Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira,Ana Isa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Duarte,António M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642019000100209
Resumo: Resumo Pretendeu-se conhecer as concepções de aprendizagem de estudantes portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico, verificando a possível replicação e inovação em relação às concepções identificadas pela perspectiva fenomenográfica. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas centradas em três dimensões da concepção de aprendizagem: referencial (o que é a aprendizagem), processual (como se aprende) e contextual (onde se aprende). Uma análise de conteúdo de tipo intermédio das respostas demonstrou uma correspondência entre as concepções encontradas e as concepções básicas reveladas pela fenomenografia (por exemplo, aprendizagem como acumulação de informação, como compreensão ou como obtenção de classificações) e também permitiu desvendar novas concepções de aprendizagem, representando-a como realização de atividades específicas, devolução da informação por explicação, ou realizável através do esforço pessoal e autônomo.
id USP-26_9d0fb5b4057b8af98485f4a56f24f1a3
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642019000100209
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básicoaprendizagemconcepções de aprendizagem1º ciclo do ensino básicoResumo Pretendeu-se conhecer as concepções de aprendizagem de estudantes portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico, verificando a possível replicação e inovação em relação às concepções identificadas pela perspectiva fenomenográfica. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas centradas em três dimensões da concepção de aprendizagem: referencial (o que é a aprendizagem), processual (como se aprende) e contextual (onde se aprende). Uma análise de conteúdo de tipo intermédio das respostas demonstrou uma correspondência entre as concepções encontradas e as concepções básicas reveladas pela fenomenografia (por exemplo, aprendizagem como acumulação de informação, como compreensão ou como obtenção de classificações) e também permitiu desvendar novas concepções de aprendizagem, representando-a como realização de atividades específicas, devolução da informação por explicação, ou realizável através do esforço pessoal e autônomo.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642019000100209Psicologia USP v.30 2019reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-6564e180164info:eu-repo/semantics/openAccessFigueira,Ana IsaDuarte,António M.por2019-05-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642019000100209Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2019-05-10T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico
title Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico
Figueira,Ana Isa
aprendizagem
concepções de aprendizagem
1º ciclo do ensino básico
title_short Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico
title_full Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico
title_sort Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico
author Figueira,Ana Isa
author_facet Figueira,Ana Isa
Duarte,António M.
author_role author
author2 Duarte,António M.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira,Ana Isa
Duarte,António M.
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
concepções de aprendizagem
1º ciclo do ensino básico
topic aprendizagem
concepções de aprendizagem
1º ciclo do ensino básico
description Resumo Pretendeu-se conhecer as concepções de aprendizagem de estudantes portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico, verificando a possível replicação e inovação em relação às concepções identificadas pela perspectiva fenomenográfica. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas centradas em três dimensões da concepção de aprendizagem: referencial (o que é a aprendizagem), processual (como se aprende) e contextual (onde se aprende). Uma análise de conteúdo de tipo intermédio das respostas demonstrou uma correspondência entre as concepções encontradas e as concepções básicas reveladas pela fenomenografia (por exemplo, aprendizagem como acumulação de informação, como compreensão ou como obtenção de classificações) e também permitiu desvendar novas concepções de aprendizagem, representando-a como realização de atividades específicas, devolução da informação por explicação, ou realizável através do esforço pessoal e autônomo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642019000100209
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642019000100209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-6564e180164
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.30 2019
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936708645191680