quais são as demandas para o trabalho do psicólogo escolar e como elas podem ser atendidas. Participaram deste estudo 44 professores, de quatro escolas municipais situadas na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os resultados revelaram equívocos na concepção do papel do psicólogo escolar, sobretudo, sobre as possibilidades de intervenções da Psicologia no contexto escolar. Eles também possibilitaram uma discussão sobre as implicações desses equívocos, especialmente, na inserção da Psicologia na escola. |
id |
USP-26_58dd2fd68d36347d68730c3c6cc1b0fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65642010000400011 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
(Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensinoPsicologia escolarProfessoresAtuação do psicólogoEscolasA Psicologia Escolar preocupa-se com todos os elementos que influenciam o desenvolvimento do educando, considerando os aspectos cognitivos, motores, sociais, emocionais e escolares, entre outros. A partir disso, o psicólogo escolar tem sido convocado a aprofundar seus conhecimentos em termos teóricos e práticos, visando atender a essa demanda de atuação sistêmica e interdisciplinar. Deste modo, este estudo objetiva analisar as expectativas e opiniões de professores acerca da inserção e papel da Psicologia na escola, possibilitando entender quais são as demandas para o trabalho do psicólogo escolar e como elas podem ser atendidas. Participaram deste estudo 44 professores, de quatro escolas municipais situadas na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os resultados revelaram equívocos na concepção do papel do psicólogo escolar, sobretudo, sobre as possibilidades de intervenções da Psicologia no contexto escolar. Eles também possibilitaram uma discussão sobre as implicações desses equívocos, especialmente, na inserção da Psicologia na escola.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400011Psicologia USP v.21 n.4 2010reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642010000400011info:eu-repo/semantics/openAccessGiongo,CarmemOliveira-Menegotto,Lisiane Machado depor2011-02-09T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642010000400011Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2011-02-09T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino |
title |
(Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino |
spellingShingle |
(Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino Giongo,Carmem Psicologia escolar Professores Atuação do psicólogo Escolas |
title_short |
(Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino |
title_full |
(Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino |
title_fullStr |
(Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino |
title_full_unstemmed |
(Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino |
title_sort |
(Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino |
author |
Giongo,Carmem |
author_facet |
Giongo,Carmem Oliveira-Menegotto,Lisiane Machado de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira-Menegotto,Lisiane Machado de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giongo,Carmem Oliveira-Menegotto,Lisiane Machado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Professores Atuação do psicólogo Escolas |
topic |
Psicologia escolar Professores Atuação do psicólogo Escolas |
description |
A Psicologia Escolar preocupa-se com todos os elementos que influenciam o desenvolvimento do educando, considerando os aspectos cognitivos, motores, sociais, emocionais e escolares, entre outros. A partir disso, o psicólogo escolar tem sido convocado a aprofundar seus conhecimentos em termos teóricos e práticos, visando atender a essa demanda de atuação sistêmica e interdisciplinar. Deste modo, este estudo objetiva analisar as expectativas e opiniões de professores acerca da inserção e papel da Psicologia na escola, possibilitando entender quais são as demandas para o trabalho do psicólogo escolar e como elas podem ser atendidas. Participaram deste estudo 44 professores, de quatro escolas municipais situadas na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os resultados revelaram equívocos na concepção do papel do psicólogo escolar, sobretudo, sobre as possibilidades de intervenções da Psicologia no contexto escolar. Eles também possibilitaram uma discussão sobre as implicações desses equívocos, especialmente, na inserção da Psicologia na escola. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-65642010000400011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP v.21 n.4 2010 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1748936707434086400 |