(Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giongo,Carmem
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Oliveira-Menegotto,Lisiane Machado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400011
Resumo: A Psicologia Escolar preocupa-se com todos os elementos que influenciam o desenvolvimento do educando, considerando os aspectos cognitivos, motores, sociais, emocionais e escolares, entre outros. A partir disso, o psicólogo escolar tem sido convocado a aprofundar seus conhecimentos em termos teóricos e práticos, visando atender a essa demanda de atuação sistêmica e interdisciplinar. Deste modo, este estudo objetiva analisar as expectativas e opiniões de professores acerca da inserção e papel da Psicologia na escola, possibilitando entender quais são as demandas para o trabalho do psicólogo escolar e como elas podem ser atendidas. Participaram deste estudo 44 professores, de quatro escolas municipais situadas na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os resultados revelaram equívocos na concepção do papel do psicólogo escolar, sobretudo, sobre as possibilidades de intervenções da Psicologia no contexto escolar. Eles também possibilitaram uma discussão sobre as implicações desses equívocos, especialmente, na inserção da Psicologia na escola.
id USP-26_58dd2fd68d36347d68730c3c6cc1b0fa
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642010000400011
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling (Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensinoPsicologia escolarProfessoresAtuação do psicólogoEscolasA Psicologia Escolar preocupa-se com todos os elementos que influenciam o desenvolvimento do educando, considerando os aspectos cognitivos, motores, sociais, emocionais e escolares, entre outros. A partir disso, o psicólogo escolar tem sido convocado a aprofundar seus conhecimentos em termos teóricos e práticos, visando atender a essa demanda de atuação sistêmica e interdisciplinar. Deste modo, este estudo objetiva analisar as expectativas e opiniões de professores acerca da inserção e papel da Psicologia na escola, possibilitando entender quais são as demandas para o trabalho do psicólogo escolar e como elas podem ser atendidas. Participaram deste estudo 44 professores, de quatro escolas municipais situadas na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os resultados revelaram equívocos na concepção do papel do psicólogo escolar, sobretudo, sobre as possibilidades de intervenções da Psicologia no contexto escolar. Eles também possibilitaram uma discussão sobre as implicações desses equívocos, especialmente, na inserção da Psicologia na escola.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400011Psicologia USP v.21 n.4 2010reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642010000400011info:eu-repo/semantics/openAccessGiongo,CarmemOliveira-Menegotto,Lisiane Machado depor2011-02-09T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642010000400011Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2011-02-09T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv (Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino
title (Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino
spellingShingle (Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino
Giongo,Carmem
Psicologia escolar
Professores
Atuação do psicólogo
Escolas
title_short (Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino
title_full (Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino
title_fullStr (Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino
title_full_unstemmed (Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino
title_sort (Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino
author Giongo,Carmem
author_facet Giongo,Carmem
Oliveira-Menegotto,Lisiane Machado de
author_role author
author2 Oliveira-Menegotto,Lisiane Machado de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giongo,Carmem
Oliveira-Menegotto,Lisiane Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Professores
Atuação do psicólogo
Escolas
topic Psicologia escolar
Professores
Atuação do psicólogo
Escolas
description A Psicologia Escolar preocupa-se com todos os elementos que influenciam o desenvolvimento do educando, considerando os aspectos cognitivos, motores, sociais, emocionais e escolares, entre outros. A partir disso, o psicólogo escolar tem sido convocado a aprofundar seus conhecimentos em termos teóricos e práticos, visando atender a essa demanda de atuação sistêmica e interdisciplinar. Deste modo, este estudo objetiva analisar as expectativas e opiniões de professores acerca da inserção e papel da Psicologia na escola, possibilitando entender quais são as demandas para o trabalho do psicólogo escolar e como elas podem ser atendidas. Participaram deste estudo 44 professores, de quatro escolas municipais situadas na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os resultados revelaram equívocos na concepção do papel do psicólogo escolar, sobretudo, sobre as possibilidades de intervenções da Psicologia no contexto escolar. Eles também possibilitaram uma discussão sobre as implicações desses equívocos, especialmente, na inserção da Psicologia na escola.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65642010000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.21 n.4 2010
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936707434086400