A Reinvenção do Nordeste: estratégias dos grupos de mídia para o jornalismo audiovisual regional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lusvarghi, Luiza Cristina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88180
Resumo: O  objetivo  deste  trabalho  é  traçar  um  panorama  dos veículos  de  mídia audiovisual  na  região  Nordeste,  vinculados  às  grandes  corporações  nacionais,  bem como  entender  seu  impacto  sobre  o  imaginário  regional.  São  as  redes  de  televisão,  e seus portais, a face institucional mais visível dessas corporações, que, por ora, investem majoritariamente em jornalismo. As novas tecnologias abriram outras possibilidades de produção,  comercialização  e  difusão  da  informação. O  acirramento  da  concorrência acentuou  a  necessidade  de  regionalização,  característica  da  globalização,  como  já assinalava  Octavio  Ianni.  Em  busca  de  um  diferencial,  as  corporações  estabeleceram políticas  de  cobertura  jornalística  regional  voltadas  para  a  cultura  e  tradições  como  o Carnaval  e  festas  juninas,  convertidas  em  espetáculos  midiáticos,  com  apoio  do empresariado e respaldadas por políticas públicas 
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