Os conhecimentos de base para intervenção pedagógica do treinador de surf

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Vinicius Zeilmann
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ramos, Valmor, Kuhn, Filipy, Souza, Jeferson Rodrigues de, Nascimento, Juarez Vieira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148585
Resumo: O objetivo do estudo foi verificar a percepção de formadores de treinador de surf a respeito dos conhecimentos de base para a intervenção pedagógica nesta modalidade. Foi realizado um estudo qualitativo de casos múltiplos, com 5 formadores, com idades entre 36 e 45 anos, com experiência como treinador e formador de treinadores. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada e analisados com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram a indicação de um conjunto de conceitos que representam os conhecimentos valorizados pelos formadores, para a intervenção do treinador de surf, destacadamente, os conhecimentos específicos sobre esta modalidade, sobre as ciências do esporte, sobre os aprendizes, dos objetivos e papéis do treinador, e também o conhecimento para estabelecer relações interpessoais. Conclui-se que o risco inerente à prática desta modalidade exige do treinador de surf um conhecimento pedagógico para manter um ambiente favorável a aprendizagem, ao mesmo tempo em que preserva as sensações de aventura inerentes a esta prática.
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