Os conhecimentos de base para intervenção pedagógica do treinador de surf
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148585 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi verificar a percepção de formadores de treinador de surf a respeito dos conhecimentos de base para a intervenção pedagógica nesta modalidade. Foi realizado um estudo qualitativo de casos múltiplos, com 5 formadores, com idades entre 36 e 45 anos, com experiência como treinador e formador de treinadores. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada e analisados com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram a indicação de um conjunto de conceitos que representam os conhecimentos valorizados pelos formadores, para a intervenção do treinador de surf, destacadamente, os conhecimentos específicos sobre esta modalidade, sobre as ciências do esporte, sobre os aprendizes, dos objetivos e papéis do treinador, e também o conhecimento para estabelecer relações interpessoais. Conclui-se que o risco inerente à prática desta modalidade exige do treinador de surf um conhecimento pedagógico para manter um ambiente favorável a aprendizagem, ao mesmo tempo em que preserva as sensações de aventura inerentes a esta prática. |
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Os conhecimentos de base para intervenção pedagógica do treinador de surfEducação Física e Esporte; Formação Profissional; Treinador de Surf.O objetivo do estudo foi verificar a percepção de formadores de treinador de surf a respeito dos conhecimentos de base para a intervenção pedagógica nesta modalidade. Foi realizado um estudo qualitativo de casos múltiplos, com 5 formadores, com idades entre 36 e 45 anos, com experiência como treinador e formador de treinadores. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada e analisados com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram a indicação de um conjunto de conceitos que representam os conhecimentos valorizados pelos formadores, para a intervenção do treinador de surf, destacadamente, os conhecimentos específicos sobre esta modalidade, sobre as ciências do esporte, sobre os aprendizes, dos objetivos e papéis do treinador, e também o conhecimento para estabelecer relações interpessoais. Conclui-se que o risco inerente à prática desta modalidade exige do treinador de surf um conhecimento pedagógico para manter um ambiente favorável a aprendizagem, ao mesmo tempo em que preserva as sensações de aventura inerentes a esta prática.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14858510.11606/1807-5509201700040807Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 4 (2017); 807-817Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 4 (2017); 807-817Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 4 (2017); 807-8171981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148585/146077https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148585/148160Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrasil, Vinicius ZeilmannRamos, ValmorKuhn, FilipySouza, Jeferson Rodrigues deNascimento, Juarez Vieira do2019-03-17T16:16:02Zoai:revistas.usp.br:article/148585Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2019-03-17T16:16:02Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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