A Reinvenção do Nordeste: estratégias dos grupos de mídia para o jornalismo audiovisual regional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88180 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é traçar um panorama dos veículos de mídia audiovisual na região Nordeste, vinculados às grandes corporações nacionais, bem como entender seu impacto sobre o imaginário regional. São as redes de televisão, e seus portais, a face institucional mais visível dessas corporações, que, por ora, investem majoritariamente em jornalismo. As novas tecnologias abriram outras possibilidades de produção, comercialização e difusão da informação. O acirramento da concorrência acentuou a necessidade de regionalização, característica da globalização, como já assinalava Octavio Ianni. Em busca de um diferencial, as corporações estabeleceram políticas de cobertura jornalística regional voltadas para a cultura e tradições como o Carnaval e festas juninas, convertidas em espetáculos midiáticos, com apoio do empresariado e respaldadas por políticas públicas |
id |
USP-34_935d9ba8d40b1e8c6460d75266dc1202 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/88180 |
network_acronym_str |
USP-34 |
network_name_str |
Revista Alterjor |
repository_id_str |
|
spelling |
A Reinvenção do Nordeste: estratégias dos grupos de mídia para o jornalismo audiovisual regionalComunicação AudiovisualTelejornalismo RegionalProdução AudiovisualRegionalizaçãoTradiçãoO objetivo deste trabalho é traçar um panorama dos veículos de mídia audiovisual na região Nordeste, vinculados às grandes corporações nacionais, bem como entender seu impacto sobre o imaginário regional. São as redes de televisão, e seus portais, a face institucional mais visível dessas corporações, que, por ora, investem majoritariamente em jornalismo. As novas tecnologias abriram outras possibilidades de produção, comercialização e difusão da informação. O acirramento da concorrência acentuou a necessidade de regionalização, característica da globalização, como já assinalava Octavio Ianni. Em busca de um diferencial, as corporações estabeleceram políticas de cobertura jornalística regional voltadas para a cultura e tradições como o Carnaval e festas juninas, convertidas em espetáculos midiáticos, com apoio do empresariado e respaldadas por políticas públicas Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa acadêmicaapplication/octet-streamhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88180Alterjor Journal; Vol. 1 (2009): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-19Revista Alterjor; v. 1 (2009): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-192176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88180/91058Copyright (c) 2014 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessLusvarghi, Luiza Cristina2016-05-03T10:51:43Zoai:revistas.usp.br:article/88180Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:03.925988Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Reinvenção do Nordeste: estratégias dos grupos de mídia para o jornalismo audiovisual regional |
title |
A Reinvenção do Nordeste: estratégias dos grupos de mídia para o jornalismo audiovisual regional |
spellingShingle |
A Reinvenção do Nordeste: estratégias dos grupos de mídia para o jornalismo audiovisual regional Lusvarghi, Luiza Cristina Comunicação Audiovisual Telejornalismo Regional Produção Audiovisual Regionalização Tradição |
title_short |
A Reinvenção do Nordeste: estratégias dos grupos de mídia para o jornalismo audiovisual regional |
title_full |
A Reinvenção do Nordeste: estratégias dos grupos de mídia para o jornalismo audiovisual regional |
title_fullStr |
A Reinvenção do Nordeste: estratégias dos grupos de mídia para o jornalismo audiovisual regional |
title_full_unstemmed |
A Reinvenção do Nordeste: estratégias dos grupos de mídia para o jornalismo audiovisual regional |
title_sort |
A Reinvenção do Nordeste: estratégias dos grupos de mídia para o jornalismo audiovisual regional |
author |
Lusvarghi, Luiza Cristina |
author_facet |
Lusvarghi, Luiza Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lusvarghi, Luiza Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Audiovisual Telejornalismo Regional Produção Audiovisual Regionalização Tradição |
topic |
Comunicação Audiovisual Telejornalismo Regional Produção Audiovisual Regionalização Tradição |
description |
O objetivo deste trabalho é traçar um panorama dos veículos de mídia audiovisual na região Nordeste, vinculados às grandes corporações nacionais, bem como entender seu impacto sobre o imaginário regional. São as redes de televisão, e seus portais, a face institucional mais visível dessas corporações, que, por ora, investem majoritariamente em jornalismo. As novas tecnologias abriram outras possibilidades de produção, comercialização e difusão da informação. O acirramento da concorrência acentuou a necessidade de regionalização, característica da globalização, como já assinalava Octavio Ianni. Em busca de um diferencial, as corporações estabeleceram políticas de cobertura jornalística regional voltadas para a cultura e tradições como o Carnaval e festas juninas, convertidas em espetáculos midiáticos, com apoio do empresariado e respaldadas por políticas públicas |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa acadêmica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88180 |
url |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88180/91058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Alterjor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Alterjor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alterjor Journal; Vol. 1 (2009): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-19 Revista Alterjor; v. 1 (2009): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-19 2176-1507 reponame:Revista Alterjor instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Alterjor |
collection |
Revista Alterjor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br |
_version_ |
1800222018160820224 |