Perturbação perceptiva e processo adaptativo na aprendizagem de uma tarefa de “timing” coincidente
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16603 |
Resumo: | Com base em um modelo de não-equilíbrio de aprendizagem motora, foi realizado um estudo para investigar o efeito da perturbação perceptiva no processo adaptativo em aprendizagem motora. O experimento teve duas fases: estabilização e adaptação, com 50 e 20 execuções, respectivamente. A tarefa motora consistiu em executar uma seqüência de ações com a mão dominante em relação a um estímulo visual (“timing” antecipatório em tarefas complexas). Na primeira fase, os sujeitos executaram a tarefa com o estímulo visual numa velocidade constante e igual para todos os grupos e, na fase de adaptação, foi inserida uma perturbação perceptiva caracterizada por uma mudança na velocidade do estímulo visual. Os grupos foram divididos de acordo com a perturbação: velocidade rápida, lenta, rápida/lenta e lenta/rápida. Os resultados mostraram apenas indícios de que o grupo com alteração da velocidade na metade do percurso (lenta/rápida) teve mais dificuldade em se adaptar. |
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Perturbação perceptiva e processo adaptativo na aprendizagem de uma tarefa de “timing” coincidente Perceptual perturbation and adaptive process in the learning of a coincidente timing task Aprendizagem motoraPerturbaçãoEstabilizaçãoAdaptaçãoPercepçãoMotor learningPerturbationStabilizationAdaptationPerception Com base em um modelo de não-equilíbrio de aprendizagem motora, foi realizado um estudo para investigar o efeito da perturbação perceptiva no processo adaptativo em aprendizagem motora. O experimento teve duas fases: estabilização e adaptação, com 50 e 20 execuções, respectivamente. A tarefa motora consistiu em executar uma seqüência de ações com a mão dominante em relação a um estímulo visual (“timing” antecipatório em tarefas complexas). Na primeira fase, os sujeitos executaram a tarefa com o estímulo visual numa velocidade constante e igual para todos os grupos e, na fase de adaptação, foi inserida uma perturbação perceptiva caracterizada por uma mudança na velocidade do estímulo visual. Os grupos foram divididos de acordo com a perturbação: velocidade rápida, lenta, rápida/lenta e lenta/rápida. Os resultados mostraram apenas indícios de que o grupo com alteração da velocidade na metade do percurso (lenta/rápida) teve mais dificuldade em se adaptar. Based on a non-equilibrium model of motor learning, it was performed a study to investigate the effect of perceptual perturbation in the adaptive process in motor learning. The experiment had two phases: stabilization and adaptation with 50 and 20 trials, respectively. The task consisted of executing a sequence of actions with the dominant hand in relation to a visual stimulus (anticipatory timing in a complex task). In the first phase, subjects performed a task with a visual stimulus at a constant speed equal for all groups. In the second phase, a perceptual perturbation characterized by a change in the speed of the visual stimulaton was inserted. The groups were divided accordingly to the perturbation: quick, slow, quick/slow and slow/quick. The results showed only indications that the group slow/quick had more difficulty to adapt. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1660310.1590/S1807-55092005000400002Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 4 (2005); 277-284 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 4 (2005); 277-284 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 4 (2005); 277-284 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16603/18316Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessUgrinowitschi, HerbertCorrêa, Umberto CesarTani, Go2012-05-22T12:22:43Zoai:revistas.usp.br:article/16603Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:22:43Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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