A classificação como torcedores e as suas formas de conexão com o esporte, em jogos da seleção brasileira de rugby
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/172706 |
Resumo: | Com o objetivo de classificar os Torcedores/Consumidores (TCs) que assistiram aos jogos da seleção brasileira de rugby e identificar qual é o ponto de conexão que liga esses TCs ao esporte, utilizou-se nesta pesquisa, respectivamente, a “Escada de Envolvimento do Torcedor” (EET) e os “conectores” que ligam o torcedor ao esporte. A pesquisa teve abordagem quantitativa, com método Survey, tendo como amostra os 198 torcedores que assistiram a 2 jogos da seleção brasileira de rugby. O questionário utilizado como instrumento desta pesquisa foi construído por meio de uma matriz de amarração entre a EET (fanáticos, conhecedores, agregados, colecionadores, gastadores, curiosos e indiferentes) e os conectores (astro, local, moeda social, família, experiência indireta, incerteza, utopia) que ligam o torcedor ao esporte. Como resultado, verificou-se que a maioria dos TCs foram classificados como “indiferentes” com grande ligação pelo conector “utopia”, alusivo aos valores da modalidade. Foi identificado também, que os respondentes não demonstraram qualquer ligação pelos “astros”, bem como os TCs classificados como “fanáticos”, independentemente dos seus conectores, não representam um número significativo na modalidade. Verificou-se ainda que há muitos torcedores classificados como “conhecedores e gastadores”, compreendidos como potenciais alvos para ações de marketing. Os torcedores que discordaram totalmente da sua ligação com o esporte pelo conector “família”, apresentaram uma linearidade negativa maior, sendo: fanático (39,90%), curioso (44,95%), conhecedor (50%) e colecionador (53,03%). Contudo, considerou-se que mesmo com o desenvolvimento nos últimos anos, o rugby ainda não possui “astros” com potencial para atrair o público aos estádios brasileiros. Assim, espera-se que as organizações esportivas deem maior importância para estratégias de marketing voltadas para melhorar o relacionamento com os seus TCs. |
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A classificação como torcedores e as suas formas de conexão com o esporte, em jogos da seleção brasileira de rugbyThe classification as fans and their forms of connection with the sport, in games of the Brazilian rugby teamconsumer behaviorsportsrugbysports consumerComportamento do consumidor EsportesRugbyConsumidor esportivoCom o objetivo de classificar os Torcedores/Consumidores (TCs) que assistiram aos jogos da seleção brasileira de rugby e identificar qual é o ponto de conexão que liga esses TCs ao esporte, utilizou-se nesta pesquisa, respectivamente, a “Escada de Envolvimento do Torcedor” (EET) e os “conectores” que ligam o torcedor ao esporte. A pesquisa teve abordagem quantitativa, com método Survey, tendo como amostra os 198 torcedores que assistiram a 2 jogos da seleção brasileira de rugby. O questionário utilizado como instrumento desta pesquisa foi construído por meio de uma matriz de amarração entre a EET (fanáticos, conhecedores, agregados, colecionadores, gastadores, curiosos e indiferentes) e os conectores (astro, local, moeda social, família, experiência indireta, incerteza, utopia) que ligam o torcedor ao esporte. Como resultado, verificou-se que a maioria dos TCs foram classificados como “indiferentes” com grande ligação pelo conector “utopia”, alusivo aos valores da modalidade. Foi identificado também, que os respondentes não demonstraram qualquer ligação pelos “astros”, bem como os TCs classificados como “fanáticos”, independentemente dos seus conectores, não representam um número significativo na modalidade. Verificou-se ainda que há muitos torcedores classificados como “conhecedores e gastadores”, compreendidos como potenciais alvos para ações de marketing. Os torcedores que discordaram totalmente da sua ligação com o esporte pelo conector “família”, apresentaram uma linearidade negativa maior, sendo: fanático (39,90%), curioso (44,95%), conhecedor (50%) e colecionador (53,03%). Contudo, considerou-se que mesmo com o desenvolvimento nos últimos anos, o rugby ainda não possui “astros” com potencial para atrair o público aos estádios brasileiros. Assim, espera-se que as organizações esportivas deem maior importância para estratégias de marketing voltadas para melhorar o relacionamento com os seus TCs.In order to classify the Supporters/Consumers (TCs) who attended the games of the brazilian rugby team and identify the connection point that connects these TCs to the sport, the research was used, respectively, "Ladder of Involvement of the Supporter "(EET) and the "connectors" that connect the supporter to the sport. The survey had a quantitative approach, with survey method, having as sample the 198 fans that watched 2 games of the brazilian rugby. The questionnaire used as an instrument of this research was built through a cross between EET (fanatics, connoisseurs, aggregates, collectors, spenders, curious and indifferent) and connectors (astro, local, social currency, family, indirect experience, utopia) that connect the fan to the sport (Table 1). As a result, it was verified that most TCs were classified as "indifferent" with great connection by the connector "utopia", allusive to the values of the modality. It was also identified that the respondents showed no connection by the "astros" as well as the “fanatics”, regardless of their connectors, do not represent a significant number in the modality. It was also possible to note that there are many fans classified as "connoisseurs and spenders", understood as potential targets for marketing actions. Fans who disagreed totally with their connection with the sport through the "family" connector showed a greater negative linearity, being fanatics (39.90%), curious (44.95%), connoisseurs (50%) and collectors (53,03%). However, it was considered that even with the development in the last years, rugby still does not have "astro" with potential to attract the public to the Brazilian stadiums. Thus, it is expected that sports organizations will be more important for marketing strategies aimed at improving the relationship with their TC.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17270610.11606/issn.1981-4690.2022e36172706Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 36 (2022); e36172706Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 36 (2022); e36172706Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 36 (2022); e361727061981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/172706/187124Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVanucci, Luis Henrique Torquato Dantas, Camila RezendePerrenoud, LilianGrandolpho, Bernadete de Lourdes Marinho Rocco Júnior, Ary José2022-09-30T22:32:55Zoai:revistas.usp.br:article/172706Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-09-30T22:32:55Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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