Hiper-realismo, autorrepresentação e meios de produção: um ensaio de conceituação do cinema periférico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Josianne Diniz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/176925
Resumo: Cinema understood as a means of communication capable of subverting or consolidating imagery is even more challenging when performed in peripheral environments. This article proposes an analytical reflection on the existing concepts about peripheral cinema. With axes of theoretical articulation, it revisits different perspectives, such as: border cinema, peripheral cinema and cinema on the periphery. It addresses some specific issues related to what we understand as peripheral cinema, which permeate hyperrealism, self-representation and the means of audiovisual production. Methodologically, subsidized by the literature review and supported by the essay technique, the work exercises the elaboration of a specific concept of peripheral cinema, dialoguing with the various understandings approached throughout the research.
id USP-34_70098bf5fad7f92c9b580215b2fcc56b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/176925
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling Hiper-realismo, autorrepresentação e meios de produção: um ensaio de conceituação do cinema periféricoCinemaBrazilian CinemaPeripheryCinemaCinema brasileiroPeriferiaCinema understood as a means of communication capable of subverting or consolidating imagery is even more challenging when performed in peripheral environments. This article proposes an analytical reflection on the existing concepts about peripheral cinema. With axes of theoretical articulation, it revisits different perspectives, such as: border cinema, peripheral cinema and cinema on the periphery. It addresses some specific issues related to what we understand as peripheral cinema, which permeate hyperrealism, self-representation and the means of audiovisual production. Methodologically, subsidized by the literature review and supported by the essay technique, the work exercises the elaboration of a specific concept of peripheral cinema, dialoguing with the various understandings approached throughout the research.O cinema entendido como um meio de comunicação capaz de subverter ou consolidar imaginários é ainda mais desafiador quando realizado em ambientes periféricos. Este artigo propõe uma reflexão analítica sobre os conceitos existentes sobre cinema periférico. Com eixos de articulação teórica, revisita diferentes perspectivas, tais como: cinema de bordas, cinema de periferia e cinema sobre periferia. Aborda algumas problemáticas específicas e relacionadas ao que compreendemos como cinema periférico, as quais perpassam o hiperrealismo, a autorrepresentação e os meios de produção audiovisuais. Metodologicamente, subsidiado pela revisão de literatura e amparado pela técnica do ensaio, o trabalho exercita a elaboração de um conceito próprio de cinema periférico, dialogando com as várias compreensões abordadas ao longo da pesquisa.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/17692510.11606/issn.2176-1507.v23i1p144-168Alterjor Journal; Vol. 23 No. 1 (2021): Popular And Alternative Journalism; 144-168Revista Alterjor; v. 23 n. 1 (2021): Jornalismo Popular e Alternativo; 144-1682176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/176925/168421Copyright (c) 2021 Josianne Diniz Gonçalveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Josianne Diniz2021-02-04T01:04:57Zoai:revistas.usp.br:article/176925Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:19.622068Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hiper-realismo, autorrepresentação e meios de produção: um ensaio de conceituação do cinema periférico
title Hiper-realismo, autorrepresentação e meios de produção: um ensaio de conceituação do cinema periférico
spellingShingle Hiper-realismo, autorrepresentação e meios de produção: um ensaio de conceituação do cinema periférico
Gonçalves, Josianne Diniz
Cinema
Brazilian Cinema
Periphery
Cinema
Cinema brasileiro
Periferia
title_short Hiper-realismo, autorrepresentação e meios de produção: um ensaio de conceituação do cinema periférico
title_full Hiper-realismo, autorrepresentação e meios de produção: um ensaio de conceituação do cinema periférico
title_fullStr Hiper-realismo, autorrepresentação e meios de produção: um ensaio de conceituação do cinema periférico
title_full_unstemmed Hiper-realismo, autorrepresentação e meios de produção: um ensaio de conceituação do cinema periférico
title_sort Hiper-realismo, autorrepresentação e meios de produção: um ensaio de conceituação do cinema periférico
author Gonçalves, Josianne Diniz
author_facet Gonçalves, Josianne Diniz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Josianne Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Brazilian Cinema
Periphery
Cinema
Cinema brasileiro
Periferia
topic Cinema
Brazilian Cinema
Periphery
Cinema
Cinema brasileiro
Periferia
description Cinema understood as a means of communication capable of subverting or consolidating imagery is even more challenging when performed in peripheral environments. This article proposes an analytical reflection on the existing concepts about peripheral cinema. With axes of theoretical articulation, it revisits different perspectives, such as: border cinema, peripheral cinema and cinema on the periphery. It addresses some specific issues related to what we understand as peripheral cinema, which permeate hyperrealism, self-representation and the means of audiovisual production. Methodologically, subsidized by the literature review and supported by the essay technique, the work exercises the elaboration of a specific concept of peripheral cinema, dialoguing with the various understandings approached throughout the research.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/176925
10.11606/issn.2176-1507.v23i1p144-168
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/176925
identifier_str_mv 10.11606/issn.2176-1507.v23i1p144-168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/176925/168421
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Josianne Diniz Gonçalves
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Josianne Diniz Gonçalves
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 23 No. 1 (2021): Popular And Alternative Journalism; 144-168
Revista Alterjor; v. 23 n. 1 (2021): Jornalismo Popular e Alternativo; 144-168
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222019912990720