Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliva,Diana Villac
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016000300492
Resumo: Resumo O acesso à escola regular para pessoas com deficiência é um ganho na história da educação. No entanto, barreiras à aprendizagem e à participação dificultam o cotidiano escolar dos alunos em situação de inclusão, sendo necessária a mobilização de recursos - humanos, físicos, políticos etc. - nas escolas e comunidades. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a qualidade do trabalho inclusivo oferecido a uma aluna com deficiência visual que frequenta classe regular, por meio da identificação de barreiras e recursos à sua aprendizagem e participação. Os resultados apontaram que no cotidiano escolar da aluna foco da pesquisa há situações de inclusão e exclusão. A ausência de adequações curriculares para a acessibilidade resulta na exclusão do conteúdo, que é passado sinteticamente à aluna, de forma que a escola pode ser considerada como tendo baixo grau de inclusão. Embora a socialização da aluna pareça preservada, sua aprendizagem está sendo parcialmente negligenciada.
id USP-26_96e18e8207085154db31d84cd336697d
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642016000300492
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusãoeducação inclusivaaprendizagemcurrículodeficiência visualResumo O acesso à escola regular para pessoas com deficiência é um ganho na história da educação. No entanto, barreiras à aprendizagem e à participação dificultam o cotidiano escolar dos alunos em situação de inclusão, sendo necessária a mobilização de recursos - humanos, físicos, políticos etc. - nas escolas e comunidades. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a qualidade do trabalho inclusivo oferecido a uma aluna com deficiência visual que frequenta classe regular, por meio da identificação de barreiras e recursos à sua aprendizagem e participação. Os resultados apontaram que no cotidiano escolar da aluna foco da pesquisa há situações de inclusão e exclusão. A ausência de adequações curriculares para a acessibilidade resulta na exclusão do conteúdo, que é passado sinteticamente à aluna, de forma que a escola pode ser considerada como tendo baixo grau de inclusão. Embora a socialização da aluna pareça preservada, sua aprendizagem está sendo parcialmente negligenciada.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016000300492Psicologia USP v.27 n.3 2016reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-656420140099info:eu-repo/semantics/openAccessOliva,Diana Villacpor2017-02-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642016000300492Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2017-02-10T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão
title Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão
spellingShingle Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão
Oliva,Diana Villac
educação inclusiva
aprendizagem
currículo
deficiência visual
title_short Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão
title_full Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão
title_fullStr Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão
title_full_unstemmed Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão
title_sort Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão
author Oliva,Diana Villac
author_facet Oliva,Diana Villac
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliva,Diana Villac
dc.subject.por.fl_str_mv educação inclusiva
aprendizagem
currículo
deficiência visual
topic educação inclusiva
aprendizagem
currículo
deficiência visual
description Resumo O acesso à escola regular para pessoas com deficiência é um ganho na história da educação. No entanto, barreiras à aprendizagem e à participação dificultam o cotidiano escolar dos alunos em situação de inclusão, sendo necessária a mobilização de recursos - humanos, físicos, políticos etc. - nas escolas e comunidades. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a qualidade do trabalho inclusivo oferecido a uma aluna com deficiência visual que frequenta classe regular, por meio da identificação de barreiras e recursos à sua aprendizagem e participação. Os resultados apontaram que no cotidiano escolar da aluna foco da pesquisa há situações de inclusão e exclusão. A ausência de adequações curriculares para a acessibilidade resulta na exclusão do conteúdo, que é passado sinteticamente à aluna, de forma que a escola pode ser considerada como tendo baixo grau de inclusão. Embora a socialização da aluna pareça preservada, sua aprendizagem está sendo parcialmente negligenciada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016000300492
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016000300492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-656420140099
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.27 n.3 2016
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936708249878528