As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45902 |
Resumo: | Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou-se analisar os significados atribuídos por professores de Educação Física escolar à relação entre a formação continuada e as etapas do desenvolvimento profissional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores da rede pública estadual de Bauru/SP. Os dados foram analisados seguindo o referencial teórico de Huberman (2000), relativamente ao conceito de ciclos de vida profissional, e constatou-se que assim como ocorre com outros fatores da carreira docente, em relação à dimensão da formação continuada os professores também apresentam necessidades diferentes em cada momento profissional. Em síntese conclui-se: na fase de iniciação à docência buscam ações formativas para aprimorar a prática pedagógica; fase de estabilização: solucionar os problemas do contexto educacional e disseminar os conteúdos acadêmicos entre os professores escolares; fase de diversificação: embasamento para trabalhar novos conteúdos e atualização constante diante das novidades educacionais; serenidade/desinvestimento: necessidade de frequentar atividades formativas em espaços diferentes da escola. |
id |
USP-35_9ca75b6d3ea2e7a7d5f6ae7fbdbd50e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/45902 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação FísicaEtapas de la carrera docente y el proceso de formación continua de los profesores de Educación FísicaStages of teaching career and the process of continuing education of Physical Education teachersFormação docenteCiclos de desenvolvimento profissionalEducação física escolarFormación del profesoradoLos ciclos de desarrollo profesionalLa educación físicaTeacher educationProfessional development cyclesPhysical education in the schoolNesta pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou-se analisar os significados atribuídos por professores de Educação Física escolar à relação entre a formação continuada e as etapas do desenvolvimento profissional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores da rede pública estadual de Bauru/SP. Os dados foram analisados seguindo o referencial teórico de Huberman (2000), relativamente ao conceito de ciclos de vida profissional, e constatou-se que assim como ocorre com outros fatores da carreira docente, em relação à dimensão da formação continuada os professores também apresentam necessidades diferentes em cada momento profissional. Em síntese conclui-se: na fase de iniciação à docência buscam ações formativas para aprimorar a prática pedagógica; fase de estabilização: solucionar os problemas do contexto educacional e disseminar os conteúdos acadêmicos entre os professores escolares; fase de diversificação: embasamento para trabalhar novos conteúdos e atualização constante diante das novidades educacionais; serenidade/desinvestimento: necessidade de frequentar atividades formativas em espaços diferentes da escola.In this research, qualitative, aimed to analyze the meanings assigned by Physical Education teachers to the relationship between continuing education and professional development stages. Semi-structured interviews were conducted with eight state public school teachers of Bauru/SP. The data were analyzed following the theory referential of Huberman (2000), relatively to the concept of professional life cycles, and found that as well as other factors of the teaching career, on the extent of continuing education teachers also have different needs at each moment professional. In summary concluded: the early stage to teaching, they seek activities to improve pedagogical practice; stabilization phase: to solve problems in the educational context and to disseminate the academic content between teachers; diversification phase: to provide a basis to work new content and to make constant updates according to educational innovations; serenity/exit: they feel the need to attend training activities in different spaces of the school.Esta investigación, de naturaleza cualitativa, tuvo como objetivo analizar los significados asignados por los profesores de educación física en la relación entre formación continua y medidas de desarrollo profesional. Entrevistas semiestructuradas se realizaron con ocho maestros de escuelas públicas en Bauru / SP. Los datos fueron analizados siguiendo el marco teórico de Huberman (2000), por el concepto de ciclo de vida, y se encontró que al igual que con otros factores de la carrera docente, en la medida de los maestros de educación continua también tienen necesidades de trabajo diferente en cada momento profesional. En resumen, llegamos a la conclusión: en la etapa de iniciación los docentes buscan actividades de capacitación para mejorar la práctica docente; fase de estabilización: la solución de problemas del contexto educativo y para difundir el contenido académico de los maestros de escuela; fase de diversificación: las bases para un nuevo contenido a trabajar y actualización constante de noticias sobre la educación, la serenidad / desinversión: la necesidad de asistir a las actividades de capacitación en diferentes espacios de la escuela.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/4590210.1590/S1807-55092012000200014Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 2 (2012); 323-338Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 2 (2012); 323-338Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 2 (2012); 323-3381981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45902/49505Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, FernandaHunger, Dagmar2012-10-11T16:24:22Zoai:revistas.usp.br:article/45902Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-10-11T16:24:22Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física Etapas de la carrera docente y el proceso de formación continua de los profesores de Educación Física Stages of teaching career and the process of continuing education of Physical Education teachers |
title |
As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física |
spellingShingle |
As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física Rossi, Fernanda Formação docente Ciclos de desenvolvimento profissional Educação física escolar Formación del profesorado Los ciclos de desarrollo profesional La educación física Teacher education Professional development cycles Physical education in the school |
title_short |
As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física |
title_full |
As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física |
title_fullStr |
As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física |
title_full_unstemmed |
As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física |
title_sort |
As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física |
author |
Rossi, Fernanda |
author_facet |
Rossi, Fernanda Hunger, Dagmar |
author_role |
author |
author2 |
Hunger, Dagmar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Fernanda Hunger, Dagmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Ciclos de desenvolvimento profissional Educação física escolar Formación del profesorado Los ciclos de desarrollo profesional La educación física Teacher education Professional development cycles Physical education in the school |
topic |
Formação docente Ciclos de desenvolvimento profissional Educação física escolar Formación del profesorado Los ciclos de desarrollo profesional La educación física Teacher education Professional development cycles Physical education in the school |
description |
Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou-se analisar os significados atribuídos por professores de Educação Física escolar à relação entre a formação continuada e as etapas do desenvolvimento profissional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores da rede pública estadual de Bauru/SP. Os dados foram analisados seguindo o referencial teórico de Huberman (2000), relativamente ao conceito de ciclos de vida profissional, e constatou-se que assim como ocorre com outros fatores da carreira docente, em relação à dimensão da formação continuada os professores também apresentam necessidades diferentes em cada momento profissional. Em síntese conclui-se: na fase de iniciação à docência buscam ações formativas para aprimorar a prática pedagógica; fase de estabilização: solucionar os problemas do contexto educacional e disseminar os conteúdos acadêmicos entre os professores escolares; fase de diversificação: embasamento para trabalhar novos conteúdos e atualização constante diante das novidades educacionais; serenidade/desinvestimento: necessidade de frequentar atividades formativas em espaços diferentes da escola. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45902 10.1590/S1807-55092012000200014 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45902 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092012000200014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45902/49505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 2 (2012); 323-338 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 2 (2012); 323-338 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 2 (2012); 323-338 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222931971735552 |