Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rosa Maria Chaves
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Arruda Filho, Emílio José Montero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/45593
Resumo: A rápida atualização tecnológica atrai o desenvolvimento de novos produtos no mercado, convergindo para múltiplos usos e acessos, o qual vem sendo apresentados na literatura de new productsdevelopment e systems integration. Dado o confronto destas duas literaturas, esta pesquisa posiciona seu foco de estudo para os fatores determinantes na preferência do consumo de lançamentos de produtos altamente tecnológicos, onde a utilidade hedônica / social dos produtos all-in-one(tudo em um só) tem prioridade sobre os fatores utilitários. O objetivo do trabalho é avaliar quais fatores influenciam a preferência do consumo de alta tecnologia, utilizando como objeto da pesquisa o tablet da Apple (iPad), para identificar como a decisão de uso é construída. Neste artigo realizou-se um estudo netnográfico sobre o comportamento de consumo do iPad, interpretando suas necessidades através de experiências descritas em sites norte americanos de discussão do produto, o qual apresenta comentários sobre o processo de escolha, preferência e uso. Estes sites são utilizados para coleta dos dados textuais que são codificados, interpretados e apresentados sobre a forma descrição de uso dos consumidores atuais e pretensos consumidores do objeto analisado.
id USP-33_fb8cf28f958005bb75c5d7e333c819e6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/45593
network_acronym_str USP-33
network_name_str Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
repository_id_str
spelling Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologiaHedonic preferences and utilitarian justifications at the introduction of high technology productsConsumer BehaviorHedonismUtilitarianismTechnology ConvergenceNetnographyComportamento do ConsumidorHedonismoUtilitarismoConvergência TecnológicaNetnografiaA rápida atualização tecnológica atrai o desenvolvimento de novos produtos no mercado, convergindo para múltiplos usos e acessos, o qual vem sendo apresentados na literatura de new productsdevelopment e systems integration. Dado o confronto destas duas literaturas, esta pesquisa posiciona seu foco de estudo para os fatores determinantes na preferência do consumo de lançamentos de produtos altamente tecnológicos, onde a utilidade hedônica / social dos produtos all-in-one(tudo em um só) tem prioridade sobre os fatores utilitários. O objetivo do trabalho é avaliar quais fatores influenciam a preferência do consumo de alta tecnologia, utilizando como objeto da pesquisa o tablet da Apple (iPad), para identificar como a decisão de uso é construída. Neste artigo realizou-se um estudo netnográfico sobre o comportamento de consumo do iPad, interpretando suas necessidades através de experiências descritas em sites norte americanos de discussão do produto, o qual apresenta comentários sobre o processo de escolha, preferência e uso. Estes sites são utilizados para coleta dos dados textuais que são codificados, interpretados e apresentados sobre a forma descrição de uso dos consumidores atuais e pretensos consumidores do objeto analisado.Fast technological upgrading attracts the development of new productsin the market, converging into multiples uses and accesses, which hasbeen presentedin the literature of new product development and systems integration. Due to their confront, this research places its study focus on the determinants of consumer preference for high technology product launch. The hedonic / social utility of the all-in-one products has a priority in utilitarian factors. The main objective of this work is to evaluate which factors influence the consumer preference of high technology users, using the Apple's tablet (iPad) as a research object to identify how its use decision is made. In this article, anetnographic study was carried out about theiPadconsumer behavior, interpreting their needs through their experiences described in American websites for the discussion of the product. These sites present comments about the process of choice, preference and useof theiPad. The websites havealso been used to collect the textual database which is coded, interpreted and presented through the description of how current and potential consumers use the analyzed product.TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/4559310.4301/S1807-17752012000100010Journal of Information Systems and Technology Management; v. 9 n. 1 (2012); 171-188Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 9 No. 1 (2012); 171-188Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 9 Núm. 1 (2012); 171-1881807-1775reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/45593/49191Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Rosa Maria ChavesArruda Filho, Emílio José Montero2014-05-18T13:31:23Zoai:revistas.usp.br:article/45593Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jistem@usp.br1807-17751807-1775opendoar:2014-05-18T13:31:23Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia
Hedonic preferences and utilitarian justifications at the introduction of high technology products
title Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia
spellingShingle Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia
Lima, Rosa Maria Chaves
Consumer Behavior
Hedonism
Utilitarianism
Technology Convergence
Netnography
Comportamento do Consumidor
Hedonismo
Utilitarismo
Convergência Tecnológica
Netnografia
title_short Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia
title_full Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia
title_fullStr Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia
title_full_unstemmed Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia
title_sort Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia
author Lima, Rosa Maria Chaves
author_facet Lima, Rosa Maria Chaves
Arruda Filho, Emílio José Montero
author_role author
author2 Arruda Filho, Emílio José Montero
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rosa Maria Chaves
Arruda Filho, Emílio José Montero
dc.subject.por.fl_str_mv Consumer Behavior
Hedonism
Utilitarianism
Technology Convergence
Netnography
Comportamento do Consumidor
Hedonismo
Utilitarismo
Convergência Tecnológica
Netnografia
topic Consumer Behavior
Hedonism
Utilitarianism
Technology Convergence
Netnography
Comportamento do Consumidor
Hedonismo
Utilitarismo
Convergência Tecnológica
Netnografia
description A rápida atualização tecnológica atrai o desenvolvimento de novos produtos no mercado, convergindo para múltiplos usos e acessos, o qual vem sendo apresentados na literatura de new productsdevelopment e systems integration. Dado o confronto destas duas literaturas, esta pesquisa posiciona seu foco de estudo para os fatores determinantes na preferência do consumo de lançamentos de produtos altamente tecnológicos, onde a utilidade hedônica / social dos produtos all-in-one(tudo em um só) tem prioridade sobre os fatores utilitários. O objetivo do trabalho é avaliar quais fatores influenciam a preferência do consumo de alta tecnologia, utilizando como objeto da pesquisa o tablet da Apple (iPad), para identificar como a decisão de uso é construída. Neste artigo realizou-se um estudo netnográfico sobre o comportamento de consumo do iPad, interpretando suas necessidades através de experiências descritas em sites norte americanos de discussão do produto, o qual apresenta comentários sobre o processo de escolha, preferência e uso. Estes sites são utilizados para coleta dos dados textuais que são codificados, interpretados e apresentados sobre a forma descrição de uso dos consumidores atuais e pretensos consumidores do objeto analisado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/45593
10.4301/S1807-17752012000100010
url https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/45593
identifier_str_mv 10.4301/S1807-17752012000100010
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/45593/49191
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
publisher.none.fl_str_mv TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Information Systems and Technology Management; v. 9 n. 1 (2012); 171-188
Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 9 No. 1 (2012); 171-188
Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 9 Núm. 1 (2012); 171-188
1807-1775
reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
collection Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
repository.name.fl_str_mv Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||jistem@usp.br
_version_ 1809284036098523136