Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/122936 |
Resumo: | Este estudo objetiva analisar e dar visibilidade aos lugares/espaços identificados pelos professores de Educação Física da Superintendência de Carapina, na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, como significativos para sua formação. Usa como referencial teórico-metodológico a pesquisa narrativa, utilizando como fontes as narrativas (auto)biográficas de seis professores, em uma prática compartilhada de pesquisa no diálogo com docentes. A análise do estudo sinaliza movimentos diversificados, ora singulares, ora coletivos, de espaços formativos praticados. Esta análise amplia o entendimento de formação continuada para além de momentos instituídos, compreendendo tanto os entrelugares de formação, como os espaços autoformativos indicados pelos professores como significativos à sua formação. Aponta a necessidade de pensar mudanças em políticas de formação focada na valorização de ações investigativo-formativas que tenham como ponto de partida e chegada as práticas pedagógicas. |
id |
USP-35_b4e649e91f3cba3858512e0f36ccd349 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/122936 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos Continued formation in school-level Physical Education: from established initiatives to in-between formative spaces Este estudo objetiva analisar e dar visibilidade aos lugares/espaços identificados pelos professores de Educação Física da Superintendência de Carapina, na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, como significativos para sua formação. Usa como referencial teórico-metodológico a pesquisa narrativa, utilizando como fontes as narrativas (auto)biográficas de seis professores, em uma prática compartilhada de pesquisa no diálogo com docentes. A análise do estudo sinaliza movimentos diversificados, ora singulares, ora coletivos, de espaços formativos praticados. Esta análise amplia o entendimento de formação continuada para além de momentos instituídos, compreendendo tanto os entrelugares de formação, como os espaços autoformativos indicados pelos professores como significativos à sua formação. Aponta a necessidade de pensar mudanças em políticas de formação focada na valorização de ações investigativo-formativas que tenham como ponto de partida e chegada as práticas pedagógicas. This study aims to analyze and give visibility to the places/spaces identified by the physical education teachers of the Superintendence of Carapina, in the state education network of Espirito Santo, as being significant to their formation process. It uses the narrative research as the theoretical and methodological framework, using the autobiographical narratives of six teachers as the source, in a shared practice of research and dialogue with these teachers. The study analysis indicates diverse movements - sometimes single, sometimes collectives - of practiced formative spaces. This analysis expands the understanding of continuing training to beyond of the established moments, comprising the other places of training as much as the self-formative fields identified by the teachers as significant to their formation. It points out the need to think about changes in the education policies focused the valorization of investigative and training activities that have the pedagogical practices as the beginning and end. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/12293610.1590/1807-55092016000300647Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 3 (2016); 647-659Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 3 (2016); 647-659Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 3 (2016); 647-6591981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/122936/119332https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/122936/119333Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Wagner dosOliveira, Aline VieiraFerreira Neto, Amarílio2016-11-16T18:41:12Zoai:revistas.usp.br:article/122936Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2016-11-16T18:41:12Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos Continued formation in school-level Physical Education: from established initiatives to in-between formative spaces |
title |
Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos |
spellingShingle |
Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos Santos, Wagner dos |
title_short |
Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos |
title_full |
Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos |
title_fullStr |
Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos |
title_full_unstemmed |
Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos |
title_sort |
Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos |
author |
Santos, Wagner dos |
author_facet |
Santos, Wagner dos Oliveira, Aline Vieira Ferreira Neto, Amarílio |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Aline Vieira Ferreira Neto, Amarílio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Wagner dos Oliveira, Aline Vieira Ferreira Neto, Amarílio |
description |
Este estudo objetiva analisar e dar visibilidade aos lugares/espaços identificados pelos professores de Educação Física da Superintendência de Carapina, na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, como significativos para sua formação. Usa como referencial teórico-metodológico a pesquisa narrativa, utilizando como fontes as narrativas (auto)biográficas de seis professores, em uma prática compartilhada de pesquisa no diálogo com docentes. A análise do estudo sinaliza movimentos diversificados, ora singulares, ora coletivos, de espaços formativos praticados. Esta análise amplia o entendimento de formação continuada para além de momentos instituídos, compreendendo tanto os entrelugares de formação, como os espaços autoformativos indicados pelos professores como significativos à sua formação. Aponta a necessidade de pensar mudanças em políticas de formação focada na valorização de ações investigativo-formativas que tenham como ponto de partida e chegada as práticas pedagógicas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/122936 10.1590/1807-55092016000300647 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/122936 |
identifier_str_mv |
10.1590/1807-55092016000300647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/122936/119332 https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/122936/119333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 3 (2016); 647-659 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 3 (2016); 647-659 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 3 (2016); 647-659 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222933535162368 |