Situações de aprendizagem de treinadores de handebol do estado de São Paulo: estudo a partir dos Jogos Abertos do Interior
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184421 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi identificar como as diferentes situações de aprendizagem (mediada, direta e interna) influenciaram a formação dos treinadores de handebol do Estado de São Paulo. A partir de uma abordagem qualitativa, seis treinadores finalistas dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo foram entrevistados por um dos pesquisadores (entrevista semiestruturada), cujos discursos foram analisados a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram que os treinadores utilizam-se de diferentes situações de aprendizagem para sua formação profissional. Os treinadores mencionaram que a graduação, os cursos de pós-graduação (lato sensu) e os escassos cursos de handebol não foram suficientes para que tivessem contato com conhecimentos específicos do handebol, principalmente referentes ao seu contexto de atuação. Em contrapartida, os treinadores parecem valorizar mais as situações de aprendizagem direta (contato com outros treinadores, assistir jogos e treinos, experiências prévias como jogador e busca por materiais didáticos – livros e internet). De maneira muito discreta é apontada a situação de aprendizagem interna, relacionando-se à reflexão sobre os treinos da própria equipe. Os treinadores relataram problemas na graduação (conhecimento dos docentes, ensino do handebol, ensino tecnocrático e descontextualizado) o que os impulsionou à busca por outras situações de aprendizagem. A partir deste cenário, conclui-se que a formação de treinadores de handebol é distante e desconectada com seu contexto prático, justificando a maior valorização dos treinadores por situações que favorecessem a discussão e a resolução dos problemas que enfrentam no cotidiano. Este estudo mostrou lacunas na formação dos treinadores que suscitam a reflexão para a elaboração de estratégias para o processo de aprendizagem profissional. |
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Situações de aprendizagem de treinadores de handebol do estado de São Paulo: estudo a partir dos Jogos Abertos do InteriorLearning situations of handball coaches from state of São Paulo: study from “Jogos Abertos do Interior” Professional learningSports coachingLearning contextsKnowledgeHandballAprendizagem profissionalTreinador esportivoContextos de aprendizagemConhecimentoHandebolO objetivo deste estudo foi identificar como as diferentes situações de aprendizagem (mediada, direta e interna) influenciaram a formação dos treinadores de handebol do Estado de São Paulo. A partir de uma abordagem qualitativa, seis treinadores finalistas dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo foram entrevistados por um dos pesquisadores (entrevista semiestruturada), cujos discursos foram analisados a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram que os treinadores utilizam-se de diferentes situações de aprendizagem para sua formação profissional. Os treinadores mencionaram que a graduação, os cursos de pós-graduação (lato sensu) e os escassos cursos de handebol não foram suficientes para que tivessem contato com conhecimentos específicos do handebol, principalmente referentes ao seu contexto de atuação. Em contrapartida, os treinadores parecem valorizar mais as situações de aprendizagem direta (contato com outros treinadores, assistir jogos e treinos, experiências prévias como jogador e busca por materiais didáticos – livros e internet). De maneira muito discreta é apontada a situação de aprendizagem interna, relacionando-se à reflexão sobre os treinos da própria equipe. Os treinadores relataram problemas na graduação (conhecimento dos docentes, ensino do handebol, ensino tecnocrático e descontextualizado) o que os impulsionou à busca por outras situações de aprendizagem. A partir deste cenário, conclui-se que a formação de treinadores de handebol é distante e desconectada com seu contexto prático, justificando a maior valorização dos treinadores por situações que favorecessem a discussão e a resolução dos problemas que enfrentam no cotidiano. Este estudo mostrou lacunas na formação dos treinadores que suscitam a reflexão para a elaboração de estratégias para o processo de aprendizagem profissional.The aim of this study was to identify how the different learning situations (mediated, direct and internal) infl uenced the professional learning of handball coaches in the State of São Paulo. Six coaches (top-three of the State of Sao Paulo in the “Jogos Abertos do Interior”) were interviewed by one researcher (semi-structured interviews), whose statements were analyzed using the collective subject discourse method. The results showed that coaches use different learning situations for their professional formation. The coaches mentioned that undergraduate, postgraduate courses (lato sensu) and the handball courses were not enough to learn the specifi c knowledge of handball, mainly referring to their context of training. On the other hand, coaches seem to value unmediated learning situations (talk to other coaches, watch games and training sessions, previous experiences as a player and search for teaching materials). In a very discreet way the internal learning situation is pointed out, relating to the refl ection on the training of the own team. Coaches also reported problems in graduation (technocratic and decontextualized teaching), which led them to search for other learning situations. Therefore, it is concluded that the professional learning of handball coaches is disconnected with its practical context, which justifi es the appreciation for situations that favor the discussion and the troubleshooting of the daily life. This study showed gaps in the professional learning of coaches that lead to refl ection for the elaboration of strategies for the process of professional learning.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18442110.11606/issn.1981-4690.v35i1p81-94Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 81-94Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 81-94Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 81-941981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184421/170697Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessModolo, Felipe Madeira, Mayara Gonçalves Morato, Márcio Pereira Menezes, Rafael Pombo 2021-06-18T17:24:00Zoai:revistas.usp.br:article/184421Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-06-18T17:24Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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