A implementação do regulamento n° 7 de educação física no Brasil
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170072 |
Resumo: | Apresenta-se um estudo histórico sobre a constituição de uma obra publicada no Brasil na década de 1930 como guia oficial de treinamento dos corpos de tropa: o Regulamento Nº 7 de Educação Física – Método Francês. Ao destacar esta obra como objeto de estudo, tem-se por objetivo empreender análises históricas sobre o processo de implementação do Regulamento Nº 7, apontando os seus principais pressupostos metodológicos a fim de desvelar as bases sobre as quais foi constituído no contexto brasileiro. Ao mesmo tempo, o trabalho procurou compreendê-lo a partir dos interesses políticos e comerciais que o ressignificaram durante o período abordado. O corpus documental selecionado para a pesquisa é composto pelo Regulamento Nº 7 de Educação Física e sua versão original em francês – Règlement Général d’Éducation Physique –, e também por fontes complementares, analisados segundo os seguintes critérios: organização e seleção do material a ser observado, descrição aprofundada do corpus das fontes, busca do referencial teórico e interpretação do material para desvendar os conteúdos mais expressivos. A título de conclusão, destaca-se que a implementação dessa obra no Brasil foi fundamentada sobre um discurso nacionalista, inspirado em modelos europeus de civilidade e modernidade, e com o objetivo de unificar o método de educação física no país. |
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A implementação do regulamento n° 7 de educação física no BrasilThe implementation of regulation no. 7 of Physical Education in BrazilHistory of Physical EducationPhysical Education and trainingGymnasticsMilitary personnelHistória da educação físicaEducação física e treinamentoGinásticaMilitaresApresenta-se um estudo histórico sobre a constituição de uma obra publicada no Brasil na década de 1930 como guia oficial de treinamento dos corpos de tropa: o Regulamento Nº 7 de Educação Física – Método Francês. Ao destacar esta obra como objeto de estudo, tem-se por objetivo empreender análises históricas sobre o processo de implementação do Regulamento Nº 7, apontando os seus principais pressupostos metodológicos a fim de desvelar as bases sobre as quais foi constituído no contexto brasileiro. Ao mesmo tempo, o trabalho procurou compreendê-lo a partir dos interesses políticos e comerciais que o ressignificaram durante o período abordado. O corpus documental selecionado para a pesquisa é composto pelo Regulamento Nº 7 de Educação Física e sua versão original em francês – Règlement Général d’Éducation Physique –, e também por fontes complementares, analisados segundo os seguintes critérios: organização e seleção do material a ser observado, descrição aprofundada do corpus das fontes, busca do referencial teórico e interpretação do material para desvendar os conteúdos mais expressivos. A título de conclusão, destaca-se que a implementação dessa obra no Brasil foi fundamentada sobre um discurso nacionalista, inspirado em modelos europeus de civilidade e modernidade, e com o objetivo de unificar o método de educação física no país.This paper is a presentation of an historical research about a work published in Brazil on 1930’s and used as official guide for military corps: the Regulation no. 7 of Physical Education – French Method. The main goal of this paper is to study the historical implementation of Regulation no. 7, listing its main methodological points to try to understand in which bases it was built in the Brazilian context, considering, in the same time, the political and commercial contemporary interests which gave another meaning for this regulation during the studied period. The chosen corpus is compound of Regulation no. 7 of Physical Education and its original version in French – Règlement Général d’Éducation Physique –, and also by complementary bibliography. The corpus was analyzed according to the following criteria: organization and selection of the studied corpus, deep description of selected references, research of the references and interpretation of selected bibliography to find the most expressive contents. In the conclusion, it’s clear that the implementation of this resolution in Brazil was based on nationalist discourse, inspired by European models of civility and modernity, with the aim of unifying the method of physical education in the country.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17007210.11606/1807-5509201800030379Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 3 (2018); 379-389Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 3 (2018); 379-389Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 3 (2018); 379-3891981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170072/160845Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Kauê Fabiano da SilvaCancella, Karina2020-07-13T01:35:16Zoai:revistas.usp.br:article/170072Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2020-07-13T01:35:16Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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