Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642019000100209 |
Resumo: | Resumo Pretendeu-se conhecer as concepções de aprendizagem de estudantes portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico, verificando a possível replicação e inovação em relação às concepções identificadas pela perspectiva fenomenográfica. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas centradas em três dimensões da concepção de aprendizagem: referencial (o que é a aprendizagem), processual (como se aprende) e contextual (onde se aprende). Uma análise de conteúdo de tipo intermédio das respostas demonstrou uma correspondência entre as concepções encontradas e as concepções básicas reveladas pela fenomenografia (por exemplo, aprendizagem como acumulação de informação, como compreensão ou como obtenção de classificações) e também permitiu desvendar novas concepções de aprendizagem, representando-a como realização de atividades específicas, devolução da informação por explicação, ou realizável através do esforço pessoal e autônomo. |
id |
USP-26_9d0fb5b4057b8af98485f4a56f24f1a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65642019000100209 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básicoaprendizagemconcepções de aprendizagem1º ciclo do ensino básicoResumo Pretendeu-se conhecer as concepções de aprendizagem de estudantes portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico, verificando a possível replicação e inovação em relação às concepções identificadas pela perspectiva fenomenográfica. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas centradas em três dimensões da concepção de aprendizagem: referencial (o que é a aprendizagem), processual (como se aprende) e contextual (onde se aprende). Uma análise de conteúdo de tipo intermédio das respostas demonstrou uma correspondência entre as concepções encontradas e as concepções básicas reveladas pela fenomenografia (por exemplo, aprendizagem como acumulação de informação, como compreensão ou como obtenção de classificações) e também permitiu desvendar novas concepções de aprendizagem, representando-a como realização de atividades específicas, devolução da informação por explicação, ou realizável através do esforço pessoal e autônomo.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642019000100209Psicologia USP v.30 2019reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-6564e180164info:eu-repo/semantics/openAccessFigueira,Ana IsaDuarte,António M.por2019-05-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642019000100209Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2019-05-10T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico |
title |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico Figueira,Ana Isa aprendizagem concepções de aprendizagem 1º ciclo do ensino básico |
title_short |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico |
author |
Figueira,Ana Isa |
author_facet |
Figueira,Ana Isa Duarte,António M. |
author_role |
author |
author2 |
Duarte,António M. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira,Ana Isa Duarte,António M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem concepções de aprendizagem 1º ciclo do ensino básico |
topic |
aprendizagem concepções de aprendizagem 1º ciclo do ensino básico |
description |
Resumo Pretendeu-se conhecer as concepções de aprendizagem de estudantes portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico, verificando a possível replicação e inovação em relação às concepções identificadas pela perspectiva fenomenográfica. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas centradas em três dimensões da concepção de aprendizagem: referencial (o que é a aprendizagem), processual (como se aprende) e contextual (onde se aprende). Uma análise de conteúdo de tipo intermédio das respostas demonstrou uma correspondência entre as concepções encontradas e as concepções básicas reveladas pela fenomenografia (por exemplo, aprendizagem como acumulação de informação, como compreensão ou como obtenção de classificações) e também permitiu desvendar novas concepções de aprendizagem, representando-a como realização de atividades específicas, devolução da informação por explicação, ou realizável através do esforço pessoal e autônomo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642019000100209 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642019000100209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0103-6564e180164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP v.30 2019 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1748936708645191680 |