Influência das variáveis de processo do hidrociclone para tratamento de argilas esmectitícas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama,A. J. A.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Figueirêdo,J. M. R., Cartaxo,J. M., Gama,M. A., Neves,G. A., Ferreira,H. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cerâmica (São Paulo. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132017000300336
Resumo: Resumo Recentemente foram descobertos novos depósitos de argilas esmectíticas no estado da Paraíba, localizados nos municípios de Cubati, Olivedos, Sossego e Pedra Lavrada. Estudos preliminares evidenciaram que estes depósitos apresentam na sua composição mineralógica elevados teores de minerais acessórios como mica, sílica livre e carbonatos. A presença desses minerais restringe em muito o uso industrial, sendo necessários estudos sobre tratamento dessas argilas para redução desses contaminantes. Estudos recentes mostraram que o uso do hidrociclone é uma alternativa viável por requerer um baixo investimento de instalação e manutenção, sendo amplamente utilizado na indústria mineral. Este trabalho teve como objetivo estudar as variáveis de processo do hidrociclone para tratamento de argilas esmectíticas de um novo depósito do estado da Paraíba. A argila esmectítica antes e após hidrociclonagem foi caracterizada física, química e mineralogicamente, pelas seguintes técnicas: análise granulométrica por difração a laser, difração de raios X, análise química por fluorescência de raios X e análise térmica. A argila foi dispersa na concentração de 4% e com defloculante hexametafosfato de sódio sob agitação por 24 h. As variáveis de processo utilizadas no hidrociclone foram: pressão, aberturas do vortex e apex. Os resultados conduziram a um aumento do concentrado da fração argila, redução do diâmetro médio equivalente das partículas e redução dos minerais acessórios.
id USP-29_5345355621a2ec58a12467a1aa16edfb
oai_identifier_str oai:scielo:S0366-69132017000300336
network_acronym_str USP-29
network_name_str Cerâmica (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Influência das variáveis de processo do hidrociclone para tratamento de argilas esmectitícasvariáveis de processohidrocicloneargilas esmectitícasResumo Recentemente foram descobertos novos depósitos de argilas esmectíticas no estado da Paraíba, localizados nos municípios de Cubati, Olivedos, Sossego e Pedra Lavrada. Estudos preliminares evidenciaram que estes depósitos apresentam na sua composição mineralógica elevados teores de minerais acessórios como mica, sílica livre e carbonatos. A presença desses minerais restringe em muito o uso industrial, sendo necessários estudos sobre tratamento dessas argilas para redução desses contaminantes. Estudos recentes mostraram que o uso do hidrociclone é uma alternativa viável por requerer um baixo investimento de instalação e manutenção, sendo amplamente utilizado na indústria mineral. Este trabalho teve como objetivo estudar as variáveis de processo do hidrociclone para tratamento de argilas esmectíticas de um novo depósito do estado da Paraíba. A argila esmectítica antes e após hidrociclonagem foi caracterizada física, química e mineralogicamente, pelas seguintes técnicas: análise granulométrica por difração a laser, difração de raios X, análise química por fluorescência de raios X e análise térmica. A argila foi dispersa na concentração de 4% e com defloculante hexametafosfato de sódio sob agitação por 24 h. As variáveis de processo utilizadas no hidrociclone foram: pressão, aberturas do vortex e apex. Os resultados conduziram a um aumento do concentrado da fração argila, redução do diâmetro médio equivalente das partículas e redução dos minerais acessórios.Associação Brasileira de Cerâmica2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132017000300336Cerâmica v.63 n.367 2017reponame:Cerâmica (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0366-69132017633672129info:eu-repo/semantics/openAccessGama,A. J. A.Figueirêdo,J. M. R.Cartaxo,J. M.Gama,M. A.Neves,G. A.Ferreira,H. C.por2017-08-11T00:00:00Zoai:scielo:S0366-69132017000300336Revistahttps://www.scielo.br/j/ce/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpceram.abc@gmail.com||ceram.abc@gmail.com1678-45530366-6913opendoar:2017-08-11T00:00Cerâmica (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência das variáveis de processo do hidrociclone para tratamento de argilas esmectitícas
title Influência das variáveis de processo do hidrociclone para tratamento de argilas esmectitícas
spellingShingle Influência das variáveis de processo do hidrociclone para tratamento de argilas esmectitícas
Gama,A. J. A.
variáveis de processo
hidrociclone
argilas esmectitícas
title_short Influência das variáveis de processo do hidrociclone para tratamento de argilas esmectitícas
title_full Influência das variáveis de processo do hidrociclone para tratamento de argilas esmectitícas
title_fullStr Influência das variáveis de processo do hidrociclone para tratamento de argilas esmectitícas
title_full_unstemmed Influência das variáveis de processo do hidrociclone para tratamento de argilas esmectitícas
title_sort Influência das variáveis de processo do hidrociclone para tratamento de argilas esmectitícas
author Gama,A. J. A.
author_facet Gama,A. J. A.
Figueirêdo,J. M. R.
Cartaxo,J. M.
Gama,M. A.
Neves,G. A.
Ferreira,H. C.
author_role author
author2 Figueirêdo,J. M. R.
Cartaxo,J. M.
Gama,M. A.
Neves,G. A.
Ferreira,H. C.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama,A. J. A.
Figueirêdo,J. M. R.
Cartaxo,J. M.
Gama,M. A.
Neves,G. A.
Ferreira,H. C.
dc.subject.por.fl_str_mv variáveis de processo
hidrociclone
argilas esmectitícas
topic variáveis de processo
hidrociclone
argilas esmectitícas
description Resumo Recentemente foram descobertos novos depósitos de argilas esmectíticas no estado da Paraíba, localizados nos municípios de Cubati, Olivedos, Sossego e Pedra Lavrada. Estudos preliminares evidenciaram que estes depósitos apresentam na sua composição mineralógica elevados teores de minerais acessórios como mica, sílica livre e carbonatos. A presença desses minerais restringe em muito o uso industrial, sendo necessários estudos sobre tratamento dessas argilas para redução desses contaminantes. Estudos recentes mostraram que o uso do hidrociclone é uma alternativa viável por requerer um baixo investimento de instalação e manutenção, sendo amplamente utilizado na indústria mineral. Este trabalho teve como objetivo estudar as variáveis de processo do hidrociclone para tratamento de argilas esmectíticas de um novo depósito do estado da Paraíba. A argila esmectítica antes e após hidrociclonagem foi caracterizada física, química e mineralogicamente, pelas seguintes técnicas: análise granulométrica por difração a laser, difração de raios X, análise química por fluorescência de raios X e análise térmica. A argila foi dispersa na concentração de 4% e com defloculante hexametafosfato de sódio sob agitação por 24 h. As variáveis de processo utilizadas no hidrociclone foram: pressão, aberturas do vortex e apex. Os resultados conduziram a um aumento do concentrado da fração argila, redução do diâmetro médio equivalente das partículas e redução dos minerais acessórios.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132017000300336
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0366-69132017000300336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0366-69132017633672129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Cerâmica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Cerâmica
dc.source.none.fl_str_mv Cerâmica v.63 n.367 2017
reponame:Cerâmica (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Cerâmica (São Paulo. Online)
collection Cerâmica (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Cerâmica (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ceram.abc@gmail.com||ceram.abc@gmail.com
_version_ 1748936783822848000