Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16778 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente em função da idade. Crianças (n = 40), adultos (n = 47) e idosos (n = 57) foram distribuídos em grupos de prática constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante. A tarefa consistiu consistia em tocar certos alvos de forma sequencial em integração a um estímulo visual. O delineamento envolveu duas fases de aprendizagem: estabilização e adaptação. Os dados foram analisados em relação aos erros absoluto, variável, constante e de execução. Os resultados mostraram que o processo adaptativo na aprendizagem de crianças, adultos e idosos de uma tarefa de "timing" coincidente foi mais beneficiado pela prática constante-aleatória. |
id |
USP-35_50def4c23a4335d6460a4a89d11e0c51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16778 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente Practice schedule and age on the adaptive process of the coincident timing task learning Estrutura de práticaIdadeTarefa de "timing" coincidenteProcesso adaptativoAprendizagem motoraPractice scheduleAgeCoincident timing taskAdaptive processMotor learning O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente em função da idade. Crianças (n = 40), adultos (n = 47) e idosos (n = 57) foram distribuídos em grupos de prática constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante. A tarefa consistiu consistia em tocar certos alvos de forma sequencial em integração a um estímulo visual. O delineamento envolveu duas fases de aprendizagem: estabilização e adaptação. Os dados foram analisados em relação aos erros absoluto, variável, constante e de execução. Os resultados mostraram que o processo adaptativo na aprendizagem de crianças, adultos e idosos de uma tarefa de "timing" coincidente foi mais beneficiado pela prática constante-aleatória. The objective of this study was to investigate the effects of different practice schedules on the adaptive process of a coincident timing task learning in function of age. Children (n = 40), adults (n = 47) and elderly (n = 57) were distributed into constant, random, constant-random and random-constant practice groups. The task consisted of touching response keys sequentially in conjunction with a visual stimulus. The experimental design was consisted of two learning phases: stabilization and adaptation. The data were analyzed in terms of absolute, variable, constant and execution errors. The results showed that the constant-random practice was the most efficient for the adaptive process in learning a coincident timing task regardless of the age group. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1677810.1590/S1807-55092010000400001Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 4 (2010); 433-443 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 4 (2010); 433-443 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 4 (2010); 433-443 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16778/18491Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Lucia AfonsoSantos, Suely dosCorrêa, Umberto Cesar2012-05-22T12:43:17Zoai:revistas.usp.br:article/16778Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:43:17Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente Practice schedule and age on the adaptive process of the coincident timing task learning |
title |
Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente |
spellingShingle |
Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente Gonçalves, Lucia Afonso Estrutura de prática Idade Tarefa de "timing" coincidente Processo adaptativo Aprendizagem motora Practice schedule Age Coincident timing task Adaptive process Motor learning |
title_short |
Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente |
title_full |
Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente |
title_fullStr |
Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente |
title_full_unstemmed |
Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente |
title_sort |
Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente |
author |
Gonçalves, Lucia Afonso |
author_facet |
Gonçalves, Lucia Afonso Santos, Suely dos Corrêa, Umberto Cesar |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Suely dos Corrêa, Umberto Cesar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Lucia Afonso Santos, Suely dos Corrêa, Umberto Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estrutura de prática Idade Tarefa de "timing" coincidente Processo adaptativo Aprendizagem motora Practice schedule Age Coincident timing task Adaptive process Motor learning |
topic |
Estrutura de prática Idade Tarefa de "timing" coincidente Processo adaptativo Aprendizagem motora Practice schedule Age Coincident timing task Adaptive process Motor learning |
description |
O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente em função da idade. Crianças (n = 40), adultos (n = 47) e idosos (n = 57) foram distribuídos em grupos de prática constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante. A tarefa consistiu consistia em tocar certos alvos de forma sequencial em integração a um estímulo visual. O delineamento envolveu duas fases de aprendizagem: estabilização e adaptação. Os dados foram analisados em relação aos erros absoluto, variável, constante e de execução. Os resultados mostraram que o processo adaptativo na aprendizagem de crianças, adultos e idosos de uma tarefa de "timing" coincidente foi mais beneficiado pela prática constante-aleatória. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16778 10.1590/S1807-55092010000400001 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16778 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092010000400001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16778/18491 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 4 (2010); 433-443 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 4 (2010); 433-443 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 4 (2010); 433-443 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222931365658624 |