CQC – Custe o que custar: O jornalismo como entretenimento e espetáculo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88258 |
Resumo: | A cultura do fast food e de franquias como Big Brother agora também se estende aos formatos televisivos jornalísticos. Da mesma forma que ocorre com o entretenimento, a franquia possibilita a uma rede menor, sobretudo na televisão, preencher uma grade com novidades. O que vem causando polêmica é a adoção desta estratégia, tradicionalmente aplicada a formatos de entretenimento, dentro do jornalismo. O CQC é uma franquia latina, criada pela Eyeworks-Cuatro Cabezas, uma produtora argentina, que já comercializou o formato para a Espanha, Chile, Argentina e Brasil, e que vem conquistando, sobretudo, os adolescentes, pela sua identidade visual |
id |
USP-34_384cd068f31ada9364be4ca88e42ef95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/88258 |
network_acronym_str |
USP-34 |
network_name_str |
Revista Alterjor |
repository_id_str |
|
spelling |
CQC – Custe o que custar: O jornalismo como entretenimento e espetáculoNotícia-mercadoriaFranquiaInfotenimentoTelejornalismoA cultura do fast food e de franquias como Big Brother agora também se estende aos formatos televisivos jornalísticos. Da mesma forma que ocorre com o entretenimento, a franquia possibilita a uma rede menor, sobretudo na televisão, preencher uma grade com novidades. O que vem causando polêmica é a adoção desta estratégia, tradicionalmente aplicada a formatos de entretenimento, dentro do jornalismo. O CQC é uma franquia latina, criada pela Eyeworks-Cuatro Cabezas, uma produtora argentina, que já comercializou o formato para a Espanha, Chile, Argentina e Brasil, e que vem conquistando, sobretudo, os adolescentes, pela sua identidade visualUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa descritivaapplication/octet-streamhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88258Alterjor Journal; Vol. 5 No. 1 (2012): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-14Revista Alterjor; v. 5 n. 1 (2012): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-142176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88258/91136Copyright (c) 2014 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessLusvarghi, Luiza Cristina2016-05-03T17:27:00Zoai:revistas.usp.br:article/88258Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:07.196966Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CQC – Custe o que custar: O jornalismo como entretenimento e espetáculo |
title |
CQC – Custe o que custar: O jornalismo como entretenimento e espetáculo |
spellingShingle |
CQC – Custe o que custar: O jornalismo como entretenimento e espetáculo Lusvarghi, Luiza Cristina Notícia-mercadoria Franquia Infotenimento Telejornalismo |
title_short |
CQC – Custe o que custar: O jornalismo como entretenimento e espetáculo |
title_full |
CQC – Custe o que custar: O jornalismo como entretenimento e espetáculo |
title_fullStr |
CQC – Custe o que custar: O jornalismo como entretenimento e espetáculo |
title_full_unstemmed |
CQC – Custe o que custar: O jornalismo como entretenimento e espetáculo |
title_sort |
CQC – Custe o que custar: O jornalismo como entretenimento e espetáculo |
author |
Lusvarghi, Luiza Cristina |
author_facet |
Lusvarghi, Luiza Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lusvarghi, Luiza Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Notícia-mercadoria Franquia Infotenimento Telejornalismo |
topic |
Notícia-mercadoria Franquia Infotenimento Telejornalismo |
description |
A cultura do fast food e de franquias como Big Brother agora também se estende aos formatos televisivos jornalísticos. Da mesma forma que ocorre com o entretenimento, a franquia possibilita a uma rede menor, sobretudo na televisão, preencher uma grade com novidades. O que vem causando polêmica é a adoção desta estratégia, tradicionalmente aplicada a formatos de entretenimento, dentro do jornalismo. O CQC é uma franquia latina, criada pela Eyeworks-Cuatro Cabezas, uma produtora argentina, que já comercializou o formato para a Espanha, Chile, Argentina e Brasil, e que vem conquistando, sobretudo, os adolescentes, pela sua identidade visual |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa descritiva |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88258 |
url |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88258/91136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Alterjor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Alterjor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alterjor Journal; Vol. 5 No. 1 (2012): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-14 Revista Alterjor; v. 5 n. 1 (2012): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-14 2176-1507 reponame:Revista Alterjor instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Alterjor |
collection |
Revista Alterjor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br |
_version_ |
1800222018532016129 |